DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5812
Título: O ensino e a aprendizagem de frações no 6º ano do ensino fundamental utilizando simulador PhET e problemas contextualizados
Título(s) alternativo(s): Teaching and learning fractions in the 6th grade using the PhET simulator and contextualized problems
Autor(es): Moda, Greyciane Praia dos Santos
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Matemática;Simulador;PhET;Frações;Mathematics;Simulator;PhET;Fractions
Data do documento: 19-Fev-2024
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MODA, Greyciane Praia dos Santos. O ensino e a aprendizagem de frações no 6º ano do ensino fundamental utilizando simulador PhET e problemas contextualizados. 2024. 100 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições e dificuldades da aplicação proposta no ensino e aprendizagem por intermédio de atividades com problemas contextualizados através do ambiente computacional do simulador PhET, as atividades práticas foram realizadas no Telecentro (laboratório de informática) em uma escola municipal da cidade de Manaus, Amazonas, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. As aulas, bem como auxiliado pelo uso do simulador, foram de forma presencial, durante as aulas de frações, foram trabalhados os conteúdos de construir frações, frações mistas e frações equivalentes utilizando demonstrações e construções no simulador como um dos recursos didáticos, para avaliar a influência da utilização dos simuladores no processo de ensino e aprendizagem na Matemática. Foram aplicados dois questionários aos alunos um com o propósito de diagnosticar o aprendizado do conteúdo, manuseio e domínio computacional, dificuldades na aprendizagem de matemática e outro avaliativo para buscar ou encontrar melhorias aos alunos a partir da utilização do simulador e seus obstáculos em utilizá-lo. Analisou-se que a maioria dos alunos consideraram a metodologia diferente e interativa, levando uma aula dinâmica e deixando um pouco tradicionalismo, no momento em que o aluno realiza representações dos conteúdos de formas diversificadas ele aumenta o seu aprendizado em relação ao assunto estudado, assim, fazer uso do simulador como um suporte ou auxílio metodológico será uma ótima ferramenta tanto para o aluno como para o professor. Palavras-chave: simulador. PhET. Frações. Matemática
Abstract: The general aim of this research project was to analyze the contributions and difficulties of the proposed application in teaching and learning through activities with contextualized problems using the PhET simulator computer environment. PhET simulator, the practical activities were carried out at the Telecenter (computer laboratory) in a laboratory) in a municipal school in the city of Manaus, Amazonas, with students sixth grade students. The classes, as well as the use of the simulator, were held in person. During the fractions lessons, the following content was worked on the content of building fractions, mixed fractions and equivalent fractions using demonstrations and constructions on the simulator as one of the teaching resources, in order to evaluate the influence of using simulators in the teaching and learning process in mathematics. process in mathematics. Two questionnaires were administered to the students the purpose of diagnosing content learning, computer handling and mastery, and difficulties in learning mathematics and another evaluative questionnaire to to seek or find improvements in the students' use of the simulator and their obstacles in using it. obstacles in using it. It was analyzed that the majority of students considered the different and interactive methodology, leading to a dynamic lesson and leaving a little When students represent the content in a variety of ways, they increase their understanding of it. diversified ways, they increase their learning in relation to the subject studied. thus, making use of the simulator as a methodological aid or support will be an excellent tool for both the student and the teacher. Keywords: simulator. PhET. Fractions. Mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5812
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.