DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5351
Título: O conceito de metacognição aplicado à formação de enfermeiros : uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): The concept of metacognition applied to nurse training - a scoping review
Autor(es): Guerreiro, Keully Tiffany Mota
Orientador(es): Aschidamini, Cristiane
Palavras-chave: Metacognição;Estudantes de enfermagem;educação em enfermagem
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: A metacognição é um conceito que possui implicações importantes para o processo de aprendizagem, podendo influenciar no desempenho acadêmico do estudante. No âmbito da formação de profissionais da saúde tem-se demonstrado que também tem correlação com pensamento crítico, tomada de decisão clínica e redução de erros diagnósticos, faz-se necessário compreender esse conceito para a enfermagem. Objetivo: Mapear a aplicação do conceito de metacognição na formação de enfermeiros. Método: Realizou-se uma revisão de escopo segundo as recomendações do instituto Joana Briggs. Resultados: De 122 artigos identificados nas bases de dados PubMed, Eric, Scielo e Bvs, foram inclusos 17 artigos após aplicar critérios de elegibilidade. Encontrou-se que a metacognição possui uma vasta aplicação para a formação do enfermeiro, em relação a efeitos sobre o aprendizado e fatores que influenciam esse conceito para que haja seu aumento entre os estudantes. Conclusão: A aplicação da metacognição deve ser explorada na universidade, em que ocorre a maior parte da formação do enfermeiro.
Abstract: Metacognition is a concept that has important implications for the learning process and can influence the student's academic performance. In the context of training health professionals, it has been demonstrated that it also has a correlation with critical thinking, clinical decision-making and reduction of diagnostic errors. It is necessary to understand this concept for nursing. Objective: To map the application of the concept of metacognition in the training of nurses. Method: A scoping review was carried out according to the recommendations of the Joana Briggs institute. Results: Of 122 articles identified in the PubMed, Eric, Scielo and Bvs databases, 17 articles were included after applying eligibility criteria. It was found that metacognition has a wide application for nursing training, in relation to effects on learning and factors that influence this concept so that it increases among students. Conclusion: The application of metacognition should be explored at university, where most of the nurse's training takes place.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5351
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito de metacognição aplicado à formação de enfermeiros - uma revisão de escopo.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.