DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5792
Title: Agricultura familiar e trabalho educativo com crianças na escola Municipal São Pedro do Marajó, Rio Uaicurapá, Parintins/M
Other Titles: Family farming and educational work with children at the São Pedro do Marajó Municipal School, Rio Uaicurapá, Parintins/AM
Authors: Gomes, Aroldo Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Simone Souza
Keywords: Educação na Amazônia;Trabalho Pedagógico Educativo;Agricultura Familiar
Issue Date: 29-Aug-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GOMES, Aroldo Pereira. Agricultura familiar e trabalho educativo com crianças na escola Municipal São Pedro do Marajó, Rio Uaicurapá, Parintins/AM. 2023. 52f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades que emergem na relação entre o trabalho educativo de crianças na agricultura familiar e o seu processo de ensino aprendizagem no 1º ao 5º ano em uma classe multisseriada do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Pedro do Marajó/Uaicurapá, Pin-Am, observado nos pequenos núcleos de famílias camponesas, cujas crianças participem ativamente ou não das atividades desenvolvidas juntamente com seus pais. Partimos da concepção de que a agricultura familiar tem como principal característica, as atividades coletivas, por meio do uso dos recursos da natureza, cuja prática permite ao indivíduo sobreviver sustentavelmente, sem com isso impactar de forma negativa o meio ambiente. A pesquisa teve como base teórica estudos desenvolvidos por autores, como Hage (2005), Souza (2009), Witkoski (2010), Ghedin (2013;2016), Borges e Mourão (2014), Silva (2017). O percurso metodológico da pesquisa é de natureza qualitativa, pela via da abordagem do materialismo histórico dialético, a qual utilizou-se de instrumentos de coleta de dados, como: o questionário, a entrevista e a roda de conversa, por meio dos quais foi possível compreender a tessitura das relações sociais estabelecidas, bem como entender as necessidades que levam à articulação trabalho pedagógico educativo e o trabalho na agricultura familiar. O estudo traz a história de vida do pesquisador, isto porque sua trajetória se confunde com a história de vida de vários estudantes na atualidade, porém, em contextos diferentes, compreendendo a dialética da vida, e as transformações que ocorrem no modo de ser, agir e pensar dos sujeitos. A reflexão tecida aponta para a necessidade da defesa de uma Educação do Campo, enquanto conquista dos movimentos sociais por meio de lutas, embates e discussões acirradas por políticas educacionais abrangentes para além do espaço escolar, cujo papel ganha relevância na construção de um ideal campesino fortalecido, considerando o protagonismo, vivências, valores e saberes emanados por seus sujeitos.
Abstract: This work aimed to analyze the difficulties and possibilities that emerge in the relationship between educational work of chidren in family agricultural work and their teaching learning process in the 1st to 5th year in a multigrade elementary school classe from São Pedro Municipal School Uaicurapá, Pin- Am observed in small groups of peasant families, whose children participate or not in activities developed together with their parents. We start from the idea that family farming has as its main characteristic, the collective activities, through the use of nature's resources, whose practice allows the individual to survive sustainably, without negatively impacting the environment. The research was theoretically based on studies developed by authors such as Hage (2005), Souza (2009), Witkoski (2010), Ghedin (2013;2016), Borges and Mourão (2014), Silva (2017). The methodological route of the research is of a qualitative nature, through the approach of dialectical historical materialism, which used data collection instruments, such as: the questionnaire, the interview and the talking circle, through which it was possible to understand the texture of established social relations, as well as understanding the needs that lead to the articulation of educational pedagogical work and family agricultural work. The study brings the researcher's life story, because his trajectory is intertwined with the life story of several students today, however, in different contexts, understanding the dialectic of life, and the transformations that occur in the way of being, acting and thinking of the subjects. Reflective practice points to the need to defend a Rural Education, as a conquest of social movements through struggles, clashes and heated discussions for comprehensive educational policies beyond the school space, whose role gains relevance in the construction of a strengthened peasant ideal, considering the protagonism, experiences, values and knowledge emanated by its subjects.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5792
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.