DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRuis, Beatriz Vitória Bastos-
dc.date.available2024-02-27-
dc.date.available2024-02-29T13:36:54Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5555-
dc.description.abstractNeurodevelopmental disorders are disorders that cause impairments in cognitive development, personal, behavioral, social functions, motor, linguistic and intellectual skills, highlighting attention deficit disorder and hyperactivity (ADHD) and autism spectrum disorder (ASD). Considering the role of professional nurse as a caregiver and health educator, the importance of knowledge of this topic during the academic training process. Objective: analyze the knowledge of nursing students from a health school about the main Neurodevelopmental Disorder. Methods: this is a descriptive study of quantitative approach. Data were obtained from standardized instruments applied digitally via email, the results were recorded and organized in a Microsoft Excel spreadsheet, the variables were presented by relative frequency and absolute in a table and analyzed by PSPP free software, using descriptive statistics. Results: 33 academics participated in the research, the majority of whom were male female in both the 9th and 10th period, with a difference of 5.15% of responses 8% correct responses to the instrument on ADHD in responses to the instrument on ASD. Conclusion: With the application of these instruments, satisfactory results were obtained, but still need to be brought to the academy with more relevance, in addition, it was considered the role of the professional nurse as caregiver and health educator, observing the importance of knowledge of this topic even in the academic training process for correctly identify the characteristics of the main Disorders of the Neurodevelopment and provide qualified assistance to both the individual and the people in your communitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectNeurodevelopmental disorderpt_BR
dc.subjectAttention Deficit Hyperactivity Disorderpt_BR
dc.titleConhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma escola de saúde sobre transtornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of nursing students at a health school about neurodevelopmental disorderspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:36:54Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Aldalice Aguiar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6066568678678931pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180157687102063pt_BR
dc.description.resumoOs Transtornos do Neurodesenvolvimento são disfunções que acarretam prejuízos no desenvolvimento cognitivo, nas funções pessoais, comportamentais, sociais, motoras, linguísticas e intelectuais, destacando-se o Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e Transtorno do espectro autista (TEA). Considerando o papel do profissional enfermeiro como cuidador e educador na saúde, observa-se a importância do conhecimento desta temática ainda no processo formação acadêmica. Objetivo: analisar o conhecimento de acadêmicos de enfermagem de uma escola de saúde sobre os principais Transtorno do Neurodesenvolvimento. Métodos: trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de instrumentos padronizados aplicados de forma digital por meio de e-mail, os resultados foram registrados e organizados em uma planilha no Microsoft Excel, as variáveis foram apresentadas por frequência relativa e absoluta em tabela e analisados por um Software livre PSPP, por estatística descritiva. Resultados: houve participação de 33 acadêmicos na pesquisa, em sua maioria do sexo feminino tanto do 9º quanto do 10º período, com uma diferença de 5,15% de respostas corretas ao instrumento sobre TDAH de 8% nas resposta ao instrumento sobre TEA. Conclusão: Com a aplicação desses instrumentos foi obtido resultados satisfatórios, mas que ainda precisam ser trazidos a academia com mais pertinência, além disso foi considerando o papel do profissional enfermeiro como cuidador e educador na saúde, observando a importância do conhecimento desta temática ainda no processo de formação acadêmica para identificar corretamente as características dos principais Transtornos do Neurodesenvolvimento e prestar uma assistência qualificada tanto ao indivíduo quanto as pessoas inseridas em seu convíviopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Reis GA, Zonta JB, Camilo BHN, Fumincelli L, Gonçalves AM de S, Okido ACC. Qualidade de vida de cuidadores de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 14º de setembro de 2020 [citado 21º de janeiro de 2023];22:59629. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/59629 2. American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 3. Machado-Nascimento N, Kümmer AM e, Lemos SMA. Relationship between symptoms of attention-deficit/hyperactivity disorder and speech-language-hearing aspects. Rev CEFAC [Internet]. 2021;23(Rev. CEFAC, 2021 23(2)). Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123212120 4. Rohde LA, Halpern R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2004Apr;80(J. Pediatr. (Rio J.), 2004 80(2) suppl). Available from: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300009 5. Faraone, SV, Larsson, H. Genética do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mol Psychiatry 24 , 562–575 (2019). https://doi.org/10.1038/s41380-018-0070-0 6. Molini-Avejonas DR, Rondon-Melo S, Batista ER, Souza AC de, Dias DC, Samelli AG. Atenção Básica como ordenadora do cuidado ao bebê de risco para alterações do neurodesenvolvimento. CoDAS [Internet]. 2018;30(CoDAS, 2018 30(3)). Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017064 7. MacDonald, B., Pennington, B. F., Willcutt, E. G., Dmitrieva, J., Samuelsson, S., Byrne, B., & Olson, R. K. (2019). Cross-Country Differences in Parental Reporting of Symptoms of ADHD. Journal of Cross-Cultural Psychology , 50 (6), 806–824. https://doi.org/10.1177/0022022119852422 8. Gonçalves H. A, Pureza J. R, , Prando ML Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: breve revisão teórica no contexto da neuropsicologia infantil. Revista Neuropsicologia Latinoamericana [Internet]. 2011;3(3):20-24. Available from: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=43954249600 3 9. Griesi-Oliveira K, Sertié AL. Autism spectrum disorders: an updated guide for genetic counseling. einstein (São Paulo) [Internet]. 2017Apr;15(einstein (São Paulo), 2017 15(2)). Available from: https://doi.org/10.1590/S1679-45082017RB4020 10. Hadjkacem I, Ayadi H, Turki M, Yaich S, Khemekhem K, Walha A, et al.. Prenatal, perinatal and postnatal factors associated with autism spectrum disorder. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2016Nov;92(J. Pediatr. (Rio J.), 2016 92(6)). Available from: https://doi.org/10.1016/j.jped.2016.01.012 11. Maenner MJ, Shaw KA, Bakian AV, et al. Prevalência e características do transtorno do espectro do autismo entre crianças de 8 anos — Rede de monitoramento de deficiências de desenvolvimento e autismo, 11 locais, Estados Unidos, 2018. MMWR Surveill Summ 2021;70(No. SS-11):1–16. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.ss7011a1 12. Portolese J, Bordini D, Lowenthal R, Zachi EC, Paula CS de. Mapeamento dos serviços que prestam atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista no brasil. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento [Internet]. 2017;17(2). Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-0307201700020000 8&lng=pt 13. Smeha, L. N., Homercher, B. M., Peres, L. S., & dos Santos Arruda, L. F. (2020). Observação Materna: Primeiros Sinais do Transtorno do Espectro Autista Maternal. Estudos e Pesquisas Em Psicologia , 20 (2), 540–558. 14. Nacional I. LEI N o 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021 - DOU - Imprensa Nacional [Internet]. www.in.gov.br. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.254-de-30-de-novembro-de-2021-36337746 1 15. Rezende L de O, Petroucic RT, Costa RFA da, Monteiro MA. Conhecimento sobre Transtorno do Espectro Autista entre profissionais da atenção básica de saúde. Manuscripta Médica [Internet]. 2020 Dec 30 [cited 2023 Jan 22];3:31–9. Available from: https://manuscriptamedica.com.br/revista/index.php/mm/article/view/42 16. Polit DF, Cheryl Tatano Beck. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. Artmed Editora; 2018. 17. Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TB. Designing Clinical Research. Lippincott Williams & Wilkins; 2011. 18. Bekle B. Knowledge and attitudes about Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD): A comparison between practicing teachers and undergraduate education students. Journal of Attention Disorders. 2004 Feb;7(3):151–61. 19. Bakare MO, Ebigbo PO, Agomoh AO, Menkiti NC. Knowledge about childhood autism among health workers (KCAHW) questionnaire: description, reliability and internal consistency. Clinical Practice and Epidemiology in Mental Health [Internet]. 2008;4(1):17. Available from: https://cpementalhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1745-0179-4-1 7 20. Madureira DQM, Carvalho LAV de, Cheniaux E. Modelagem neurocomputacional do circuito tálamo-cortical: implicações para compreensão do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. 2007 Dec;65(4a):1043–9. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2007000600028 21. Medeiros LRF de, Gama DT, Ferracioli M de C. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. repositorioufcbr [Internet]. 2018 [cited 2023 Mar 13]; Available from: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62894 22. Agnew‐Blais JC, Wertz J, Arseneault L, Belsky DW, Danese A, Pingault J, et al. Mother’s and children’s ADHD genetic risk, household chaos and children’s ADHD symptoms: A gene–environment correlation study. Journal of Child Psychology and Psychiatry. 2022 Jul 14;63(10):1153–63. DOI: https://doi.org/10.1111/jcpp.13659 23. Kittel-Schneider S. ADHD: The Mammoth Task of Disentangling Genetic, Environmental, and Developmental Risk Factors. American Journal of Psychiatry. 2023 Jan 1;180(1):14–6. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.ajp.20220916 24. 1.Willcutt EG. The Prevalence of DSM-IV attention-deficit/hyperactivity disorder: A meta-analytic review. Neurotherapeutics [Internet]. 2012 Jul;9(3):490–9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3441936/ 25. Bölte S, Neufeld J, Marschik PB, Williams ZJ, Gallagher L, Lai M-C. Sex and gender in neurodevelopmental conditions. Nature Reviews Neurology. 2023 Feb 6;19(3):136–59. DOI: https://doi.org/10.1038/s41582-023-00774-6 26. Silva KVLG. Construção e validação de cartilha para pais e cuidadores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. repositorioufcbr [Internet]. 2018 Dec 3 [cited 2023 Mar 17]; Available from: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39349 27. Santos GM, Santos EM, Mendes GD, Fragoso YD, Souza MR, Martimbianco ALC. A review of Cochrane reviews on pharmacological treatment for attention deficit hyperactivity disorder. Dementia & Neuropsychologia. 2021 Dec;15(4):421–7. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-57642021dn15-040001 28. Santos WM dos, Albuquerque AR de. School interventions for ADHD: A literature review (2000-2018). Psicologia - Teoria e Prática. 2019;21(3). DOI: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v21n3p205-227 29. Barbarini T de A. CORPOS, “MENTES”, EMOÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE TDAH E SOCIALIZAÇÃO INFANTIL. Psicologia & Sociedade [Internet]. 2020;32. Available from: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zL8pbhyjQYRW35yzxpLw8dN/?lang=pt&format=pdf 30. Silva SC da, Salomon ALR. O panorama da alimentação da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Research, Society and Development. 2022 Dec 22;11(17):e116111738903. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38903 31. Mecca TP, Antonio DAM, Macedo EC de. Desenvolvimento da inteligência em pré-escolares: implicações para a aprendizagem. Revista Psicopedagogia [Internet]. 2012 [cited 2023 Mar 17];29(88):66–73. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862012000100009 32. 1.De Britto É, Júnior R, Loos H. Disponível em www.scielo.br/paideia Paidéia set. 2011;21(50):373–82. Available from: https://www.scielo.br/j/paideia/a/q3nZbznmPQRykQdjFh4v6rN/?format=pdf&lang=pt 33. Forby L, Anderson NC, Cheng JT, Foulsham T, Karstadt B, Dawson J, et al. Reading the room: Autistic traits, gaze behaviour, and the ability to infer social relationships. Coutrot A, editor. PLOS ONE. 2023 Mar 1;18(3):e0282310 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0282310 34. Bhat A. Multidimensional motor performance in children with autism mostly remains stable with age and predicts social communication delay, language delay, functional delay, and repetitive behavior severity after accounting for intellectual disability or cognitive delay: A SPARK dataset analysis. Autism Research. 2022 Dec 19; DOI: https://doi.org/10.1002/aur.2870 35. Arvigo MC, Schwartzman JS. Transtorno do movimento estereotipado associado ao atraso da linguagem –. Distúrbios da Comunicação. 2021 Sep 28;33(3):462–72. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p462-472 36. Fernandes ADSA, Speranza M, Mazak MSR, Gasparini DA, Cid MFB. Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frente à COVID-19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional [Internet]. 2021 [cited 2021 May 3];29. Available from: https://www.scielo.br/pdf/cadbto/v29/2526-8910-cadbto-29-e2121.pdf 37. Kittana M, Ahmadani A, Williams KE, Attlee A. Nutritional Status and Feeding Behavior of Children with Autism Spectrum Disorder in the Middle East and North Africa Region: A Systematic Review. Nutrients. 2023 Jan 30;15(3):711. DOI: https://doi.org/10.3390/nu15030711 38. Klang A, Westerberg B, Humble MB, Bejerot S. The impact of schizotypy on quality of life among adults with autism spectrum disorder. BMC Psychiatry. 2022 Mar 19;22(1). DOI: https://doi.org/10.1186/s12888-022-03841-2pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimentos dos acadêmicos de enfermagem de uma escola de saúde sobre transtornos do neurodesenvolvimento.pdf570,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.