DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gabriel Prata dos-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-11T12:42:25Z-
dc.date.issued2023-04-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriel Prata dos. A importância do uso das TIC’S na Educação Rural. 2023. 57f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5393-
dc.description.abstractThis research addressed the importance of the use of ICTs in rural education, seeking to understand the way in which educators and students used technologies in the midst of the pandemic that ravaged the world, causing disruptions in various sectors of societies, including education. To this end, the research had the general objective of analyzing whether students were able to acquire some knowledge through Remote Teaching, a methodology created to circumvent covid 19 so that students do not miss the school year. The methodology used to produce this work is of a bibliographic nature, seeking possible answers to the investigated phenomenon, resorting to intensive scientific procedures, seeking to interpret the facts inserted in the teacher's actions through qualitative research, of an exploratory nature. The results demonstrate that ICTs are fundamental in the current teaching and learning process, given that students are in constant contact with technologies inside and outside the school, therefore, they help in a better contextualization of classes, in the relationship between theory and practice. The use of ICTs by teachers, as a resource in the education process, must serve as a pedagogical innovation, but for this to occur, it is essential that the teacher has knowledge about the possibilities of the technological resource, to use it as a learning instrument.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto e Educaçãopt_BR
dc.titleA importância do uso das TIC’S na Educação Ruralpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of using ICTs in Rural Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-11T12:42:25Z-
dc.creator.ID039816152-63pt_BR
dc.contributor.advisor1Sicsú, Delma Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee1Sicsu, Delma Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luís Alberto Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.contributor.referee3Nogueira, Keyla Regina Pontes-
dc.description.resumoEste trabalho abordou a importância do uso das TIC’S na educação rural, buscando compreender a maneira como os educadores e educandos utilizaram das tecnologias em meio a pandemia que assolou o mundo, causando rupturas em vários setores das sociedades incluindo na educação. Para tal a pesquisa teve como objetivo geral analisar se os alunos conseguiram adquirir algum conhecimento mediante ao Ensino Remoto, metodologia criada para contornar a covid 19 para que assim os alunos não perdessem o ano letivo. A metodologia utilizada para produção deste trabalho é de cunho bibliográfico buscando possíveis respostas para o fenômeno investigado, recorrendo aos procedimentos científicos intensivos, procurando interpretar os fatos inseridos nas ações do professor por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os resultados demonstram que as TICs são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da atualidade, haja vista que os alunos estão em constante contato com as tecnologias dentro e fora da escola, sendo assim, elas auxiliam em uma melhor contextualização das aulas, nas relações entre a teoria e a prática. O uso das TICs pelos professores, como recurso no processo de educação, deve servir de inovação pedagógica, mas para que isso ocorra, é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades do recurso tecnológico, para utilizá-lo como instrumento de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesACRI, Marcelo Cristiano; RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. O letramento digital docente na BNCC: o uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa. Estudos Linguísticos, v.51, n.1, 2022. Disponpivel em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3252. Acessado em: 20 de setembro de 2022. ALMEIDA, Aline Florêncio de; COSTA, Dalilla Limeira da; HISSA, Débora Liberato Arruda. Concepções de Letramento Digital em Curso de Formação Docente. Trem de Letras, v.8, n.3, 2021.p.50 Disponível em: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1775. Acessado em: 20 de setembro de 2022. ALVES, Fernanda Kelly da Silva et al. Formação docente e os desafios do ensino remoto nas aulas de Língua Portuguesa. VIII Encontro Nacional das Licenciaturas – ENALIC, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA_ID369_29102021175324.pdf. Acessado em: 20 de setembro de 2022. ARAÚJO, Selimara Dutra da Silva. O ensino remoto emergencial e estágio curricular obrigatório: uma experiência no curso de Pedagogia no município de Caicó/RN. 2021. 54f.Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2021. ARROYO, Miguel Gonzalez e Fernandes, Bernardo Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Caderno 2. Brasília, DF: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. p. 14-29. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/donload/3081/2816/ acessado em: 15 de setembro de 2022. ARROYO, Miguel Gonzalez. Palestra sobre a educação básica e movimentos sociais. In: ARROYO, Miguel G.; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação Básica e o movimento social do campo. Caderno 3. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. BEHAR, P.A. O ensino Remoto emergencial e a Educação a distância. UFRG,2020. Disponível em https://wwwufrgs.br/coronavirius/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educação-a-distancia BRASIL. Ministério da Saúde Corona Vírus. Sobre a doença- Brasília, 2020. Disponível em https://coronavirus.saude,gov.br/sobre-a-doença. CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (org.). Por uma Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação nacional Por Uma Educação do Campo, 2004. CALDART, Roseli Salete. Sobre Educação do Campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos (org.). Educação do Campo: campo- políticas públicas – educação. Brasília: Incra; MDA, 2006 109 p.; 19cm -- (NEAD Especial; 10), p.67-87. 52 CAMINI, Patrícia; FREITAS, Alice Teixeira de. Ensino Remoto na pandemia de COVID-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Revista Teias, v.23, n.68, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/60952. Acessado em: 15 de setembro de 2022. ENCARNAÇÃO, Grazielle Oliveira da. Os desafios dos letramentos digitais no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas estaduais do bairro de são Caetano, Salvador. 2022. 49 f. Monografia (Bacharelado em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e reinventar. SINEPE/RS. Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reiventar FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Pratica educativa/ São Paulo, Paz e Terra, FREITAS, Helena Célia de Abreu. Rumos da Educação do Campo. Revista em Aberto, Brasília, 2011, v. 24, n. 85, p. 35-49, abr. 2011. GARÇIA, Tania Cristina Meira et.al. Ensino Remoto emergencial; proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/ UFRN,2020 GUIMARÃES, Ângelo de Moura; RIBEIRO, Atônio Mendes. Introdução às tecnologias da informação e da comunicação: tecnologia da informação e da comunicação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017. JESUS, Pâmela Tainan Nascimento de. Impactos educacionais causados pela pandemia. 2021. 62 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Universitário AGES, Paripiranga, Bahia, 2021. LIMA, Hommel Almeida de Barros; NETO, Ivaldo Barbosa da Mota. Desafios encontrados pela docência no ensino remoto diante da pandemia: uma revisão bibliográfica. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.7, n.4, 2021. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/940. Acessado em: 15 de setembro de 2022. MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.28, n.4, out.-dez. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/?lang=pt&format=pdf. Acessado em: 15 de setembro de 2022. MARTINS, Ernane Rosa (org.). Tecnologia da informação e comunicação: pesquisas em inovações tecnológicas. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021. MELIM, Juliana Iglesias; MORAES, Lívia de Cássia Godoi. Projeto neoliberal, ensino remoto e pandemia: professores entre o luto e a luta. Germinal: marxismo e educação em debate, v.13, n.1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43547. Acessado em: 15 de setembro de 2022. MIRANDA. R.G. Informática na Educação: representações sociais do cotidiano3. Ed. São Paulo: cortez. 2006 MONTEIRO, Rysian Lohse et al. Leitura, escrita e letramento digital: como a tecnologia pode influenciar o ensino de Língua Portuguesa na escola. Revista Philologus, v.27, n.81, 2021. Disponível em: https://www.revistaphilologus.org.br/index.php/rph/article/view/972. Acessado em: 20 de setembro de 2022. MOREIRA, Rosane de Paula; MORATO, Rafael dos Santos. Educação 4.0 e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s): a educação em Direitos Humanos no uso do Whatsapp. SCIAS. Direitos Humanos e Educação, Belo Horizonte, v.3, n.1 p. 95-117, 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasdireitoshumanoseducacao/article/view/4594. Acessado em: 15 de setembro de 2022. OLIVEIRA, K. Z. L. DE. Tecnologias digitais como recursos pedagógicos. Cajazeiras: 2018. Disponível em: <http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5988>. Acesso em: 27 mar. 2022. SAE DIGITAL. O que São as Aulas Remota. Disponíveis em: https://saedigital/aulasremotsas/ SILVA, M. N. DA; MENDANHA, J. F. A importância da Ferramenta Tecnológica no Contexto Educacional. ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, v. 7, n. 1, p. 1, jan. 2014. SOARES, T.L O uso da Internet no ensino de Língua Portuguesa Na Perspectiva do Professor de Ensino fundamental e médio. Disponível em https//www.webartigos.com/artigo/o-uso-da-internet-no-ensino-de-lingua-portugues-na-perspectiva-do-professor-de-ensnino-fundamental-e-medio/89263/ TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 10 de fevereiro de 2023.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância do uso das TIC’S na Educação Rural.pdf961,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.