DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5317
Titel: Trabalho de conclusão de curso e sua relevânncia cientìfica para a graduação em enfermagem
Sonstige Titel: Course conclusion work and its scientific relevance for nursing graduation
Autor(en): Silva, Gabriele Brandão da
metadata.dc.contributor.advisor1: Torrente, Gisele
Stichwörter: Enfermagem;Enfermagem baseada em evidências;Pesquisa em enfermagem;Indicadores de produção científica;Evidence-based nursing
Erscheinungsdatum: 1-Aug-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Analisar a produção científica no curso de graduação em enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa documental retrospectiva de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no acervo da Biblioteca Central incluiu-se 70 monografias defendidas e aprovadas entre os anos de 2014 a 2016 do curso de graduação em enfermagem numa universidade estadual do Amazonas. As informações coletadas foram agrupadas em uma base de dados no Microsoft Excel® e submetida a análise descritiva e destacado o nível de evidência científica conforme a estrutura do Instituto Joana Briggs e as áreas de interesse dos produtos científicos. Resultados: Nos 70 estudos notifica-se que 40 (57,1%) dos estudos adotaram a abordagem quantitativa e predomínio do tipo descritivo com 18 (25,7%) nas seguintes áreas de interesse Saúde do Adulto e idoso com 15,7%; Saúde da Criança e do adolescente 15,7%, Saúde Coletiva 14,4%. Em relação ao nível de evidência científica considerando a estrutura do Instituto Joana Briggs pontua-se que 12 (17,14%) dos trabalhos estão no nível IV provenientes de pesquisas de caráter descritivo, oito (11,42%) possuem nível III.2 de evidências obtidas de estudos de coorte. Conclui-se que a pesquisa tem potencial de importância para ampliar os conhecimentos sobre o perfil das produções científicas do curso de graduação de enfermagem
Zusammenfassung: Analyze scientific production in the undergraduate nursing course. Method: This is a retrospective documentary research with a quantitative approach. The data was collected from the Central Library collection and included 70 monographs defended and approved between the years 2014 and 2016 of the undergraduate nursing course at a state university in Amazonas. The information collected was grouped into a Microsoft Excel® database and subjected to descriptive analysis, highlighting the level of scientific evidence according to the structure of the Joana Briggs Institute and the areas of interest of the scientific products. Results: In the 70 studies, it is noted that 40 (57.1%) of the studies adopted the quantitative approach and predominance of the descriptive type with 18 (25.7%) in the following areas of interest Adult and elderly health with 15.7% ; Child and adolescent health 15.7%, Public health 14.4%. Regarding the level of scientific evidence considering the structure of the Joana Briggs Institute, it is noted that 12 (17.14%) of the works are at level IV from descriptive research, eight (11.42%) have level III.2 of evidence obtained from cohort studies. It is concluded that the research has potential importance in expanding knowledge about the profile of scientific productions in the undergraduate nursing course
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5317
Enthalten in den Sammlungen:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Trabalho de conclusão de curso e sua relevânncia cientìfica para a graduação em enfermagem.pdf610,71 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.