DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBranco, Patricia Fontes de Abreu-
dc.date.available2024-07-25T16:28:35Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationBRANCO, Patrícia Fontes de Abreu. A arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria plana. 2024. 81 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5815-
dc.description.abstractThis term paper presents an investigation into the process of process of teaching and learning about Plane Geometry, using the works of Brazilian painter Brazilian painter Luiz Sacilotto, based on the following problem: How can the works of painter painter Luiz Sacilotto can contribute to the teaching-learning process of Plane Geometry in a 1st year high school class? Therefore, its general objective was to analyze the works of the artist Luiz Sacilotto and, based on them, study Plane Geometry. The research methodology used a qualitative qualitative approach, whose subjects were students from a 1st year high school class in a public public school, located in the center-south zone of the city of Manaus. Manaus. The instruments used to collect the data were activities, questionnaires, photographic images and questionnaires, photographic images and observations of dialog and/or behavior throughout the research. The procedure for analysis of the data occurred through triangulation between the data collected and the theoretical theoretical basis of the research. The main result was to more contextualized learning of plane geometry through art. Keywords: Plane Geometry. Art and Mathematics. Meaningful Learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectArte e matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPlane geometrypt_BR
dc.subjectArt and mathematicspt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleA arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria planapt_BR
dc.title.alternativeLuiz Sacilotto's art in the teaching-learning process of plane geometrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T16:28:35Z-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Selma Souza de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4208194987095888pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta a investigação do processo de ensino-aprendizagem sobre Geometria Plana, utilizando as obras do pintor brasileiro Luiz Sacilotto partindo do seguinte problema abordado: Como as obras do pintor Luiz Sacilotto podem contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Geometria Plana, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio? Portanto, teve como objetivo geral analisar as obras do artista Luiz Sacilotto e, a partir delas, estudar Geometria Plana. A metodologia da pesquisa ocorreu mediante abordagem qualitativa, cujos sujeitos da pesquisa foram alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio de escola pública, localizada na zona Centro-Sul da cidade de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram as aplicações de atividades, os questionários realizados, imagens fotográficas e observações de diálogos e/ou comportamentos durante todo o desenvolvimento da pesquisa. O procedimento para análise dos dados ocorreu através da triangulação entre os dados coletados e os teóricos que embasam a pesquisa. O principal resultado foi propiciar uma aprendizagem de geometria plana mais contextualizada por intermédio da arte. Palavras-Chave: Geometria Plana. Arte e Matemática. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVES, S.; DALCIN, M. MOSAICO NO PLANO. Revista do Professor de Matemática, v. 40, 1999. Disponível em: https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_I/2009/modulo_II/pdfs/mosaic os_RPM40.pdf Acesso em: 16 ago. 2023. ARNAUT, R. G. T.; PESCO, U. D. Geometria Básica. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERG, 2010. ASSEF, F. O Mais Concreto entre os Concretos: Obras do pintor Luiz Sacilotto se integram à arquitetura e à cara da cidade de Santo André. Rudge Ramos Online, São Bernardo do Campo, 23 de nov. de 2007. Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-3/o-mais-concreto-entre-os-con cretos Acesso em: 26 jun. 2023. AZEVEDO, C. E. F. et al. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. BARBOSA, João Lucas Marques. Geometria Euclidiana Plana. 4.ed. Rio de Janeiro: SBM, 1997 BERTONI, A. M. A.; BASSANEZZI, R. C.; JAFELICE, R. S. da M. Modelagem Matemática. 1.ed. Uberlândia:CEAD/UFU, 2014. BERTOLDI, M. Entre O Rigor E O Subjetivo: jovem artista apresenta arte com texturas e grafismos para criar pontes com a Arte Abstrata e Geométrica brasileira. Topview, v. 252, p. 64-65, 09 set. 2021. Disponível em: https://topview.com.br/edicao-anterior/topview-252-moda-e-decoracao/ Acesso em: 19 ago. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso: 12 dez. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Caderno de Práticas. Brasília, MEC, 2018. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-pratic as/aprofundamentos/191-aprendizagem-significativa-breve-discussao-acerca-do-con ceito?highlight=WyJhcHJlbmRpemFnZW0iLCJzaWduaWZpY2F0aXZhIiwiYXByZW5 kaXphZ2VtIHNpZ25pZmljYXRpdmEiXQ== Acesso em: 12 dez. 2023. 58 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023. CHAVES, M. I. A.; ESPÍRITO SANTO, A. O. Modelagem Matemática: uma concepção e várias possibilidades. In: Revista Bolema, Rio Claro, ano 21, número 30, p. 149-161, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221878009.pdf Acesso em: 17 dez.2023. CIFUENTES, J. C. . Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 46, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/389. Acesso em: 11 dez. 2023. CONCEIÇÃO, J. C da. MATEMÁTICA E ARTES: CONTEXTO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v.2, n.2, p.101-113, 2018. DOI: 10.5965/cidea.v2i2.12839. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12839. Acesso em: 21 maio 2023. CRUZ, D. C.; AMARAL, L. G. do. Apostila de Geometria Descritiva. Universidade Federal da Bahia, Barreiras, 2012. DOLCE, O. e POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar 9: 9.ed. São Paulo : Atual, 2013. FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, R. A. Fazendo Arte com Matemática. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. GIL, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GONÇALVES, T. da S. Uma Introdução à Geometria Projetiva Para o Ensino Fundamental. Orientador: Prof Dr. Mario Rocha Retamoso. 2013. 149 f. 8 Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. Disponível em: https://profmat.furg.br/images/TCC/TCC2_Tiago.pdf Acesso em: 25 jun. 2023. IMBROISI, M.; MARTINS, S. Concretismo. História das Artes, 2016. Disponível em: <https://www.historiadasartes.com/nobrasil/arte-no-seculo-20/abstracionismo/concret ismo/> Acesso em 10 Aug 2023 59 LUIZ SACILOTTO, BIOGRAFIA E SUA OBRA. Arte e Artista, 2016. Disponível em: https://arteeartistas.com.br/luiz-sacilotto-biografia-e-sua-obra/ .Acesso em: 27 jul.2023 LUIZ SACILOTTO. Guia das Artes. 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/luiz-sacilotto/obras-e-biografia Acesso em: 23 jul.2023. LUIZ Sacilotto. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10773/luiz-sacilotto. Acesso em: 27 de fevereiro de 2024. Verbete da Enciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7 LUIZ SACILOTTO. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://mam.rio/artistas/luiz-sacilotto/ Acessi em: 15 ago.2023. MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa. A Teoria de David Ausubel. 1. ed. São Paulo: Moraes, 1982. NUNES, K. R. A. et al. Caminhando Pela Matemática com a Arte De Sacilotto. Caderno Dá-Licença: Universidade Federal Fluminense, v.6, ano 10, p.94-104, 2007. Disponível em: https://dalicenca.uff.br/wp-content/uploads/sites/204/2020/05/Caminhando_pela_Mat emtica_com_a_Arte_de_Sacilotto.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023. PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Luiz Sacilotto. Material de apoio ao professor. São Paulo: 2003. Disponível em: https://pinacoteca.org.br/conteudos-digitais/educativo/materiais-para-professores/ Acesso em 14 ago.2023 Ruptura e o Grupo: abstração e a arte concreta, 70 anos no MAM SP. Arteref, 2022. Disponível em: https://arteref.com/exposicoes-e-eventos/ruptura-e-o-grupo-abstracao-e-arte-concret a-70-anos-no-mam-sp/#:~:text=Sobre%20o%20Grupo%20Ruptura,-Grupo%20Ruptu ra%20foi&text=Em%20seu%20manifesto%2C%20%C3%A9%20proposta,desligamento%2 0da%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20abstracionista%20passada Acesso em: 12/07/2023. 60 SANTOS, M. A. L. dos. Arte Concreta: racionalismo e abstração como contribuições para o design - um estudo na obra de Geraldo de Barros. Orientador: Aniceh Farah Neves. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2010.Disponível em:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/89730/santos_mal_me_bauru .pdf?sequence=1 Acesso em: 10 ago. 2023. SAPUNARU, R. A. Dimensões Físicas, Geometria, Perspectiva, Filosofia e Arte. Sapere Aude, v. 10, n. 19, p. 184-202, 14 jul. 2019. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986. VARELLA, P. Arte Digital: Saiba Como Tudo Começou. Arteref, 2019. Disponível em: https://arteref.com/movimentos/arte-digital/ Acesso em: 28 jul.2023. VIRTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. In: IV ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4, 2010, Maringá. Anais eletrônicos. Maringá: UTFPR, 2010. Mesas-redonda. Disponível em: https://www.uel.br/grupo-pesquisa/grupemat/docs/mesa_epmem2010.pdf Acesso em: 17 dez. 2023. WOLF, L. S. Diálogo Concreto: design gráfico e construtivismo no Brasil na década de 1950. Orientador: Prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://livros01.livrosgratis.com.br/cp092432.pdf Acesso em: 25 jun. 2023. ZAGO; H. da S.; FLORES, C. R. UMA PROPOSTA PARA RELACIONAR ARTE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Relime, v. 13, n. 3, p. 337-354, nov.2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/335/33519249005.pdf Acesso em: 06 ago.2023. ZALESKI FILHO, D. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqGeometria planapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A arte de Luiz Sacilotto no processo de ensino-aprendizagem significativa de geometria plana.pdf10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.