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Title: A capacitação dos instrutores do programa educacional de resistências às drogas e à violência – PROERD/AM a partir das concepções sobre a sua formação e aplicação do programa
Other Titles: The training of instructors of the educational program on resistance to drugs and violence – PROERD/AM based on concepts about their training and application of the program
Authors: Henriques, Alisson Da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Zogahib, André Luiz Nunes
Keywords: Políticas públicas;Segurança pública;Curso de capacitação;Prevenção às drogas e à violência
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Identificar as necessidades formativas dos Instrutores Proerd, seu perfil profissional, utilizando como base suas próprias informações e concepções para edificar o policiamento ostensivo de excelência e a prevenção às drogas e à violência, eficiente e eficaz, por meio de curso de capacitação. Métodos: A pesquisa foi realizada em diálogo com o método indutivo, do particular para o geral, por partir de questões ou focos de interesses amplos que se tornaram mais diretos e específicos no transcorrer da investigação, nele o pesquisador de orientação qualitativa planeja desenvolver a teoria sobre o que estuda, à medida que coleta e examina os dados. Por ser uma pesquisa qualitativa, o estudo de caso foi empregado devido à ampliação do conceito que pode ser entendido como uma família ou um pequeno grupo que são os Instrutores do Proerd Amazonas. A técnica de análise de dados qualitativos se tratou da análise de conteúdo, nesse contexto foram mapeadas as necessidades formativas e a identidade dos Instrutores do Proerd, bem como o processo de elaboração de um curso de capacitação periódico, após definidos os conteúdos a serem reforçados, a serem adquiridos, periodicidade da formação contínua e como ela deve ser formatada, visto a alcançar os objetivos propostos. Resultados: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd tem em seu quadro 84% de Policiais Militares do sexo masculino e 16% do sexo feminino. Quanto à faixa etária deste efetivo, destaca-se que 24% se situa entre os 29 a 39 anos, 68% entre 40 a 50 anos e 8% com mais de 50 anos. No que diz respeito à formação acadêmica, o percentual de 4% discrimina que apenas um profissional não possui curso superior, 28% com formação em Pedagogia e as demais formações predominantemente na área das Ciências Humanas. Considerando a realização de um curso de atualização, baseado na Malha Curricular para Ações Formativas das Polícias Civil e Militar (Núcleo Comum), e também a parte específica de atuar em programa de prevenção às drogas, as disciplinas foram ordenadas conforme as prioridades estabelecidas pelos Policiais Militares, Instrutores Proerd. Considerações Finais: O Curso de Formação Profissional, como produto técnico-tecnológico, veio ao encontro de sistematizar o que já era previsto como Semana Pedagógica do Proerd, ainda que de forma empírica, pois anualmente é realizada, contando com profissionais vinculados e integrados às atividades da Instituição, como estipula a CAPES. Por isso, a pesquisa tem valor no sentido de conhecer os campos descritivos obrigatórios e atendê-los, com o devido zelo acadêmico e científico, para que possa ter o devido reconhecimento na Corporação e ser seguido por outras Unidades que buscarem capacitação. Cursos de capacitação é um instrumento de política pública de formação e aperfeiçoamento profissional, por isso devem ser apresentados por meio de documento norteadores, e não simplesmente citados como uma forma de se melhorar a prestação de um serviço e ou atendimento ao público.
Abstract: Objective: Identify the training needs of Proerd Instructors, their profile professional, using as a basis their own information and conceptions to build the ostensibly excellent policing and efficient and effective prevention of drugs and violence, through a training course. Methods: The research was carried out in dialogue with the inductive method, from the particular to the general, based on questions or focuses of interest broad that became more direct and specific during the investigation, in which the Qualitatively oriented researcher plans to develop theory about what he studies, measure that collects and examines data. As it is a qualitative research, the case study was employed due to the expansion of the concept that can be understood as a family or a small group that are the Proerd Amazonas Instructors. The data analysis technique qualitative studies involved content analysis, in this context the needs were mapped training and the identity of Proerd Instructors, as well as the process of preparing a periodic training course, after defining the contents to be reinforced, to be acquired, frequency of ongoing training and how it should be formatted, given the achieve the proposed objectives. Results: The Resistance Educational Program Drugs and Violence – Proerd has 84% ​​of Military Police officers in its workforce male and 16% female. Regarding the age range of this workforce, it is highlighted that 24% were is between 29 and 39 years old, 68% between 40 and 50 years old and 8% over 50 years old. What does it say Regarding academic training, the percentage of 4% discriminates that only a professional do not have a higher education degree, 28% have a degree in Pedagogy and other degrees predominantly in the area of ​​Human Sciences. Considering taking a course update, based on the Curricular Mesh for Training Actions of the Civil and Military Police (Common Core), and also the specific part of working in a drug prevention program, the disciplines were ordered according to the priorities established by the Police Officers Military, Proerd Instructors.Final Considerations: The Professional Training Course, as a technical-technological product, it came to systematize what was already foreseen as Proerd Pedagogical Week, albeit empirically, as it is held annually carried out, with professionals linked and integrated into the Institution's activities, as stipulated by CAPES. Therefore, research has value in the sense of knowing the fields mandatory descriptions and comply with them, with due academic and scientific zeal, so that may have due recognition in the Corporation and be followed by other Units that seek training. Training courses are an instrument of public policy for training and professional development, which is why they must be presented through guiding documents, and not simply cited as a way to improve the provision of a service and/or customer service to the public.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5508
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - MPPGSP Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos



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