DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5351
Title: O conceito de metacognição aplicado à formação de enfermeiros : uma revisão de escopo
Other Titles: The concept of metacognition applied to nurse training - a scoping review
Authors: Guerreiro, Keully Tiffany Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Aschidamini, Cristiane
Keywords: Metacognição;Estudantes de enfermagem;educação em enfermagem
Issue Date: 30-Aug-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A metacognição é um conceito que possui implicações importantes para o processo de aprendizagem, podendo influenciar no desempenho acadêmico do estudante. No âmbito da formação de profissionais da saúde tem-se demonstrado que também tem correlação com pensamento crítico, tomada de decisão clínica e redução de erros diagnósticos, faz-se necessário compreender esse conceito para a enfermagem. Objetivo: Mapear a aplicação do conceito de metacognição na formação de enfermeiros. Método: Realizou-se uma revisão de escopo segundo as recomendações do instituto Joana Briggs. Resultados: De 122 artigos identificados nas bases de dados PubMed, Eric, Scielo e Bvs, foram inclusos 17 artigos após aplicar critérios de elegibilidade. Encontrou-se que a metacognição possui uma vasta aplicação para a formação do enfermeiro, em relação a efeitos sobre o aprendizado e fatores que influenciam esse conceito para que haja seu aumento entre os estudantes. Conclusão: A aplicação da metacognição deve ser explorada na universidade, em que ocorre a maior parte da formação do enfermeiro.
Abstract: Metacognition is a concept that has important implications for the learning process and can influence the student's academic performance. In the context of training health professionals, it has been demonstrated that it also has a correlation with critical thinking, clinical decision-making and reduction of diagnostic errors. It is necessary to understand this concept for nursing. Objective: To map the application of the concept of metacognition in the training of nurses. Method: A scoping review was carried out according to the recommendations of the Joana Briggs institute. Results: Of 122 articles identified in the PubMed, Eric, Scielo and Bvs databases, 17 articles were included after applying eligibility criteria. It was found that metacognition has a wide application for nursing training, in relation to effects on learning and factors that influence this concept so that it increases among students. Conclusion: The application of metacognition should be explored at university, where most of the nurse's training takes place.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5351
Appears in Collections:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.