DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5811
Title: O uso do MIT App Inventor como recurso didático para o ensino de matrizes no 3º ano do ensino médio
Other Titles: The use of MIT App Inventor as a didactic resource for teaching matrices in the 3rd year of high school
Authors: Gonçalves, Gustavo Rico Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Neide Ferreira
Keywords: Tecnologia;Ensino e aprendizagem;Matrizes;Technology;Teaching and learning;Matrices
Issue Date: 19-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GONÇALVES, Gustavo Rico Freire. O uso do MIT App Inventor como recurso didático para o ensino de matrizes no 3º ano do ensino médio. 2024. 69 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho que tem como tema a utilização de aplicativo no ensino de matrizes se desencadeou a partir do avanço tecnológico e sua maior utilização para o ensino e aprendizagem dentro da escola. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de matrizes e tornar as aulas mais atrativas para os alunos, por meio de tecnologias computacionais como o MIT App Inventor. Para responder o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as dificuldades dos alunos nos assuntos de Matrizes; elaborar aulas voltadas para o ensino de Matrizes, aliando a utilização da lógica computacional; propor a utilização do recurso didático para a elaboração de atividades voltadas para matrizes. Para a contribuição teórica da pesquisa, utilizou-se Alcântara (2020), Base Nacional Comum Curricular (2018), Proposta Curricular e Pedagógico (2021), Bernardes (2016), Kenski (2007) e Machado (2017), entre outros. O estudo foi realizado como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação de natureza qualitativa. Como instrumento de coletas de dados foi aplicado questionários aos discentes de uma escola pública do município de Manaus/AM, cujos resultados serviram de base para análise, na qual busca-se uma maneira de contribuir para mais aplicações de tecnologias nas aulas de matemática, estimulando uma aprendizagem significativa para os alunos. Palavras-Chave: tecnologia. ensino e aprendizagem. matrizes
Abstract: The theme of this work is the use of apps to teach matrices. technological advances and its greater use for teaching and learning in schools. learning in schools. This research aims to contribute to improve the teaching and learning of matrices and make lessons more attractive for students through computer technologies such as the MIT App Inventor. To the general objective, the following specific objectives were established: to identify students' difficulties in Matrices subjects; to design lessons teaching Matrices, combining the use of computer logic; to propose the use of didactic resources for the development of activities focused on matrices. For the theoretical contribution of the research, we used Alcântara (2020), Base Base Nacional Comum Curricular (2018), Proposta Curricular e Pedagógico (2021), Bernardes (2016), Kenski (2007) and Machado (2017), among others. The study was bibliographical research and qualitative action research. As data collection instrument, questionnaires were applied to the students of a public public school in the municipality of Manaus/AM, the results of which served as a basis for analysis, in which we are looking for a way to contribute to more applications of in math classes, stimulating meaningful learning for the students. for the students. Key words: technology. teaching and learning. matrices
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5811
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.