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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMachado, Kleverth Loureiro-
dc.date.available2024-05-09-
dc.date.available2024-05-17T18:00:54Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5692-
dc.description.abstractIn the Amazon region, the use of river transportation is vital for the economy. Every year, thousands of passengers and cargo are transported along the Amazon rivers. In this context, conducting research on methodologies to improve the efficiency and perfor mance of the regionŠs vessels becomes essential. This work aims to develop a methodology for optimizing the selection of the propulsion system for displacement vessels, taking into account the characteristics of the river. To achieve this, the Holtrop and Mennen method was employed to calculate the resistance to advance and corrections caused by the inĆu ence of the riverŠs depth and bank. Furthermore, a procedure to optimize the selection of propellers was carried out, with the B-Troost, Kaplan, and Gawn systematic series being studied in this work. The methodology was applied to a regional ferryboat navigating the Manaus-Tabatinga route on the Solimões River. As a result, it was found that depth can increase resistance by up to 17%, and the bank plays a role in a 5% increase as soon as it begins to inĆuence resistance. Finally, a comparison was made between the curren tly installed power and the power calculated by the developed methodology, revealing a potential reduction in fuel consumption costs of 37,63%.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResistência ao avanço.pt_BR
dc.subjectEfeito da profundidade.pt_BR
dc.subjectfeito da margem.pt_BR
dc.subjectSéries sistemáticas.pt_BR
dc.subjectSeleção de propulsor.pt_BR
dc.subjectResistance to advancementpt_BR
dc.subjectDepth effectpt_BR
dc.subjectBank effectpt_BR
dc.subjectPropulsor selectionpt_BR
dc.subjectSystematic seriept_BR
dc.titleInfluência da profundidade e das margens dos rios da região amazônica na otimização da seleção do sistema propulsor de embarcações: estudo de caso do Rio Solimõespt_BR
dc.title.alternativeInfluence of the depth and banks of the rivers of the Amazon region in the optimization of the selection of the vessel propulsion system: a case study of the Solimões Riverpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-05-17T18:00:54Z-
dc.creator.ID2899272554139035pt_BR
dc.contributor.advisor1Gutiérrez, Ricardo Homero Ramírez-
dc.contributor.advisor1ID3846625945742171pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee1Gutiérrez, Ricardo Homero Ramírez-
dc.contributor.referee1ID3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846625945742171pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Marina Aranha de-
dc.contributor.referee2ID3736783704692298pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3736783704692298pt_BR
dc.contributor.referee3Barreda del Campo., Eduardo Rafael-
dc.contributor.referee3ID4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106013645862712pt_BR
dc.contributor.referee4Fontes, Jassiel Vladimir Hernandez,-
dc.contributor.referee4ID9492834415007244pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9492834415007244pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899272554139035pt_BR
dc.description.resumoNa região amazônica o uso do transporte fluvial é algo vital para a economia. Todos os anos milhares de passageiros e cargas são movimentados pelos rios da Amazônia. Nesse sentido, a realização de pesquisas a cerca de metodologias que melhorem a eficiência e desempenho das embarcação da região torna-se algo necessário. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma metodologia de otimização da seleção do sistema propulsor de embarcações de deslocamento, levando em consideração as características do rio. Para isso, utilizou-se o método de Holtrop e Mennen para calcular a resistência ao avanço e correções causados pela inĆuência da profundidade e da margem do rio. Ademais, um procedimento para otimizar a seleção de hélices foi realizado, as séries sistemáticas B Troost, Kaplan e Gawn foram as estudadas neste trabalho. A metodologia foi aplicada em um ferryboat regional que navega na rota Manaus-Tabatinga, no rio Solimões. Como resultados veriĄcou-se que a profundidade pode aumentar a resistência em até 17% e a margem desempenha um aumento de 5% logo no instante que começa a inĆuenciar na resistência. Finalmente, fez-se uma comparação entre a potência instalada atualmente e a potência calculada pela metodologia desenvolvida, veriĄcando-se que haveria uma redução no custo de consumo de combustível de 37,63%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPropulsão de Navios. Equipamentos Auxiliares do Sistema Propulsivo . Motor de Propulsão.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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