DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Guiana da Silva-
dc.date.available2023-09-14T14:00:41Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationMOREIRA, Guiana da Silva. As aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democrática. 2018. 43 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5037-
dc.description.abstractThe theme of this monograph is "The science lessons of a kindergarten teacher: the needs and potential of a needs and potential of a democratic school". It was through the internship in the pedagogy course, which took place over three periods, that this interest in the subject of in teaching science in early childhood education was consolidated. A The natural sciences have undergone various transformations over time and the way they are taught way of teaching it has also innovated, which is why teachers must be increasingly prepared to prepared to work with this content in early childhood education classes, because teaching science means working with the student's natural and social environment without neglecting their previous and valuing their curiosity, as this is the most important basis for this content. this content. We understand that innovations in schools, especially with the emergence of democratic schools with new methodologies, have demanded that teachers teacher to update their scientific knowledge and new approaches, both methodological and interdisciplinary. approach, both methodological and interdisciplinary, in order to achieve favorable results the democratic school model. The aim of this was to investigate and accompany a teacher in her work in early childhood education and to the possibilities and potential of a democratic school. school. This research promoted reflection on teaching practice linked to dialog about the different experiences of the teachers, providing new meanings that can be incorporated into their practices in concrete teaching situations beyond science teaching, we identified the bonds of affection between students and teachers. between students and teachers. The work is organized into three chapters that in order to answer the questions guiding the study. Keywords: Science teaching. Teacher performance. Early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtuação do professorpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectTeacher performancept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleAs aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democráticapt_BR
dc.title.alternativeA kindergarten teacher's science lessons: the needs and potential of a democratic schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-14T14:00:41Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126167086142764pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como tema “As aulas de ciências de uma professora da educação infantil: necessidades e potencialidades da escola democrática”. Foi por meio do estágio do curso de pedagogia realizado em três períodos que esse interesse pelo tema do ensino pelo Ensino de Ciências da Educação Infantil se consolidou. A ciências naturais passou por diversas transformações com decorrer do tempo e sua forma de ensinar também se inovou, por tal motivo o professor deve estar cada vez mais preparado para atuar com este conteúdo nas turmas de educação infantil, pois ensinar ciências é trabalhar o meio natural e social do aluno sem deixar de lado seus conhecimentos prévios e valorizando suas curiosidades, pois esta é a base mais importante nesse conteúdo. Entendemos que as inovações na escola, principalmente com o surgimento da escola democrática que tem novas metodologias têm exigido do professor atualização dos seus conhecimentos científicos e novas aportes ou nova abordagem tanto metodológica quanto interdisciplinar para que tenha resultados favoráveis conforme o modelo da escola democrática. Tendo como objetivo desse trabalho foi investigar e acompanhar uma professora na sua atuação no espaço da educação infantil e levantar as possibilidades e potencialidades da escola democrática. Esta pesquisa promoveu uma reflexão da prática docente atrelada ao diálogo sobre as diferentes vivências das professoras, proporcionando novos significados que poderão ser incorporadas às suas práticas nas situações concretas de ensino, para além do ensino de ciências, identificamos os laços de afetividades entre alunos e professora. O trabalho está organizado em três capítulos que se completam no sentido de responder as questões que norteiam o estudo. Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Atuação do Professor. Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, P. 51-64, julho/ 2001. ARCE, Alessandra. MARTINS, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2. Ed. Campinas, São Paulo: Alínea, 2012. ARCE, Alessandra. SILVA, Débora A. S. M. VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na Educação Infantil. 1 ed. Campinas, São Paulo: Alínea, 2011. ARCE. Alessandra, org. O trabalho pedagógico com crianças de até três anos. 1 ed. Campinas, São Paulo: Alínea, 2014. ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de. Janeiro: LTC, 1981. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998, volume: 1 e 2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. GIL-PÉRES, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. (Coleção Questões da Nossa época; v.26) 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2006. 35 CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, jan/fev/mar/abr., 2003b. CRAIDY, Carmen Maria. KAERCHER, Gládis Elise. Educação Infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001. Novo Dicionário Aurélio da Língua portuguesa. 3ª.ed. São Paulo, Positivo, 2004. Pp498-499. CORSARO, W. Somos amigos, certo?: dentro das culturas infantis. Washington, DC: Joseph Henry, 2003. DEMO, Pedro. Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento. RJ: Editora Vozes, 2004, 4° edição. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, 1989. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. MATOAN, Maria Teresa Ègler. Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2000. 36 PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e o sentido do trabalho escolar. Porto-PT: Porto Editora, 1995. PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012. SARMENTO, Manoel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Universidade do Minho; Lisboa-Portugal. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez. 2011. SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.40, p Jan./Abril p. 143-155, 2009. SEMED. Projeto Político Pedagógico. Manaus 2017. TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. UWE,Flick. Qualidade na pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Artmed, 2009. PIAGET, Jean. A formação simbólica da criança. Rio de Janeiro: Zhar, 1975. PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? São Paulo: Cortez. p. 83, 2001. ROCHA, Luciana Caprice Silva Santos da.Formação de professores na Educação Infantil. Revista Projeção e Docência, Brasília, v.3, n.1. P.28-36,2012. SHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. VASCONCELOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico – do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7ª Ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006. 37 VIGOTSKY, L. S. A formação sócia da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. LORENZETTI, L.: DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3 n. 1. Jun. 2001. ZABALA, Antoni. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.