DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5555
Titel: Conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma escola de saúde sobre transtornos do neurodesenvolvimento
Sonstige Titel: Knowledge of nursing students at a health school about neurodevelopmental disorders
Autor(en): Ruis, Beatriz Vitória Bastos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Aldalice Aguiar de
Stichwörter: Transtorno do neurodesenvolvimento;Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade;Transtorno do Espectro Autista;Educação em enfermagem;Neurodevelopmental disorder;Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Erscheinungsdatum: 3-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento são disfunções que acarretam prejuízos no desenvolvimento cognitivo, nas funções pessoais, comportamentais, sociais, motoras, linguísticas e intelectuais, destacando-se o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e Transtorno do espectro autista (TEA). Considerando o papel do profissional enfermeiro como cuidador e educador na saúde, observa-se a importância do conhecimento desta temática ainda no processo formação acadêmica. Objetivo: analisar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem de uma escola de saúde sobre os principais Transtorno do Neurodesenvolvimento. Métodos: trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de instrumentos padronizados aplicados de forma digital por meio de e-mail, os resultados foram registrados e organizados em uma planilha no Microsoft Excel, as variáveis foram apresentadas por frequência relativa e absoluta em tabela e analisados por um Software livre PSPP, por estatística descritiva. Resultados: houve participação de 33 acadêmicos na pesquisa, em sua maioria do sexo feminino tanto do 9º quanto do 10º período, com uma diferença de 5,15% de respostas corretas ao instrumento sobre TDAH de 8% nas resposta ao instrumento sobre TEA. Conclusão: Com a aplicação desses instrumentos foi obtido resultados satisfatórios, mas que ainda precisam ser trazidos a academia com mais pertinência, além disso foi considerando o papel do profissional enfermeiro como cuidador e educador na saúde, observando a importância do conhecimento desta temática ainda no processo de formação acadêmica para identificar corretamente as características dos principais Transtornos do Neurodesenvolvimento e prestar uma assistência qualificada tanto ao indivíduo quanto as pessoas inseridas em seu convívio
Zusammenfassung: Neurodevelopmental disorders are disorders that cause impairments in cognitive development, personal, behavioral, social functions, motor, linguistic and intellectual skills, highlighting attention deficit disorder and hyperactivity (ADHD) and autism spectrum disorder (ASD). Considering the role of professional nurse as a caregiver and health educator, the importance of knowledge of this topic during the academic training process. Objective: analyze the knowledge of nursing students from a health school about the main Neurodevelopmental Disorder. Methods: this is a descriptive study of quantitative approach. Data were obtained from standardized instruments applied digitally via email, the results were recorded and organized in a Microsoft Excel spreadsheet, the variables were presented by relative frequency and absolute in a table and analyzed by PSPP free software, using descriptive statistics. Results: 33 academics participated in the research, the majority of whom were male female in both the 9th and 10th period, with a difference of 5.15% of responses 8% correct responses to the instrument on ADHD in responses to the instrument on ASD. Conclusion: With the application of these instruments, satisfactory results were obtained, but still need to be brought to the academy with more relevance, in addition, it was considered the role of the professional nurse as caregiver and health educator, observing the importance of knowledge of this topic even in the academic training process for correctly identify the characteristics of the main Disorders of the Neurodevelopment and provide qualified assistance to both the individual and the people in your community
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5555
Enthalten in den Sammlungen:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.