DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5037
Título: As aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democrática
Título(s) alternativo(s): A kindergarten teacher's science lessons: the needs and potential of a democratic school
Autor(es): Moreira, Guiana da Silva
Orientador(es): Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de
Palavras-chave: Ensino de ciências;Atuação do professor;Educação infantil;Science teaching;Teacher performance;Early childhood education
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MOREIRA, Guiana da Silva. As aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democrática. 2018. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A presente monografia tem como tema “As aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democrática”. Foi por meio do estágio do curso de pedagogia realizado em três períodos que esse interesse pelo tema do ensino pelo Ensino de Ciências da Educação Infantil se consolidou. A ciências naturais passou por diversas transformações com decorrer do tempo e sua forma de ensinar também se inovou, por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar de lado seus conhecimentos prévios e valorizando suas curiosidades, pois esta é a base mais importante nesse conteúdo. Entendemos que as inovações na escola, principalmente com o surgimento da escola democrática que tem novas metodologias têm exigido do professor atualização dos seus conhecimentos científicos e novas aportes ou nova abordagem tanto metodológica quanto interdisciplinar para que tenha resultados favoráveis conforme o modelo da escola democrática. Tendo como objetivo desse trabalho foi investigar e acompanhar uma professora na sua atuação no espaço da educação infantil e levantar as possibilidades e potencialidades da escola democrática. Esta pesquisa promoveu uma reflexão da prática docente atrelada ao diálogo sobre as diferentes vivências das professoras, proporcionando novos significados que poderão ser incorporadas às suas práticas nas situações concretas de ensino, para além do ensino de ciências, identificamos os laços de afetividades entre alunos e professora. O trabalho está organizado em três capítulos que se completam no sentido de responder as questões que norteiam o estudo. Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Atuação do Professor. Educação Infantil.
Abstract: The theme of this monograph is "The science lessons of a kindergarten teacher: the needs and potential of a needs and potential of a democratic school". It was through the internship in the pedagogy course, which took place over three periods, that this interest in the subject of in teaching science in early childhood education was consolidated. A The natural sciences have undergone various transformations over time and the way they are taught way of teaching it has also innovated, which is why teachers must be increasingly prepared to prepared to work with this content in early childhood education classes, because teaching science means working with the student's natural and social environment without neglecting their previous and valuing their curiosity, as this is the most important basis for this content. this content. We understand that innovations in schools, especially with the emergence of democratic schools with new methodologies, have demanded that teachers teacher to update their scientific knowledge and new approaches, both methodological and interdisciplinary. approach, both methodological and interdisciplinary, in order to achieve favorable results the democratic school model. The aim of this was to investigate and accompany a teacher in her work in early childhood education and to the possibilities and potential of a democratic school. school. This research promoted reflection on teaching practice linked to dialog about the different experiences of the teachers, providing new meanings that can be incorporated into their practices in concrete teaching situations beyond science teaching, we identified the bonds of affection between students and teachers. between students and teachers. The work is organized into three chapters that in order to answer the questions guiding the study. Keywords: Science teaching. Teacher performance. Early childhood education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5037
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.