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Title: Influência da profundidade e das margens dos rios da região amazônica na otimização da seleção do sistema propulsor de embarcações: estudo de caso do Rio Solimões
Other Titles: Influence of the depth and banks of the rivers of the Amazon region in the optimization of the selection of the vessel propulsion system: a case study of the Solimões River
Authors: Machado, Kleverth Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Gutiérrez, Ricardo Homero Ramírez
Keywords: Resistência ao avanço.;Efeito da profundidade.;feito da margem.;Séries sistemáticas.;Seleção de propulsor.;Resistance to advancement;Depth effect;Bank effect;Propulsor selection;Systematic serie
Issue Date: 18-Dec-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Na região amazônica o uso do transporte fluvial é algo vital para a economia. Todos os anos milhares de passageiros e cargas são movimentados pelos rios da Amazônia. Nesse sentido, a realização de pesquisas a cerca de metodologias que melhorem a eficiência e desempenho das embarcação da região torna-se algo necessário. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma metodologia de otimização da seleção do sistema propulsor de embarcações de deslocamento, levando em consideração as características do rio. Para isso, utilizou-se o método de Holtrop e Mennen para calcular a resistência ao avanço e correções causados pela inĆuência da profundidade e da margem do rio. Ademais, um procedimento para otimizar a seleção de hélices foi realizado, as séries sistemáticas B Troost, Kaplan e Gawn foram as estudadas neste trabalho. A metodologia foi aplicada em um ferryboat regional que navega na rota Manaus-Tabatinga, no rio Solimões. Como resultados veriĄcou-se que a profundidade pode aumentar a resistência em até 17% e a margem desempenha um aumento de 5% logo no instante que começa a inĆuenciar na resistência. Finalmente, fez-se uma comparação entre a potência instalada atualmente e a potência calculada pela metodologia desenvolvida, veriĄcando-se que haveria uma redução no custo de consumo de combustível de 37,63%.
Abstract: In the Amazon region, the use of river transportation is vital for the economy. Every year, thousands of passengers and cargo are transported along the Amazon rivers. In this context, conducting research on methodologies to improve the efficiency and perfor mance of the regionŠs vessels becomes essential. This work aims to develop a methodology for optimizing the selection of the propulsion system for displacement vessels, taking into account the characteristics of the river. To achieve this, the Holtrop and Mennen method was employed to calculate the resistance to advance and corrections caused by the inĆu ence of the riverŠs depth and bank. Furthermore, a procedure to optimize the selection of propellers was carried out, with the B-Troost, Kaplan, and Gawn systematic series being studied in this work. The methodology was applied to a regional ferryboat navigating the Manaus-Tabatinga route on the Solimões River. As a result, it was found that depth can increase resistance by up to 17%, and the bank plays a role in a 5% increase as soon as it begins to inĆuence resistance. Finally, a comparison was made between the curren tly installed power and the power calculated by the developed methodology, revealing a potential reduction in fuel consumption costs of 37,63%.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5692
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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