DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luiz Carlos Barbosa da-
dc.date.available2023-11-23-
dc.date.available2023-11-24T14:24:56Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5371-
dc.description.abstractThe present study is a literature review, which sought in the existing articles to answer what are the contributions of swimming to cognitive and physical development for the child. The general objective of this paper is to expose the contributions of swimming to the cognitive and physical development of children. The article consists of an integrative review, in which articles related to the theme Swimming Contributions to the cognitive and physical development of the child were collected, using the VHL and Scielo as the main bibliographic research platforms. Separate descriptors were used in the VHL Decs. The results were categorized in a synoptic framework in which the objectives, methodology and results of the selected articles were classified, in order to support the content exposed in the article. To answer what are the contributions of swimming to cognitive and physical development of the child it is concluded that there was a need for further deepening because there is no more specific content focused on the contributions of swimming for cognitive and physical development of the child. As this is an issue to be explored in the area of school physical education, further research is needed in this area, with larger sample collections to be able to consolidate the idea and achieve the main objective of the articlept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.titleContribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança : revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeContributions of swimming to children's cognitive and physical development: integrative reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-24T14:24:56Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Vinicius Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439187681387352pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresentado trata-se de uma revisão de literatura, que buscou nos artigos existentes responder quais são as contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico para a criança. O objetivo geral deste artigo é expor as contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança. O artigo consiste em uma revisão integrativa, no qual foram coletados artigos relacionados ao tema Contribuições da Natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança, utilizando a BVS e Scielo como principais plataformas de pesquisa bibliográfica, foi utilizado descritores separados no Decs da própria BVS. Os resultados foram categorizados em um quadro sinóptico no qual foram classificados os objetivos, metodologia e resultados dos artigos selecionados, para poder embasar o conteúdo exposto no artigo. Para responder quais são as contribuições da natação para desenvolvimento cognitivo e físico da criança conclui-se que houve necessidade de um aprofundamento maior por não haver um conteúdo mais especifico voltado para as contribuições da natação para desenvolvimento cognitivo e físico da criança. Por tratar-se de um tema a se explorar na área da educação física escolar, necessita-se de mais pesquisas voltadas para essa área, com coletas de amostras maiores para poder consolidar a ideai e concretizar o objetivo principal do artigopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Patrícia A. de; BARBOSA, Valéria R.C.; DIAS, Matheus C.; NEIVA, Cassiano M. Efeitos da prática da natação adaptada sobre o perfil bioquímico e o estado de condicionamento físico estado de condicionamento físico de indivíduos com lesão medular de indivíduos com lesão medular. Revista Medicina, Ribeirão Preto: SP, 2011. CHICON, José Francisco; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de; FONTES, Alayanne Silva. Atividades lúdicas no meio aquático: possibilidades para a inclusão. Movimento, Porto Alegre: RS, v.19, n.02, abr/jun de 2013. COSTA, Brunna Librelon; FREITAS, Ronilson Ferreira; SANTOS, Gustavo Souza; REIS, Vivianne Margareth Chaves Pereira; OGANDO, Betânia Maria Araújo Passos; ROCHA, Josiane Santos Brant. Agressividade de crianças inseridas no projeto nadar, de acordo com gênero, raça, atividades em tempo livre e comportamento dos pais. Pensar a Prática, Goiânia: GO, v.16, n.4, out/dez. 2013. LIMA, Josivaldo de Souza; MARTINS, João; MARQUES, Adilson; YÁÑEZ‐SILVA, Aquiles. Associação entre práticas de atividade física e desempenho acadêmico de estudantes chilenos do ensino fundamental e médio. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, vol.4, n.2, Porto Alegre: RS, abr/jun 2019. MACHADO, Paulo Xavier; BORGES, Vicente Cassepp; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco; KOLLER, Silvia Helena. O impacto de um projeto de educação pelo esporte no desenvolvimento infantil. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.11, n.1, jan/jun 2007. MARTINS, Vera; SILVA, António José; MARINHO, Daniel Almeida; COSTA, Aldo Matos. Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática prévia de natação em contexto escolar. Motricidade, vol.11, n.1, Ribeira de Pena: Portugal, mar. 2015. MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. A natação nas escolas do rio de janeiro do século XIX (1853-1889). Educação em Revista Belo Horizonte: BH, v.32, n.01, jan/mar 2016. MEREGE FILHO, Carlos Alberto Abujabra; ALVES, Cristiano Robles Rodrigues; NEVES, Willian das; LANCHA JUNIOR, Antonio Hebert.; GUALANO, Bruno; 21 COSTA, André dos Santos. Associação entre o nível de atividade física de lazer e o desempenho cognitivo em crianças saudáveis. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, vol.27, n.3, São Paulo: SP, jul/set 2013. PEREIRA, Camilla Rincon; CORREIA; Silmar Taujiro; RIBEIRO, Henrique Lima. Natação escolar: estratégia de ensino dentro do ambiente Escolar para o desenvolvimento psicomotor. Comunicação Oral Educação Física, Anápolis: GO, 2013. SCHNEIDER, Patrícia; MEYER, Flávia. Avaliação antropométrica e da força muscular em nadadores pré-púberes e púberes. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, vol.11, n.4, Niterói: RJ, jul./ago. 2005. SILVA, Jaqueline de Oliveira; MARTINS, Júlia Caetano; MORAIS, Rosane Luiza de Souza; GOMES, Wellington Fabiano. Influência da estimulação aquática no desenvolvimento de crianças de 0 a 18 meses: um estudo piloto. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo: SP, v.16, n.4, out./dez. 2009. SILVA, Marcelo Cozzensa da; QUINCOZES, Carla Gularte; SPIEKER, Christine Vieira. Prática Atual de Natação entre Indivíduos com Prática Passada. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Pelotas: RS, v.17, n.2, 2013.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições da natação para o desenvolvimento cognitivo e físico da criança - revisão integrativa.pdf277,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.