DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorModa, Greyciane Praia dos Santos-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-07-25T15:50:07Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationMODA, Greyciane Praia dos Santos. O ensino e a aprendizagem de frações no 6º ano do ensino fundamental utilizando simulador PhET e problemas contextualizados. 2024. 100 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5812-
dc.description.abstractThe general aim of this research project was to analyze the contributions and difficulties of the proposed application in teaching and learning through activities with contextualized problems using the PhET simulator computer environment. PhET simulator, the practical activities were carried out at the Telecenter (computer laboratory) in a laboratory) in a municipal school in the city of Manaus, Amazonas, with students sixth grade students. The classes, as well as the use of the simulator, were held in person. During the fractions lessons, the following content was worked on the content of building fractions, mixed fractions and equivalent fractions using demonstrations and constructions on the simulator as one of the teaching resources, in order to evaluate the influence of using simulators in the teaching and learning process in mathematics. process in mathematics. Two questionnaires were administered to the students the purpose of diagnosing content learning, computer handling and mastery, and difficulties in learning mathematics and another evaluative questionnaire to to seek or find improvements in the students' use of the simulator and their obstacles in using it. obstacles in using it. It was analyzed that the majority of students considered the different and interactive methodology, leading to a dynamic lesson and leaving a little When students represent the content in a variety of ways, they increase their understanding of it. diversified ways, they increase their learning in relation to the subject studied. thus, making use of the simulator as a methodological aid or support will be an excellent tool for both the student and the teacher. Keywords: simulator. PhET. Fractions. Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.subjectPhETpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSimulatorpt_BR
dc.subjectPhETpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem de frações no 6º ano do ensino fundamental utilizando simulador PhET e problemas contextualizadospt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning fractions in the 6th grade using the PhET simulator and contextualized problemspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T15:50:07Z-
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867386032605863pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa teve como objetivo geral analisar as contribuições e dificuldades da aplicação proposta no ensino e aprendizagem por intermédio de atividades com problemas contextualizados através do ambiente computacional do simulador PhET, as atividades práticas foram realizadas no Telecentro (laboratório de informática) em uma escola municipal da cidade de Manaus, Amazonas, com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. As aulas, bem como auxiliado pelo uso do simulador, foram de forma presencial, durante as aulas de frações, foram trabalhados os conteúdos de construir frações, frações mistas e frações equivalentes utilizando demonstrações e construções no simulador como um dos recursos didáticos, para avaliar a influência da utilização dos simuladores no processo de ensino e aprendizagem na Matemática. Foram aplicados dois questionários aos alunos um com o propósito de diagnosticar o aprendizado do conteúdo, manuseio e domínio computacional, dificuldades na aprendizagem de matemática e outro avaliativo para buscar ou encontrar melhorias aos alunos a partir da utilização do simulador e seus obstáculos em utilizá-lo. Analisou-se que a maioria dos alunos consideraram a metodologia diferente e interativa, levando uma aula dinâmica e deixando um pouco tradicionalismo, no momento em que o aluno realiza representações dos conteúdos de formas diversificadas ele aumenta o seu aprendizado em relação ao assunto estudado, assim, fazer uso do simulador como um suporte ou auxílio metodológico será uma ótima ferramenta tanto para o aluno como para o professor. Palavras-chave: simulador. PhET. Frações. Matemáticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, S. C. Dificuldades de aprendizagem em Matemática e a percepção dos professores em relação a fatores associados ao insucesso nesta área. Brasília: UCB, 2006. • ANTUNES, C. Como ensinar com afetividade. 2º ed. São Paulo: Ática, 2008. • ARANTES, Alessandra Riposati. MIRANDA, Márcio Santos. STUDART, Nelson. Objetos de Aprendizagem no Ensino de Física: Usando Simulações Phet. REVISTA FÍSICA NA ESCOLA, ISSN 1983-6430, Vol 11 Nr 01, 2010. • AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. (trad. de Eva Nick et al.) Rio, Inter Americana, 1980. • AUSUBEL, D.P. (1968). Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart and Winston. • AZEVEDO, C. E. F., Oliveira, L. G. L, Gonzalez, R. K., & Abdala, M. M. (2013, novembro). A estratégia de triangulação: Objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Brasília, DF, Brasil. • BARATA, Kátia Maria Alves. Aprendizagem Cooperativa: Aprender a Cooperar e Cooperar para Aprender. Revista Mestre, Novembro 2000. • BARBIER, R. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2002. • BERTONI, N. E. Um novo paradigma no ensino e aprendizagem das frações. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,8., 2004, Recife. Anais[...]. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco,2004. • BICUDO, M. A. V. et al. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. • BOYER, C. Benjamin, 1906 - História da Matemática: tradução: Elza F. Gomide. São Paulo, Edgard Biücher, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1974. • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais.5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: Ministério da Educação, 1997. • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006. • CAMPOS, T. M. M.; RODRIGUES, W. R. A ideia de unidade na construção do conceito do número racional. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V.2.4, p.68-93, UFSC: 2007. • COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Art Med, 2011 • CURY, H. N. Formação do Professor de Matemática: Reflexões e Propostas. Santa Cruz do Sul, RS, Editora IPR, 2012. • DAMÁSIO, Antônio R. O erro de descartes: emoção, razão e cérebro humano. 20ª ed. Portugal: Fórum da Ciência, 2000. • DAVIS, Claúdia; OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Psicologia da educação. 2ª ed. Ver. São Paulo: Cortez, 1994. 79 • FREITAS FILHO, P. J. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em ARENA, 2ª ed. Florianópolis: Visual books, 2008. • Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. – Brasília: MEC/SEF, 1997. • Gil, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. • GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy – A conquista da matemática: 6º ano: ensino fundamental: anos finais / José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci – 4 ed. – São Paulo: FTD, 2018. • GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa .8ºed. qualitativa em Ciências Sociais /- Rio de Janeiro: Record, 2004. • HANCOCK, Beverley. An introduction to qualitative research. Nottingham: Division of General Practice University of Nottingham/Trent Focus Group, 2002. • https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/4227/1/Gl%C3%A1ucia%20Martins%20Ricar do%20Souza%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o%20 Final.pdf. Acesso em 31 jul. 2023. • Karina K. R. Hensberry, Ariel J. Paul, Emily B. Moore, Noah S. Podolefsky, Katherine K. Perkins. Título da fonte: Padrões matemáticos básicos comuns e implementação de tecnologias digitais. Direitos autorais:2013 • Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. • LIMA, V. S.; BRITO, R. F. de. Mapeamento cognitivo e a formação do conceito de frações. In: BRITO, R. F. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis, SC: Insular, 2005. • LLINARES, S. C.; SÁNCHEZ, M. V. G. Fracciones la relacion parte-todo. Madrid: Sintesis, 1988. • LOPES, A. J. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando lhes tentamos ensinar frações. Bolema, Rio Claro, v.21, n.31,2008. • MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em Sala de Aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem – Ed. rev. e aum. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. • MERLINI, Vera Lucia. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. • MORAES, R. e GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. Editora Unijuí, Ijuí/RS, 2001 • MESTRE, P.; ANDRADE, W.; GUERRERO, D.; SAMPAIO, L.; DA SILVA RODRIGUES, R.; COSTA, E. Pensamento Computacional: Um estudo empírico sobre as questões de matemática do PISA. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1281. • MIRANDA, Elis Dieniffer Soares. A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO AFETIVIDADE. 2008. 107 f. p. 01-06. 8° Encontro de Iniciação Científica. 8° Mostra de Pós Graduação. 80 • MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. 2015. • MOREIRA, M. A, e MASINI, E. F, Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel, São Paulo, Editora Centauro. • MOREIRA, Marco Antônio. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de ciências e a pesquisa nesta área. Porto Alegre 2002. • MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. • MOURA, P. C.; VIAMONTE, A. J. Jogos Matemáticos como recurso ditáctico. Lisboa: APM, 2005. Disponível em: https://www.apm.pt/files/_CO_Moura_Viamonte_4a4de07e84113.pdf. • ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem da matemática através da resolução de problemas. In: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. • PAPERT, S. A máquina das crianças: Repensando a escola na era da informática. Artes Médicas: Porto Alegre, 1994. • SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V; BRUM dos SANTOS, L. S. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. 2007. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Licenciatura em Matemática do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007. • SANTOS, José Jefferson Aguiar dos; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Objetos de Aprendizagem e o Ensino de Matemática: Análise de sua importância na aprendizagem de conceitos de probabilidade. • SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é fração?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/matematica/o-que-e-fracao.htm. • SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1999. • SIMULADOR PhET. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/> Acesso em junho/julho 2023 • SODRÉ, U. e SILVA, P. Ensino Fundamental: Frações. 2005. • SOUZA, Fabrício de. Levantamento e análise de softwares livres de física para o ensino médio. TCC Física. Porto Velho: Departamento de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR Campus de Porto Velho, 2012. • SOUZA, Maria de Fátima Guerra. Fundamentos da educação básica para crianças. Volume 3. In: Módulo 2. Curso PIE – Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização. Brasília: UnB, 2002. • TAVARES, R. Aprendizagem Significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem, Revista Brasileira de Informática na Educação, v.18, n. 2, p 5- 16, 2010. • THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.