DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Inaíria dos Santos-
dc.date.available2024-07-25T16:47:00Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationCASTRO, Inaíria dos Santos. Contribuições para uma aprendizagem significativa de alunos da educação de jovens e adultos. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5820-
dc.description.abstractYouth and adult education is aimed at many people who, often, for socio-cultural and political reasons, did not have access or continuity in their studies. This public is marked by prejudices rooted for years by society, and they are evidenced in inconsistent practices, which generate little participation in the proposed activities and even school dropout. It is known that education should value the prior knowledge of these students, respecting their real needs and inserting activities that arouse attention and guarantee meaningful learning. Organizing teaching-learning situations and using resources and strategies that motivate the interest of this public has been a very opportune strategy, but it is not a very simple task for teachers. In this sense, research work intends to know in: How to contribute with meaningful activities for EJA students to actively participate in the process as protagonists of their teaching-learning? Thus, it has the objective of proposing innovative and meaningful practices for the teaching of natural sciences, through a pedagogical workshop so that the student is active in the process of building knowledge, making use of active methodologies. The research has a qualitative approach, with a study of literature, semi-structured interviews and workshops with organized moments of didactic sequence. We know that the process of change is something that can take years, but it is extremely necessary. We hope to contribute to breaking with the practice of passive teaching, which disregards popular knowledge and the life experiences of people who did not have access to education and, above all, contribute to the EJA student being the protagonist of their knowledge and their knowledge, to provide opportunities for more meaningful learning. Keywords.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovenspt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleContribuições para uma aprendizagem significativa de alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeContributions to meaningful learning for students in youth and adult educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T16:47:00Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Maud Rejanede Castro e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8966791891574956pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Dinamara Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1435492124601475pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Jorge Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4086151519369862pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7867544648615050pt_BR
dc.description.resumoA educação de jovens e adultos é destinada a uma grande parcela de pessoas que, muitas vezes, por questões socioculturais e políticas, não tiveram acesso ou continuidade nos estudos. Este público é marcado por preconceitos enraizados durante anos pela sociedade, e se evidenciam em práticas não condizentes, que geram pouca participação nas atividades propostas e até a evasão escolar. É sabido que a educação deve valorizar os conhecimentos prévios desses estudantes, respeitando as reais necessidades e inserir atividades que despertem a atenção e garanta uma aprendizagem significativa. Organizar as situações de ensinoaprendizagens e utilizar recursos e estratégias que motivem o interesse desse público, tem sido uma estratégia muito oportuna, porém não é uma tarefa muito simples aos professores. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa pretende saber: Como contribuir com atividades significativas para que os estudantes da EJA participem ativamente do processo como protagonistas de seu ensino-aprendizagem? Dessa forma tem o objetivo de propor práticas inovadoras e significativas para o ensino das ciências da natureza, por meio de oficina pedagógica para que o aluno seja ativo no processo de construção de saberes, fazendo uso de metodologias ativas. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com estudo de literaturas, entrevista semiestruturada e oficinas com momentos organizados de sequência didática. Sabemos que o processo de mudança é algo que pode demorar anos, mas é extremamente necessário. Esperamos contribuir para romper com a prática de um ensino passivo, que desconsidera o saber popular e as experiências de vida de pessoas que não tiveram acesso à educação e acima de tudo, contribua para que os estudantes da EJA sejam protagonistas de seu saber e de seu conhecimento, a fim de oportunizar uma aprendizagem mais significativa. Palavras-chave: Educação de jovens, Ensino-Aprendizagem, Metodologias ativas, Ensino de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesAQUILLA, R. A educação alimentar e nutricional no espaço escolar: saber, sabor e saúde. Ijuí RS, 2011 BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2009. BATES, A. W. (Tony). Educar na era digital [livro eletrônico]: design, ensino e aprendizagem / tradução João Mattar. – 1. ed. – São Paulo : Artesanato Educacional, 2017. – E-book. BECK, C. Metodologias Ativas: conceito e aplicação. ANDRAGOGIA Brasil. 2018. Disponível em: https://andragogiabrasil.com.br/metodologias-ativas/. Acesso em: 12 abr.2022. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina:Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jun, 2011. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília 2017. BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:MEC/SEF, 1997. 126p. BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Diário Oficial da União, Brasilia. CANDAU, V. M., ZENAIDE, M. N. T. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos, João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999. CASSAB, M. Educação de Jovens e Adultos, educação em ciências e currículo: diálogos potentes. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 13-38 mar. 2016 / jun.2016. CHASSOT, A. A Educação no Ensino de Química. Ijuí: Unijuí, 1990. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos.Ed. PortoAlegre: Artmed 2010. COSTA, A.C.P. BUGARIM, J. P. DONDONI. BUGARIM, M. C. P. Metodologias ativas e a evasão escolar: Uma revisão de literatura. Revista Portuguesa de Educação Contemporânea, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 01–21, 2020. Disponível em: https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpec/article/view/289. Acesso em: 26 mai. 2023. CRESWELL, John W. Projeto De Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo E Misto; Tradução Magda Lopes. – 3 Ed. – Porto Alegre: ARTMED, 296 Páginas, 2010. Cadernos de Linguagem e Sociedade - Brazil doi 10.26512/les.v13i1.11610 CUNHA, R. B. SANTOS, M. B. P. COVA, R. M. L.O ensino de ciências na EJA e a aplicação de uma proposta de metodologia ativa. RSD – Research, Society and development. ARCHIVES / VOL. 9 NO. 9 / Education Sciences. Set, 2020. DAKOVIC, G., PETERBAUER, H. e ZHANG, T. Promoting active learning in universities. European University Assotiation. 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2022. DA SILVA, M. L. C.; KALHIL, J. D. B.; E SOUZA, M. R. de C. Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa / Ative methodologies for meaningfur learning. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 51280–51291, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30167. Acesso em: 26 dez. 2022 DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. Handbook of qualitative research Thousand Oaks: Sage, 2011. DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação / 4. Ed; tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. – 4. Ed. – São Paulo: Ed. Nacional,1979. DEWEY, J. Democracia e educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959a. DEWEY, J. Vida e educação. 5. ed. São Paulo: Nacional, 1959b. DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1979. Dicionário Michaelis On-line - https://michaelis.uol.com.br › portugues-brasileiro. ELLIOTT, John. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1997. ELMÔR-FILHO, G.; SAUER, L. Z.; ALMEIDA, N. N.; VILLAS-BOAS, V. Uma nova sala de aula é possível: aprendizagem ativa na educação em engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2019. FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? 2ª edição – São Paulo: Cortez, 2013. FREIRE, P. Educação e mudança [recurso eletrônico] – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. Recurso digital. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE RIBEIRO, M. J.; DE ALMEIDA COSTA, R. C. .; MIGUEL DE SOUSA, F. . O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) na educação de jovens e adultos (eja) no brasil (2013-2019). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 24–33, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/9045. Acesso em: 26 ago. 2023. GANDARA, L. C. Educação de Jovens e adultos medidas pelas tdics. Goiás, 2020. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MATTHEWS, M. R.. La enseñanza de la ciencia. Un enfoque desde la historia y la filosofía de la ciencia. México: Fondo de Cultura Económica, 2017. MERCINI, B. J. P. Aproveitar para não desperdiçar: uma proposta de oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. MIRANDA. A. A. S. Educação de jovens e adultos no Estado do Amazonas (2.ed. rev. ampl.). Manaus: EDUA, 2012. MOITA, F. M. G. S. C; ANDRADE, F. C. B. O saber de mão em mão: a oficina pedagógica como dispositivo para a formação docente e a construção do conhecimento na escola pública. Reunião anual da ANPED, v. 29, p.16, 2006. MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagemteórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 5, 2006, Madri. Anais [...]. Madri, 2006, p. 1-15. MOREIRA, M. A.; ELCIE, F. S. M. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 2001. MOREIRA, M. A.; ELCIE, F. S. M. Aprendizagem significativa: condição para ocorrência elacunas que levam a comprometimentos. 1 ed. São Paulo: Vetor, 2008. Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).Belo Horizonte, 2015. PAULA, G. R.; BEBER, B. C; BAGGIO, S. B. e PETRY, T. Neuropsicologia da aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2006,vol.23, n.72 Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84862006000300006&lng=pt&nrm=iso>. PIAGET, J. A Evolução Intelectual da Adolescência à Vida Adulta. Trad. Fernando Becker; Tania B.I. Marques, Porto Alegre: Faculdade de Educação, 1993. Traduzido de Intellectual Evolution from Adolescence to Adulthood. Human development, v.15, p. 1- 12, 1972. PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977. PLACIDES, F. M.; COSTA, J. W. da. John Dewey e a aprendizagem como experiência. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20411. Acesso em: 16 maio. 2023. Proposta Pedagógica para Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus (modalidade: educação de jovens e adultos). 2022. Proposta Pedagógica e Curricular para a educação de jovens e adultos. Secretaria Municipal de Educação. Manaus, Am. 2015. Referencial Curricular Amazonense - RCA, Manaus, Am. 2019. RIBEIRO, M. A. et al. Trilhando caminhos para o ensino de ciências da natureza na educação do campo: uma proposta metodológica baseada na pedagogia da alternância. Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Natureza, v. 15, n. 3, p. 1- 12, 2020 ROGERS, C. Tornar-se pessoa (4a ed.). São Paulo: Martins Fontes. 2001 SAMPIERI, R.H., COLLADO, C.F. e Lúcio, M.P.B. (2013) Metodologia de pesquisa (Research Methodology). AMGH, Brasil. Editora Penso, 5ª edição. 2013. Disponível em:http://www.grupoa.com.br/livros/pesquisa-cientifica/metodologia-de-pesquisa/ 9788565848282 SANTOS, S. M. P. O lúdico na formação do Educador. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Santos, José Wesley da Silva. O uso das TIC’S no ensino de ciências. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Educação e Saúde. 47 p. 2018. SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras aproximações. 9. ed. CampinasSP: Autores Associados, 2005. SILVA, Marina Chaves. Concepções sobre ciências na educação de jovens e adultos. Monografia (especialização). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2001. SILVA, Tomaz Tadeu Da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica, Belo Horizonte, 2001. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 5ª edição. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo, Cortez, 1992. VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989. VICKERY, Anitra. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016 VOLKWEISS, A.; MENDES DE LIMA, V.; RAMOS, M. G.; FERRARO, J. L. S. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e29112, 2019. DOI: 10.15448/2179-8435.2019.1.29112. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/29112. Acesso em: 29 maio. 2023. WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições para uma aprendizagem significativa de alunos da educação de jovens e adultos.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.