DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Aroldo Pereira-
dc.date.available2024-07-11-
dc.date.available2024-07-15T16:02:24Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationGOMES, Aroldo Pereira. Agricultura familiar e trabalho educativo com crianças na escola Municipal São Pedro do Marajó, Rio Uaicurapá, Parintins/AM. 2023. 52f. TCC (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5792-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the difficulties and possibilities that emerge in the relationship between educational work of chidren in family agricultural work and their teaching learning process in the 1st to 5th year in a multigrade elementary school classe from São Pedro Municipal School Uaicurapá, Pin- Am observed in small groups of peasant families, whose children participate or not in activities developed together with their parents. We start from the idea that family farming has as its main characteristic, the collective activities, through the use of nature's resources, whose practice allows the individual to survive sustainably, without negatively impacting the environment. The research was theoretically based on studies developed by authors such as Hage (2005), Souza (2009), Witkoski (2010), Ghedin (2013;2016), Borges and Mourão (2014), Silva (2017). The methodological route of the research is of a qualitative nature, through the approach of dialectical historical materialism, which used data collection instruments, such as: the questionnaire, the interview and the talking circle, through which it was possible to understand the texture of established social relations, as well as understanding the needs that lead to the articulation of educational pedagogical work and family agricultural work. The study brings the researcher's life story, because his trajectory is intertwined with the life story of several students today, however, in different contexts, understanding the dialectic of life, and the transformations that occur in the way of being, acting and thinking of the subjects. Reflective practice points to the need to defend a Rural Education, as a conquest of social movements through struggles, clashes and heated discussions for comprehensive educational policies beyond the school space, whose role gains relevance in the construction of a strengthened peasant ideal, considering the protagonism, experiences, values and knowledge emanated by its subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação na Amazôniapt_BR
dc.subjectTrabalho Pedagógico Educativopt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.titleAgricultura familiar e trabalho educativo com crianças na escola Municipal São Pedro do Marajó, Rio Uaicurapá, Parintins/Mpt_BR
dc.title.alternativeFamily farming and educational work with children at the São Pedro do Marajó Municipal School, Rio Uaicurapá, Parintins/AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T16:02:24Z-
dc.creator.ID525731092-91pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Simone Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5176094890954618pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Georgina Terezinha Brito de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee3Albarado, Edilson da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984362527208200pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades que emergem na relação entre o trabalho educativo de crianças na agricultura familiar e o seu processo de ensino aprendizagem no 1º ao 5º ano em uma classe multisseriada do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Pedro do Marajó/Uaicurapá, Pin-Am, observado nos pequenos núcleos de famílias camponesas, cujas crianças participem ativamente ou não das atividades desenvolvidas juntamente com seus pais. Partimos da concepção de que a agricultura familiar tem como principal característica, as atividades coletivas, por meio do uso dos recursos da natureza, cuja prática permite ao indivíduo sobreviver sustentavelmente, sem com isso impactar de forma negativa o meio ambiente. A pesquisa teve como base teórica estudos desenvolvidos por autores, como Hage (2005), Souza (2009), Witkoski (2010), Ghedin (2013;2016), Borges e Mourão (2014), Silva (2017). O percurso metodológico da pesquisa é de natureza qualitativa, pela via da abordagem do materialismo histórico dialético, a qual utilizou-se de instrumentos de coleta de dados, como: o questionário, a entrevista e a roda de conversa, por meio dos quais foi possível compreender a tessitura das relações sociais estabelecidas, bem como entender as necessidades que levam à articulação trabalho pedagógico educativo e o trabalho na agricultura familiar. O estudo traz a história de vida do pesquisador, isto porque sua trajetória se confunde com a história de vida de vários estudantes na atualidade, porém, em contextos diferentes, compreendendo a dialética da vida, e as transformações que ocorrem no modo de ser, agir e pensar dos sujeitos. A reflexão tecida aponta para a necessidade da defesa de uma Educação do Campo, enquanto conquista dos movimentos sociais por meio de lutas, embates e discussões acirradas por políticas educacionais abrangentes para além do espaço escolar, cujo papel ganha relevância na construção de um ideal campesino fortalecido, considerando o protagonismo, vivências, valores e saberes emanados por seus sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília - DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo. nº. 2, 1999. ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores(as) do Campo. Vol. 27. Campinas. CEDES, 2007. BORGES, Maria Célia; DALBERIO, Osvaldo. Aspectos metodológicos e filosóficos que orientam a pesquisa em educação. Revista Iberoamericana de Educacion, 2007. BORGES, Heloísa da Silva; MOURÃO, Arminda Rachel Botelho (Org). Trabalho e Educação do/no Campo: agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica. Amazonas: FACED/UFAM, 2014. CALDART, Roseli Salete (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012. CERQUA, Dom Arcângelo. Clarões de fé no médio Amazonas. 2. ed. Manaus, ProGraf, 2009. CANDOTTI, Ennio. Entrevista. in. Revista Terceira Margem Amazônia. São Paulo. Outras expressões. v.1 n,5, 2015 FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001. GHEDIN, Evandro (Org). Efeito borboleta: Experiências em educação do campo. Manaus: UEA, Valer, 2013. GHEDIN, Evandro (Org). Fundamentos filosóficos à educação do campo. Boa Vista: UFRR, 2016. GIL, Pamela Alves. A criança Macuxi em Roraima: crianças indígenas amazônicas. In: ANDRADE; TRINDADE; LEAL (Org). Infâncias amazônicas: arte, cultura e educação. 1. ed. Belém-PA: Paka-Tatu, 2022. HAGE, Salomão Mufarrej (Org). Educação do Campo na Amazônia: retratos da realidade de escolas multisseríadas no Pará. Belém: Gutemberg Ltda, 2005 IBGE-INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Bacias Hidrográficas. Rio de Janeiro, 2021 LUCKESI, Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2012 Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS. Um espaço de Formação Profissional Interdisciplinar frente à complexidade da questão rural 49 Amazônica. In: Revista Terceira Margem Amazônia. São Paulo. Outras expressões. v.1 n. 5, 2015. MEIRELLES, Augusto Cruz de. Agricultura Familiar no contexto da agroecologia. In: Trabalho e Educação do/no Campo: Agricultura familiar, agroecologia e alfabetização ecológica. Amazonas. FACED/UFAM, 2014. MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. ANPEC, 2004. RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem Sanches (Org). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24.ed.rev. atual. São Paulo: Cortez, 2017. SCHOR, Tatiana. Redes, fluxos e abastecimento de comida no Alto Solimões/Am: reflexões sobre o papel das cidades e da produção rural no desenvolvimento local In: Revista Terceira Margem Amazônia. São Paulo. Outras expressões. v.1 n,5, 2015. SILVA, Simone Souza. Políticas de formação inicial de professores do campo em Parintins: Contextos e Contradições. 2017. 227f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2017 SOUZA, José Camilo Ramos de. Agricultura familiar e escola ribeirinha da várzea de Parintins:o distanciamento entre dois ensinamentos. In: Revista Terceira Margem Amazônia. São Paulo. Outras expressões. v.1 n. 5, 2015. SOUZA, Márcio. História da Amazônia. Manaus: Valer, 2009. TEIXEIRA, Aldenor de Oliveira. Memórias e histórias da Comunidade São José da Terra Preta do Rio Mamuru. UEA/CESP, 2015. TREVISAN, Amarildo Luíz. Filosofia da Educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática. Editora UFPR, 2011. TOUTONGE, Eliana C. Pojo; FREITAS, Maria Natalina Mendes. Brincares nas águas: experiências de crianças quilombolas e ribeirinhas, Abaetetuba, Pará In: ANDRADE; TRINDADE; LEAL (Org). Infâncias amazônicas: arte, cultura e educação. 1. ed. Belém-PA: Paka-Tatu, 2022. WITKOSKI, Antônio Carlos. Terras, florestas e águas de trabalho: os camponeses amazônicos e as formas de uso dos seus recursos naturais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.