DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5371
Titel: Contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança : revisão integrativa
Sonstige Titel: Contributions of swimming to children's cognitive and physical development: integrative review
Autor(en): Silva, Luiz Carlos Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Vinicius Azevedo
Stichwörter: Natação;Desempenho acadêmico;Ensino fundamental e médio
Erscheinungsdatum: 6-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O estudo apresentado trata-se de uma revisão de literatura, que buscou nos artigos existentes responder quais são as contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico para a criança. O objetivo geral deste artigo é expor as contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança. O artigo consiste em uma revisão integrativa, no qual foram coletados artigos relacionados ao tema Contribuições da Natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança, utilizando a BVS e Scielo como principais plataformas de pesquisa bibliográfica, foi utilizado descritores separados no Decs da própria BVS. Os resultados foram categorizados em um quadro sinóptico no qual foram classificados os objetivos, metodologia e resultados dos artigos selecionados, para poder embasar o conteúdo exposto no artigo. Para responder quais são as contribuições da natação para desenvolvimento cognitivo e físico da criança conclui-se que houve necessidade de um aprofundamento maior por não haver um conteúdo mais especifico voltado para as contribuições da natação para desenvolvimento cognitivo e físico da criança. Por tratar-se de um tema a se explorar na área da educação física escolar, necessita-se de mais pesquisas voltadas para essa área, com coletas de amostras maiores para poder consolidar a ideai e concretizar o objetivo principal do artigo
Zusammenfassung: The present study is a literature review, which sought in the existing articles to answer what are the contributions of swimming to cognitive and physical development for the child. The general objective of this paper is to expose the contributions of swimming to the cognitive and physical development of children. The article consists of an integrative review, in which articles related to the theme Swimming Contributions to the cognitive and physical development of the child were collected, using the VHL and Scielo as the main bibliographic research platforms. Separate descriptors were used in the VHL Decs. The results were categorized in a synoptic framework in which the objectives, methodology and results of the selected articles were classified, in order to support the content exposed in the article. To answer what are the contributions of swimming to cognitive and physical development of the child it is concluded that there was a need for further deepening because there is no more specific content focused on the contributions of swimming for cognitive and physical development of the child. As this is an issue to be explored in the area of school physical education, further research is needed in this area, with larger sample collections to be able to consolidate the idea and achieve the main objective of the article
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5371
Enthalten in den Sammlungen:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.