DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5794
Title: Letramento literário como instrumento potencializador do ensino no contexto escolar pós pandemia em turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintins
Other Titles: Literary literacy as an instrument to enhance teaching in the post-pandemic school context in 9th grade classes at a state school in Parintins
Authors: Silva, Ana Caroliny Guimarães da
metadata.dc.contributor.advisor1: Maia, Gleidys Meyre da Silva
Keywords: Letramento;Literatura;Tecnologia;Pandemia
Issue Date: 11-Sep-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Ana Caroliny Guimarães da. Letramento literário como instrumento potencializador do ensino no contexto escolar pós pandemia em turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintins. 2023. 50f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo geral desenvolver estratégias metodológicas através das oficinas de letramento literário que minimize o impacto diante das dificuldades apresentadas no contexto escolar pós-pandemia nas turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintins. De forma, a promover o efeito estético no leitor dando ênfase ao seu olhar crítico, ajudando também a resgatar a atenção, fomentar a interação, a curiosidade e principalmente o interesse do aluno pela leitura e escrita, onde poderá também usar as mídias sociais de maneira criativa e responsável para atrair novos grupos de leitores. A pesquisa bibliográfica desempenhou um papel fundamental como ponto de partida, orientando todo o processo de investigação. A partir dela, foi possível fundamentar a parte prática, fazendo uso das contribuições de autores como Soares (2003), Cosson (2014), Jauss (2012) e Zilberman (2008). cujas obras abordam a temática do letramento literário e estética da recepção. Araújo, Aragão e Nunes (2018), Martins Et Al ( 2022) Almeida e Alves (2020) que abordam o Letramento Digital Arruda (2020), Koslinski e Bartholo (2022) que falam sobre as implicações e transformações promovidas pelo isolamento no contexto escolar. Essas referências embasaram a construção de um arcabouço teórico sólido para a pesquisa.
Abstract: This study had the general objective of developing methodological strategies through literary literacy workshops that minimize the impact on the difficulties presented in the post-pandemic school context in the 9th grade classes of a state school in Parintins. In order to promote the aesthetic effect on the reader, emphasizing his critical eye, also helping to rescue attention, foster interaction, curiosity and especially the student’s interest in reading and writing, where he can also use social media in a way creative and responsible to attract new groups of readers. Bibliographical research played a key role as a starting point, guiding the entire investigation process. From it, it was possible to base the practical part, making use of the contributions of authors such as Soares (2003), Cosson (2014), Jauss (2012) and Zilberman (2008). Whose works address the theme of literary literacy and reception aesthetics. Araújo, Aragão and Nunes (2018), Martins Et Al (2022) Almeida and Alves (2020) who address Digital Literacy Arruda (2020), Koslinski and Bartholo (2022) who talk about the implications and transformations promoted by isolation in the school context . These references supported the construction of a solid theoretical framework for the research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5794
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.