DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Caroliny Guimarães da-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-15T16:37:27Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Caroliny Guimarães da. Letramento literário como instrumento potencializador do ensino no contexto escolar pós pandemia em turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintins. 2023. 50f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5794-
dc.description.abstractThis study had the general objective of developing methodological strategies through literary literacy workshops that minimize the impact on the difficulties presented in the post-pandemic school context in the 9th grade classes of a state school in Parintins. In order to promote the aesthetic effect on the reader, emphasizing his critical eye, also helping to rescue attention, foster interaction, curiosity and especially the student’s interest in reading and writing, where he can also use social media in a way creative and responsible to attract new groups of readers. Bibliographical research played a key role as a starting point, guiding the entire investigation process. From it, it was possible to base the practical part, making use of the contributions of authors such as Soares (2003), Cosson (2014), Jauss (2012) and Zilberman (2008). Whose works address the theme of literary literacy and reception aesthetics. Araújo, Aragão and Nunes (2018), Martins Et Al (2022) Almeida and Alves (2020) who address Digital Literacy Arruda (2020), Koslinski and Bartholo (2022) who talk about the implications and transformations promoted by isolation in the school context . These references supported the construction of a solid theoretical framework for the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleLetramento literário como instrumento potencializador do ensino no contexto escolar pós pandemia em turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintinspt_BR
dc.title.alternativeLiterary literacy as an instrument to enhance teaching in the post-pandemic school context in 9th grade classes at a state school in Parintinspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T16:37:27Z-
dc.contributor.advisor1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee2Cativo, Gustavo dos Santos-
dc.contributor.referee3Cardoso, Celeste-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.creator.Lattes03781595269pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral desenvolver estratégias metodológicas através das oficinas de letramento literário que minimize o impacto diante das dificuldades apresentadas no contexto escolar pós-pandemia nas turmas do 9° ano de uma escola estadual de Parintins. De forma, a promover o efeito estético no leitor dando ênfase ao seu olhar crítico, ajudando também a resgatar a atenção, fomentar a interação, a curiosidade e principalmente o interesse do aluno pela leitura e escrita, onde poderá também usar as mídias sociais de maneira criativa e responsável para atrair novos grupos de leitores. A pesquisa bibliográfica desempenhou um papel fundamental como ponto de partida, orientando todo o processo de investigação. A partir dela, foi possível fundamentar a parte prática, fazendo uso das contribuições de autores como Soares (2003), Cosson (2014), Jauss (2012) e Zilberman (2008). cujas obras abordam a temática do letramento literário e estética da recepção. Araújo, Aragão e Nunes (2018), Martins Et Al ( 2022) Almeida e Alves (2020) que abordam o Letramento Digital Arruda (2020), Koslinski e Bartholo (2022) que falam sobre as implicações e transformações promovidas pelo isolamento no contexto escolar. Essas referências embasaram a construção de um arcabouço teórico sólido para a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, v. 12, n.28, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 16 ago. 2023. ARAÚJO, Luciana Guedes; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira; NUNES, Ticiane Rodrigues. O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6711. Acesso em: 16 ago. 2023. ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede – Revista De Educação a Distância, 7(1), 257-275,2020. Disponível em: https:www.aunirede.org.brqrevistaqindex.php/emrede/article/view/621. Acesso em 14 ago. 2023. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014. GOMES, Geam Karlo; BELARMINO, Auricélia Pires de Vasconcelos. Multimodalidade e Letramento Digital: uma entrevista com Ana Elisa Ribeiro. Revista Texto Digital, v. 16, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/75513. Acesso em: 16 ago. 2023. JAUSS, Hans Robert. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra, 2012. KOSLINSKI, M.; BARTHOLO, T. Os efeitos da pandemia nas desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. In: Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, pp. 2-27, 2021. MARTINS, Heloiza Helena Rodrigues et al. Alfabetização digital e a formação de professores. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v.11, n.8, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31079. Acesso em: 16 ago. 2023. OLIVEIRA, Marcos Antonio de; PONTES, Verônica Maria de Araújo. O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Ver. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47212, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7212. Acesso em: 16 ago. 2023. PARINTINS, Prefeitura Municipal de. Parintins retorna com aulas remotas na rede municipal. Disponível em: https://parintins.am.gov.br/?q=277-conteudo-103356-parintinsretorna-com-aulas-remotas-na-rede-municipal Acesso em: 22/06/2023 PARINTINS, Secretaria Municipal de Educação-SEMED. Relatório sobre as ações da Semed durante a pandemia do covi-19. Parintins: 2020. PARINTINS, Secretaria Municipal de Educação-SEMED. Programa Educacional. Aprendendo em casa pelas ondas do rádio. Parintins: 2020 RODRIGUES, Adelane Brito; GOMES, Francisco Wellington Borges. Letramento digital e currículo na educação a distância: Uma análise da proposta político-pedagógica para a formação de professores em um curso de Letras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 109-128, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4049. Acesso em: 16 ago. 2023. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar, SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 16 de Agosto de 2023. ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11.ed. São Paulo: Global, 2015. ZILBERMAN, Regina. A sedução da palavra. Porto Alegre: L&PM, 2008.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.