DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5820
Title: Contribuições para uma aprendizagem significativa de alunos da educação de jovens e adultos
Other Titles: Contributions to meaningful learning for students in youth and adult education
Authors: Castro, Inaíria dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Maud Rejanede Castro e
Keywords: Educação de jovens;Ensino-Aprendizagem;Metodologias ativas;Ensino de ciências
Issue Date: 26-Jul-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: CASTRO, Inaíria dos Santos. Contribuições para uma aprendizagem significativa de alunos da educação de jovens e adultos. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A educação de jovens e adultos é destinada a uma grande parcela de pessoas que, muitas vezes, por questões socioculturais e políticas, não tiveram acesso ou continuidade nos estudos. Este público é marcado por preconceitos enraizados durante anos pela sociedade, e se evidenciam em práticas não condizentes, que geram pouca participação nas atividades propostas e até a evasão escolar. É sabido que a educação deve valorizar os conhecimentos prévios desses estudantes, respeitando as reais necessidades e inserir atividades que despertem a atenção e garanta uma aprendizagem significativa. Organizar as situações de ensinoaprendizagens e utilizar recursos e estratégias que motivem o interesse desse público, tem sido uma estratégia muito oportuna, porém não é uma tarefa muito simples aos professores. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa pretende saber: Como contribuir com atividades significativas para que os estudantes da EJA participem ativamente do processo como protagonistas de seu ensino-aprendizagem? Dessa forma tem o objetivo de propor práticas inovadoras e significativas para o ensino das ciências da natureza, por meio de oficina pedagógica para que o aluno seja ativo no processo de construção de saberes, fazendo uso de metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com estudo de literaturas, entrevista semiestruturada e oficinas com momentos organizados de sequência didática. Sabemos que o processo de mudança é algo que pode demorar anos, mas é extremamente necessário. Esperamos contribuir para romper com a prática de um ensino passivo, que desconsidera o saber popular e as experiências de vida de pessoas que não tiveram acesso à educação e acima de tudo, contribua para que os estudantes da EJA sejam protagonistas de seu saber e de seu conhecimento, a fim de oportunizar uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação de jovens, Ensino-Aprendizagem, Metodologias ativas, Ensino de ciências.
Abstract: Youth and adult education is aimed at many people who, often, for socio-cultural and political reasons, did not have access or continuity in their studies. This public is marked by prejudices rooted for years by society, and they are evidenced in inconsistent practices, which generate little participation in the proposed activities and even school dropout. It is known that education should value the prior knowledge of these students, respecting their real needs and inserting activities that arouse attention and guarantee meaningful learning. Organizing teaching-learning situations and using resources and strategies that motivate the interest of this public has been a very opportune strategy, but it is not a very simple task for teachers. In this sense, research work intends to know in: How to contribute with meaningful activities for EJA students to actively participate in the process as protagonists of their teaching-learning? Thus, it has the objective of proposing innovative and meaningful practices for the teaching of natural sciences, through a pedagogical workshop so that the student is active in the process of building knowledge, making use of active methodologies. The research has a qualitative approach, with a study of literature, semi-structured interviews and workshops with organized moments of didactic sequence. We know that the process of change is something that can take years, but it is extremely necessary. We hope to contribute to breaking with the practice of passive teaching, which disregards popular knowledge and the life experiences of people who did not have access to education and, above all, contribute to the EJA student being the protagonist of their knowledge and their knowledge, to provide opportunities for more meaningful learning. Keywords.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5820
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.