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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Gustavo Rico Freire-
dc.date.available2024-04-25-
dc.date.available2024-07-25T15:45:47Z-
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Gustavo Rico Freire. O uso do MIT App Inventor como recurso didático para o ensino de matrizes no 3º ano do ensino médio. 2024. 69 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5811-
dc.description.abstractThe theme of this work is the use of apps to teach matrices. technological advances and its greater use for teaching and learning in schools. learning in schools. This research aims to contribute to improve the teaching and learning of matrices and make lessons more attractive for students through computer technologies such as the MIT App Inventor. To the general objective, the following specific objectives were established: to identify students' difficulties in Matrices subjects; to design lessons teaching Matrices, combining the use of computer logic; to propose the use of didactic resources for the development of activities focused on matrices. For the theoretical contribution of the research, we used Alcântara (2020), Base Base Nacional Comum Curricular (2018), Proposta Curricular e Pedagógico (2021), Bernardes (2016), Kenski (2007) and Machado (2017), among others. The study was bibliographical research and qualitative action research. As data collection instrument, questionnaires were applied to the students of a public public school in the municipality of Manaus/AM, the results of which served as a basis for analysis, in which we are looking for a way to contribute to more applications of in math classes, stimulating meaningful learning for the students. for the students. Key words: technology. teaching and learning. matricespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMatrizespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.titleO uso do MIT App Inventor como recurso didático para o ensino de matrizes no 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of MIT App Inventor as a didactic resource for teaching matrices in the 3rd year of high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T15:45:47Z-
dc.contributor.advisor1Alves, Neide Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068095206484923pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandra Salerno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794699583715542pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Rodrigo Choji de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915653613278294pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868097368166466pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho que tem como tema a utilização de aplicativo no ensino de matrizes se desencadeou a partir do avanço tecnológico e sua maior utilização para o ensino e aprendizagem dentro da escola. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de matrizes e tornar as aulas mais atrativas para os alunos, por meio de tecnologias computacionais como o MIT App Inventor. Para responder o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar as dificuldades dos alunos nos assuntos de Matrizes; elaborar aulas voltadas para o ensino de Matrizes, aliando a utilização da lógica computacional; propor a utilização do recurso didático para a elaboração de atividades voltadas para matrizes. Para a contribuição teórica da pesquisa, utilizou-se Alcântara (2020), Base Nacional Comum Curricular (2018), Proposta Curricular e Pedagógico (2021), Bernardes (2016), Kenski (2007) e Machado (2017), entre outros. O estudo foi realizado como pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação de natureza qualitativa. Como instrumento de coletas de dados foi aplicado questionários aos discentes de uma escola pública do município de Manaus/AM, cujos resultados serviram de base para análise, na qual busca-se uma maneira de contribuir para mais aplicações de tecnologias nas aulas de matemática, estimulando uma aprendizagem significativa para os alunos. Palavras-Chave: tecnologia. ensino e aprendizagem. matrizespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAO, R. K.; A análise do uso dos jogos para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. REVEMAT, Florianópolis (SC), v. 6, n. 2, p. 67 – 80, 2011. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/. Acesso em: janeiro de 2024. ALCANTARA, E. F. S.; Inovação e renovação acadêmica: guia prático de utilização de metodologia e técnica ativas. Volta Redonda, RJ: FERP, 2020. 179 p. AMAZONAS, Proposta Curricular e Pedagógico, Manaus: Secretária de Estado de Educação do Amazonas, 2021. ANDRADE, C. C. de. O ensino da matemática para o cotidiano. 2013. 48 f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. ANDRADE, Mari M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1999. 153 p. BERNARDES, A. C. da S. História e ensino de matrizes: Promovendo reflexões sobre o discurso matemático. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016. BIANCHI, C. Educar: ensinar a pensar. Site Clube do Professor, 2003. Disponível em: www.clubedoprofessor.com.br/artigos/Educar.htm. Acesso em: novembro de 2021. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. CRUZ, G. E.; Aplicação de matrizes em transformações lineares, afins e projetivas no espaço. 2017. Mestrado em Matemática – Universidade Federal de Sergipe, 2017. GERHARDT, T. E.; Métodos de Pesquisa. Porto Alegre. UFRGS, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 17/09/2022. GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 176 p. 50 KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. 2ª edição. Campinas – SP: Papirus, 2007. KENSKI, Vani M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. 160 p. MACHADO, A. de B. [et al]; Práticas inovadoras em metodologias ativas, Florianópolis: contexto digital, 2017, 174 p. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. da A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas, SP: Papirus. 2000. OLIVEIRA, Elida. Portal G1, Educação. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa [2020]. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml. Acesso em 12 jan. 2024. PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L.; Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Revista principia, João Pessoa, 20 de agosto 2017, n 38, p. 105 – 119. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa – ed. reb. – Porto Alegre: Artmed, 2008. 224 p. PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1. On The Horizon, MCB University, v. 9, n. 5, p. 1-6, 1 set. 2001. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO M. B. P Metodologia de Pesquisa. 5ª. Ed. Porto Alegre: Penso, 2013. SANTOS, J. A. et al. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Centro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, p. 41. 2007. THIOLLENT, M.; Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. VALENTE, J. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas/SP: UNICAMP/NIED. p. 156, 1999. 51 WARPECHOWSKI, M.; DOS SANTOS, M. F.; Dificuldades do ensino de lógica computacional nas Séries Finais. Trajetória Multicursos, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 32-56, ano 2021. ISSN 2178-4485. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/trajetoria/article/view/624. Acesso em: 06 jan. 2024.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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