DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Ariel de Almeida-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-03-25T15:31:03Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5590-
dc.description.abstractThis short paper presents a reflection on the inclusion of students with special needs in elementary school, with the aim of analyzing the inclusion policy and its effects on the socialization and learning processes of students with Autism Spectrum Disorders (ASD), systematically observing the interest and behavior of students who have learning difficulties as a result of their special educational needs in the daily life of the classroom. The research focused on studies of theoretical references and a case study in a regular education school unit, i.e. EMEF Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa, which provided an analysis between theory and practice in everyday school life, in a classroom, i.e. in a psychomotricity room where the teacher attends to diversity, both in relation to learning difficulties, as well as behavioral diversity, In this way, it was analyzed that the school is fulfilling its role with strategies that allow the integration of students in a more autonomous way, but there are still changes needed for the emancipation of students with special needs, mainly with the participation of the family, aiming at a quality school for all, as well as the presence of the classroom teacher in practical school physical education classespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.titleUma análise do impacto na vida de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ambiente escolar nas práticas corporais de aventuraspt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the impact on the lives of students with Autism Spectrum Disorder in the school environment in adventure body practicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-25T15:31:03Z-
dc.contributor.advisor1Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Vanderlan Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615265009524070pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Vinicius Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439187681387352pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Rildo Figueiredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943852291699197pt_BR
dc.description.resumoNeste pequeno trabalho será apresentado uma reflexão sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino fundamental, com o intuito de analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos alunos com Transtornos Espectro Autista (TEA), observando sistematicamente o interesse e o comportamento dos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, decorrentes das suas necessidades educacionais especiais no cotidiano da sala de aula. A pesquisa teve foco em estudos de referenciais teóricos e em um estudo de caso em uma Unidade Escolar de ensino regular, ou seja, EMEF Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa, que proporcionou uma análise entre a teoria e a prática no cotidiano escolar, numa sala de aula, ou seja, numa sala de psicomotricidade onde o professor atende a diversidade, tanto em relação às dificuldades de aprendizagem, como também a diversidade comportamental, dessa forma, analisou-se que a escola está cumprindo seu papel com estratégias que permitam a integração dos alunos de forma mais autônoma, porém ainda há mudanças necessárias para a emancipação dos alunos com necessidades especiais, principalmente com a participação da família, objetivando uma escola de qualidade para todos, assim como a presença da professora de sala de aula nas aulas práticas de educação física escolarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Brasilia, 2017. DECLARAÇÃO DE MADRID – 1991 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377 (Publicação Original). EDELMAN, G. Biologia da consciência. Lisboa: Edições do Instituto Piaget, 1995. LAKATOS, E, M; MARCONI, M, A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARTINELLI, C, R et. al. Educação física no ensino médio: Motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Barueri, v. 5, n.2, p.13-19, 2006. MOTA, V, S. Práticas Corporais de Aventuras na Escola Padre Puga ; Construindo Novas Experiencias, XII Congresso Brasileiro de Atividade de Aventuras.2022 , Maringá – Paraná. RODRIGUES JÚNIOR, J, C; LOPES, C. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento. Pro-Posições, Campinas, v.19, n.1, p. 159-172, jan./abr, 2008pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.