DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Luiza Queiroz-
dc.date.available2024-03-14T15:47:13Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luiza Queiroz. O uso de material didático para resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental II. 2024. 35 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5573-
dc.description.abstractSolving equations of the second degree, even though it has a historical element favorable to the teaching process, has been presented almost exclusively exclusively with the use of Bhaskara's formula, making this process discouraging and arbitrary. The general aim of this research is to analyze the effectiveness of didactic material for solving equations of the second degree. More specifically, it aims to introduce students to the teaching material, as well as its rules. its rules; apply concrete material to facilitate the resolution of second-degree second-degree equations; relate the didactic material to the method of factorization method; to verify the students' progress in the process of solving second-degree equations. equations. The research was conducted as an action-research study of a qualitative nature. of a qualitative nature. We used questionnaires applied to the students as pre-test and post-test. These results were fundamental to the analysis, in order to understand the the use of didactic material in the teaching of second-degree equations. equations. The results showed that didactic materials, when well well understood and used, can be very effective in the student learning process. learning process. Key words: teaching. didactic material. second-degree equations. mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEquações do segundo graupt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.subjectSecond degree equationspt_BR
dc.titleO uso de material didático para resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeThe use of didactic material to solve second-degree equations in the 9th grade of elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T15:47:13Z-
dc.contributor.advisor1Alcântara Filho, José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7286458435283357pt_BR
dc.contributor.referee1Sena Filho, Nilo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602930463624577pt_BR
dc.contributor.referee2Tenório, Kleitson José Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185851025352297pt_BR
dc.description.resumoA resolução de equações do segundo grau, mesmo tendo um elemento histórico favorável ao processo de ensino, tem sido apresentada quase que exclusivamente com o uso da fórmula de Bhaskara, tornando tal processo desestimulante e arbitrário. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a eficácia de um material didático para a resolução de equações do segundo grau. Mais especificamente visa apresentar aos discentes o material didático, bem como, suas regras; aplicar o material concreto para facilitar a resolução de equações do segundo grau; relacionar o material didático com o método de fatoração; verificar a evolução discente no processo de resolução das equações do segundo grau. A pesquisa foi conduzida como um estudo de pesquisa-ação de natureza qualitativa. Utilizamos questionários aplicados aos alunos como instrumento de coleta de dados, sendo eles o pré-teste e o pós-teste. Esses resultados foram fundamentais para a análise, visando compreender as contribuições do emprego de material didático no ensino das equações do segundo grau. Os resultados mostraram que os materiais didáticos, quando bem compreendidos e utilizados podem ser bastantes eficazes no processo de aprendizagem discente. Palavras-Chave: ensino. material didático. equações do segundo grau. matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. M. de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 1999. p. 153 BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 296 BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Parametros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998. EVES, H.; Introdução à história da matemática – Campinasm, SP. Editora da Unicamp, 2004. GIL, A. C.; Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 176 p. GRANDO, N. I.; MARASINI, S. M. Análise de percepção e procedimentos algébricos de estudantes da Educação Básica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.7, n.2, p 397 – 420, jul./dez. 2012. HELLMEISTER, A. C. P.; GALVÃO, M. E. Resolvendo fisicamente. In: HELLMEISTER, A. C. et al. Explorando o ensino da matemática: atividades. Volume 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004. LOCKHART, P. A Mathematician's Lament: How School Cheats Us Out of Our Most Fascinating and Imaginative Art Form. Bellevue Literary Press, 2009. LORENZATO, S. (org). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. Ed. Campinas: Autores Associados, 2006. MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6ª ed. Campinas: Papirus, 2000. PAPERT, S. M. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.7 SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO M. B. P Metodologia de Pesquisa. 5ª. Ed. Porto Alegre: Penso, 2013. STRUIK, D. J.; A concise history of Mathematics. 1ª ed. Londres, G. Bell and sons LTD, 1954. THIOLLENT, M.; Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino da matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso de material didático para resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental II.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.