DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5590
Title: Uma análise do impacto na vida de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar nas práticas corporais de aventuras
Other Titles: An analysis of the impact on the lives of students with Autism Spectrum Disorder in the school environment in adventure body practices
Authors: Torres, Ariel de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Vanderlan Santos
Keywords: Educação inclusiva;Aprendizagem;Equidade;inclusive education
Issue Date: 21-Feb-2024
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste pequeno trabalho será apresentado uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental, com o intuito de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com Transtornos Espectro Autista (TEA), observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula. A pesquisa teve foco em estudos de referenciais teóricos e em um estudo de caso em uma Unidade Escolar de ensino regular, ou seja, EMEF Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa, que proporcionou uma análise entre a teoria e a prática no cotidiano escolar, numa sala de aula, ou seja, numa sala de psicomotricidade onde o professor atende a diversidade, tanto em relação às dificuldades de aprendizagem, como também a diversidade comportamental, dessa forma, analisou-se que a escola está cumprindo seu papel com estratégias que permitam a integração dos alunos de forma mais autônoma, porém ainda há mudanças necessárias para a emancipação dos alunos com necessidades especiais, principalmente com a participação da família, objetivando uma escola de qualidade para todos, assim como a presença da professora de sala de aula nas aulas práticas de educação física escolar
Abstract: This short paper presents a reflection on the inclusion of students with special needs in elementary school, with the aim of analyzing the inclusion policy and its effects on the socialization and learning processes of students with Autism Spectrum Disorders (ASD), systematically observing the interest and behavior of students who have learning difficulties as a result of their special educational needs in the daily life of the classroom. The research focused on studies of theoretical references and a case study in a regular education school unit, i.e. EMEF Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa, which provided an analysis between theory and practice in everyday school life, in a classroom, i.e. in a psychomotricity room where the teacher attends to diversity, both in relation to learning difficulties, as well as behavioral diversity, In this way, it was analyzed that the school is fulfilling its role with strategies that allow the integration of students in a more autonomous way, but there are still changes needed for the emancipation of students with special needs, mainly with the participation of the family, aiming at a quality school for all, as well as the presence of the classroom teacher in practical school physical education classes
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5590
Appears in Collections:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.