DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5083
Title: Poluiçõa dos corpos aquáticos por resíduos plásticos: Oficina temática como ferramenta para o Ensino de Química
Other Titles: Pollution of aquatic bodies by plastic waste: thematic workshop as a tool for teaching Chemistry
Authors: Franquelino, Jezica Cabral
metadata.dc.contributor.advisor1: Pacheco, Viviane Fagundes
Keywords: Oficina temática;Thematic workshop;Ensino de ciências;Science teaching;Cotidiano;Daily
Issue Date: 10-Nov-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Considerando a importância que o Ensino de Ciências tem para contribuir com o processo de alfabetização científica dos alunos, este trabalho apresenta uma análise sobre oficinas temáticas para o ensino de Química como uma proposta metodológica que busca trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma contextualizada abordando termos do cotidiano que podem ser de aspectos sociais, ambientais, políticos entre outros, auxiliando o aluno para que esteja envolvido ativamente no processo de construção de seu próprio conhecimento. Neste contexto, a oficina temática tem se mostrado uma proposta bastante relevante, pois possibilita trabalhar com atividades que proporcionam aos alunos envolvidos momentos de reflexões, exposição de ideias e propostas de soluções para determinado problema, contribuindo para que o aluno seja capaz de tomar decisões, pensar criticamente e participar responsável e democraticamente da sociedade em que está inserido.
Abstract: Considering the importance that Science Teaching has in contributing to the process of scientific literacy of students, this work presents an analysis of thematic workshops for teaching Chemistry as a methodological proposal that seeks to work on content in classroom in a contextualized way, addressing everyday terms that may be aspects social, environmental, political, among others, helping the student to be involved actively in the process of building their own knowledge. In this context, the workshop theme has proven to be a very relevant proposal, as it makes it possible to work with activities that provide the students involved with moments of reflection, exposure of ideas and proposals for solutions to a given problem, helping the student to be able to make decisions, think critically and participate responsibly and democratically in society that is inserted.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5083
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.