DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5573
Titel: O uso de material didático para resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental II
Sonstige Titel: The use of didactic material to solve second-degree equations in the 9th grade of elementary school II
Autor(en): Vieira, Luiza Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor1: Alcântara Filho, José de
Stichwörter: Ensino matemática;Material didático;Equações do segundo grau;Teaching mathematics;Didactic material;Second degree equations
Erscheinungsdatum: 7-Feb-2024
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: VIEIRA, Luiza Queiroz. O uso de material didático para resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental II. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A resolução de equações do segundo grau, mesmo tendo um elemento histórico favorável ao processo de ensino, tem sido apresentada quase que exclusivamente com o uso da fórmula de Bhaskara, tornando tal processo desestimulante e arbitrário. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a eficácia de um material didático para a resolução de equações do segundo grau. Mais especificamente visa apresentar aos discentes o material didático, bem como, suas regras; aplicar o material concreto para facilitar a resolução de equações do segundo grau; relacionar o material didático com o método de fatoração; verificar a evolução discente no processo de resolução das equações do segundo grau. A pesquisa foi conduzida como um estudo de pesquisa-ação de natureza qualitativa. Utilizamos questionários aplicados aos alunos como instrumento de coleta de dados, sendo eles o pré-teste e o pós-teste. Esses resultados foram fundamentais para a análise, visando compreender as contribuições do emprego de material didático no ensino das equações do segundo grau. Os resultados mostraram que os materiais didáticos, quando bem compreendidos e utilizados podem ser bastantes eficazes no processo de aprendizagem discente. Palavras-Chave: ensino. material didático. equações do segundo grau. matemática.
Zusammenfassung: Solving equations of the second degree, even though it has a historical element favorable to the teaching process, has been presented almost exclusively exclusively with the use of Bhaskara's formula, making this process discouraging and arbitrary. The general aim of this research is to analyze the effectiveness of didactic material for solving equations of the second degree. More specifically, it aims to introduce students to the teaching material, as well as its rules. its rules; apply concrete material to facilitate the resolution of second-degree second-degree equations; relate the didactic material to the method of factorization method; to verify the students' progress in the process of solving second-degree equations. equations. The research was conducted as an action-research study of a qualitative nature. of a qualitative nature. We used questionnaires applied to the students as pre-test and post-test. These results were fundamental to the analysis, in order to understand the the use of didactic material in the teaching of second-degree equations. equations. The results showed that didactic materials, when well well understood and used, can be very effective in the student learning process. learning process. Key words: teaching. didactic material. second-degree equations. mathematics.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5573
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.