DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Nilciana Machado de-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-05T15:11:58Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Nilciana Machado de. Cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio. 2023. 26f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5385-
dc.description.abstractThis course conclusion article discusses the culture and education of female nobility in Homer and Virgil, highlighting the influences of Homer (Odyssey) on Virgil's work (Aeneid), thus showing the divergences and similarities between selected female characters from both epics. There are many differences between Homeric and Virgilian women. Homer's women actually belong to the Greek nobility; Virgílio's women are foreigners, in the case of Dido, and indigenous in the case of Camila, Dido and Amata. However, they all follow an exemplary way of life. Furthermore, we can see that poets converge and diverge in their conceptions of culture and education, even though Homer is the main archetype, Virgil goes beyond the border and is inspired by values that are typical of Roman women.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Latinapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAretépt_BR
dc.subjectMulheres.pt_BR
dc.titleCultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgíliopt_BR
dc.title.alternativeCulture and education of female nobility in Homer and Virgilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-05T15:11:58Z-
dc.creator.ID98267949291pt_BR
dc.contributor.advisor1Grizoste, Weberson Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595958464572167pt_BR
dc.contributor.referee1Grizoste , Weberson Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595958464572167pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Dilce Pio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763557471019923pt_BR
dc.contributor.referee3Cerdeira, Weslley Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093734235350350pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo de conclusão de curso traz a cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio evidenciando a influências de Homero (Odisséia) na obra de Virgilio (Eneida), mostrando assim as divergências e semelhanças entre selecionadas personagens femininas de ambas as epopeias. Há muitas diferenças entre as mulheres homéricas e virgilianas. As mulheres de Homero de fato pertencem a nobreza grega; as mulheres de Virgílio são estrangeiras, o caso de Dido, e indígenas o caso de, Camila, Dido e Amata. No entanto todas elas seguem um modo de vida exemplar. Além disso podemos perceber que os poetas convergem e divergem em suas concepções de cultura e educação, mesmo Homero sendo o principal arquétipo, Virgílio ultrapassa a fronteira e inspira-se em valores que são próprios das mulheres romanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesADRIANO Maria Helena Felício. A construção da feminilidade na Eneida de Virgílio. Orientador. Luís Henrique Milani Queriquelli.2021. 56 f. TCC-Curso de Letras/Português, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis,2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224468. Acesso em: 10 dez. 2021. AUERBACH, Erich. Mimesis A representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo, Perspectiva, 2001. CARCOPINO, Jerome; FRIEDLAENDER, Ludwig; Apud SAHAD, Fábio Bacila. As mulheres de Virgílio: a representação do feminino na Eneida. Minas Gerais, Cad. Esp. Fem, Uberlândia/MG, v. 24, n. 2, p. 447-466, 2011. CARVALHO, A. F. Representação da mulher na Poesia Latina. Olho d’água. São José do Rio Preto,v. 1, n. 1, p. 135-145, 2009. SILVEIRA Apud EFRAIM, Raquel. Penélope tecelã de enganos. Rev. Kínesis, Vol. IV; n. 08, Dezembro, 2012, p.135-146. EFRAIM, Raquel. Penélope tecelã de enganos. Rev. Kínesis, Vol. IV; n. 08, Dezembro, 2012,p.135-146. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa? São Paulo, ed. Atlas, 2002. GRIZOSTE, Fernandes Weberson. Os Timbiras: os paradoxos antiépicos da Ilíada Brasileira Uma Eneida Brasileira? Coimbra: Universidade de Coimbra Teses, 2014. HOMERO, Odisséia (em versos). Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. JAEGER, Werner, Paideia: A formação do homem grego. trad. Artur M. Pereira, São Paulo, Martins Fontes, 2013. PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de História Da Cultura Clássica. Ed. Fundação aloust Gulbenkian, Lisboa, 1990. PEREIRA, Virgínia. Semente de Frustação na Eneida. In MEDEIROS. Walter de, ANDR, Carlos Ascenso, PEREIRA, Virgínia Soares, A Eneida em contraluz, Coimbra Instituto de Estudos Clássicos,1992,77-130. PINHEIRO, Cristina Santos, O Percurso de Dido Rainha de Cartago na Literatura Latina. Coimbra, Clássica Digitália 2010. 25 SAHAD, Fábio Bacila. As mulheres de Virgílio: a representação do feminino na Eneida. Minas Gerais, Cad. Esp. Fem, Uberlândia/MG, v. 24, n. 2, p. 447-466, 2011. VIEGAS, Alessandra Serra. Arete: a virtude em si na Odisséia é uma mulher. Calíope Presença Clássica. Rio de Janeiro. Ano XXIV. Numero 34. p.4-18, 2017. VIRGÍLIO. Eneida. Trad. David Jardim Junior. São Paulo: Ediouro, 1991. ___________ Eneida. Trad. Tassilo Orpheu Spalding. São Paulo: Cultrix, 1999.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cultura e educação da nobreza feminina em Homero e Virgílio.pdf281,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.