DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Israel Corrêa-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-18T12:44:33Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationTAVARES, Israel Correa. Reflexões acerca da militarização das escolas públicas no Brasil a partir da implantação do projeto em uma escola pública no município de Parintins_AM. 2023. 16f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5466-
dc.description.abstractThis work is the result of the internship carried out in the Supervised Internship in History II discipline. It aims to point out some reflections about the implementation of the militarization project of public schools in Brazil based on some reflections on the experiences in the internship field school that was the Dom Gino Malvestio State School in Parintins/AM. The methodology is bibliographical research, for this we use published articles such as those by Silva e Silva (2019), Cafardo and Jarsen (2018), Pinheiro, Pereira, Sabino (2019) that address the theme of militarization. In this sense, I sought to identify which paths are being followed within the public education network to meet this project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Cívico-Militarespt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleReflexões acerca da militarização das escolas públicas no Brasil a partir da implantação do projeto em uma escola pública no município de Parintins_AMpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the militarization of public schools in Brazil based on the implementation of the project in a public school in the municipality of Parintins_AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-18T12:44:33Z-
dc.creator.ID05417885279pt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Mônica Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee1Medeiros, Mônica Xavier-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/840080952606622pt_BR
dc.contributor.referee2Bianchezzi, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3976946815719032pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Diego Omar da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2646291847306206pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto do estágio realizado na disciplina de Estágio Supervisionado em História II. Visa apontar algumas reflexões acerca da implantação do projeto de militarização das escolas públicas no Brasil a partir de algumas reflexões sobre as vivências na escola-campo do estágio que foi a Escola Estadual Dom Gino Malvestio em Parintins/AM. A metodologia é a pesquisa bibliográfica para isso utilizamos artigos publicados como os de Silva e Silva (2019), Cafardo e Jarsen (2018), Pinheiro, Pereira, Sabino (2019) que abordam a temática da militarização. Nesse sentido, procurei identificar quais os caminhos estão sendo seguidos dentro da rede de ensino pública para atender esse projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCAFARDO, R; JANSEN, R. Estudantes de colégios militares custam três vezes mais ao País. O Estado de São Paulo, 2018. Disponível em: https://politica. estadao.com.br/noticias/eleicoes,estudantes-de-colegio-militar-custam-tresvezes-mais-ao-pais,70002473230. Acesso em: 15 de outubro de 2022. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire, São Paulo, 2011. IBGE, Censo demográfico, 2010. 16 SILVA, Edileuza Fernandes. SILVA, Maria Abádia da. Militarização das escolas publicas no Distrito Federal: projetos de gestão em disputa. Revista e estudos aplicados em educação. V. 4, N. 8, jul/dez 2019. VELOSO, E, R; OLIVEIRA, N, P. Nós perdemos a consciência? Apontamentos sobre a militarização de escolas públicas estaduais de Ensino Médio no estado de Goiás. In: OLIVEIRA, I; SILVA, V (Orgs.). Estado de exceção escolar: uma avaliação crítica das escolas militarizadas. Aparecida de Goiânia: Escultura, 2016, p. 71-84. G1. Escolas Militares se destacam entre as 30 melhores do país no IDEB. BOM DIA BRASIL, 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/ noticia/2012/08/escolas-militares-se-destacam-entre-30-melhores-do-pais-noideb.html. Acesso em: 09 abr. 2019. AM em Pauta. Governo Federal confirma transformação do Dom Gino, de Parintins, em escola militar. ˂http\\AM em pauta.com.br Escolas-militares-do-amazonas-possuem-mais-de-100-denucias. Disponível em ˂http\\amazonas1.com.br\ SCALABRIN, Izabel Cristina. MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do Estágio Supervisionado nas licenciaturas. Disponível em: ˂http\\revistaunar.com.br\cientifica\documnetos\vol 7 n1 2013\3 a importância da pratica de estagio.pdf˃ Acesso em 14 de agosto. 2017. O Estado de São Paulo. Estudantes de colégios militares custam três vezes mais ao País. Disponível em: <www.estadao.com.br˃ G1. Governo decide encerrar programa de escolas cívico-militares. Disponível em: ˂http\\g1.globo.com˃2023.07.12pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.