DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5815
Título: A arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria plana
Título(s) alternativo(s): Luiz Sacilotto's art in the teaching-learning process of plane geometry
Autor(es): Branco, Patricia Fontes de Abreu
Orientador(es): Lima, Geraldine Silveira
Palavras-chave: Geometria plana;Arte e matemática;Aprendizagem significativa;Plane geometry;Art and mathematics;Meaningful learning
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRANCO, Patrícia Fontes de Abreu. A arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria plana. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta a investigação do processo de ensino-aprendizagem sobre Geometria Plana, utilizando as obras do pintor brasileiro Luiz Sacilotto partindo do seguinte problema abordado: Como as obras do pintor Luiz Sacilotto podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Geometria Plana, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio? Portanto, teve como objetivo geral analisar as obras do artista Luiz Sacilotto e, a partir delas, estudar Geometria Plana. A metodologia da pesquisa ocorreu mediante abordagem qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de escola pública, localizada na zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram as aplicações de atividades, os questionários realizados, imagens fotográficas e observações de diálogos e/ou comportamentos durante todo o desenvolvimento da pesquisa. O procedimento para análise dos dados ocorreu através da triangulação entre os dados coletados e os teóricos que embasam a pesquisa. O principal resultado foi propiciar uma aprendizagem de geometria plana mais contextualizada por intermédio da arte. Palavras-Chave: Geometria Plana. Arte e Matemática. Aprendizagem Significativa.
Abstract: This term paper presents an investigation into the process of process of teaching and learning about Plane Geometry, using the works of Brazilian painter Brazilian painter Luiz Sacilotto, based on the following problem: How can the works of painter painter Luiz Sacilotto can contribute to the teaching-learning process of Plane Geometry in a 1st year high school class? Therefore, its general objective was to analyze the works of the artist Luiz Sacilotto and, based on them, study Plane Geometry. The research methodology used a qualitative qualitative approach, whose subjects were students from a 1st year high school class in a public public school, located in the center-south zone of the city of Manaus. Manaus. The instruments used to collect the data were activities, questionnaires, photographic images and questionnaires, photographic images and observations of dialog and/or behavior throughout the research. The procedure for analysis of the data occurred through triangulation between the data collected and the theoretical theoretical basis of the research. The main result was to more contextualized learning of plane geometry through art. Keywords: Plane Geometry. Art and Mathematics. Meaningful Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5815
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria plana.pdf10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.