DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5393
Title: A importância do uso das TIC’S na Educação Rural
Other Titles: The importance of using ICTs in Rural Education
Authors: Santos, Gabriel Prata dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Sicsú, Delma Pacheco
Keywords: Formação;Tecnologia da Informação;Ensino Remoto e Educação
Issue Date: 1-Apr-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SANTOS, Gabriel Prata dos. A importância do uso das TIC’S na Educação Rural. 2023. 57f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho abordou a importância do uso das TIC’S na educação rural, buscando compreender a maneira como os educadores e educandos utilizaram das tecnologias em meio a pandemia que assolou o mundo, causando rupturas em vários setores das sociedades incluindo na educação. Para tal a pesquisa teve como objetivo geral analisar se os alunos conseguiram adquirir algum conhecimento mediante ao Ensino Remoto, metodologia criada para contornar a covid 19 para que assim os alunos não perdessem o ano letivo. A metodologia utilizada para produção deste trabalho é de cunho bibliográfico buscando possíveis respostas para o fenômeno investigado, recorrendo aos procedimentos científicos intensivos, procurando interpretar os fatos inseridos nas ações do professor por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os resultados demonstram que as TICs são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da atualidade, haja vista que os alunos estão em constante contato com as tecnologias dentro e fora da escola, sendo assim, elas auxiliam em uma melhor contextualização das aulas, nas relações entre a teoria e a prática. O uso das TICs pelos professores, como recurso no processo de educação, deve servir de inovação pedagógica, mas para que isso ocorra, é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades do recurso tecnológico, para utilizá-lo como instrumento de aprendizagem.
Abstract: This research addressed the importance of the use of ICTs in rural education, seeking to understand the way in which educators and students used technologies in the midst of the pandemic that ravaged the world, causing disruptions in various sectors of societies, including education. To this end, the research had the general objective of analyzing whether students were able to acquire some knowledge through Remote Teaching, a methodology created to circumvent covid 19 so that students do not miss the school year. The methodology used to produce this work is of a bibliographic nature, seeking possible answers to the investigated phenomenon, resorting to intensive scientific procedures, seeking to interpret the facts inserted in the teacher's actions through qualitative research, of an exploratory nature. The results demonstrate that ICTs are fundamental in the current teaching and learning process, given that students are in constant contact with technologies inside and outside the school, therefore, they help in a better contextualization of classes, in the relationship between theory and practice. The use of ICTs by teachers, as a resource in the education process, must serve as a pedagogical innovation, but for this to occur, it is essential that the teacher has knowledge about the possibilities of the technological resource, to use it as a learning instrument.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5393
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância do uso das TIC’S na Educação Rural.pdf961,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.