DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5028
Title: O professor de educação infantil e os desafios de ensinar
Other Titles: The early childhood teacher and the challenges of teaching
Authors: Oliveira, Daiane Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Kelly Christiane Silva de
Keywords: Ensinar;Aprender;Educação Infantil;Teaching;Learning;Early childhood education
Issue Date: 24-Oct-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Daiane Rodrigues de. O professor de educação infantil e os desafios de ensinar. 2022. 27 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender os processos de ensinar e aprender com crianças de 5 anos na educação infantil. Diante disso, estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos dos professores da educação infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos realizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o estágio I. Pesquisamos em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Neste percurso, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário semiestruturado, aplicados a duas professoras da educação infantil visando compreender suas concepções sobre os processos de ensinar e aprender. Na análise de dados, foi possível perceber uma estreita relação entre o processo de ensino e aprendizagem. O professor possui um papel fundamental nesse processo, de planejar e organizar as situações de ensino, visando elaborar para a construção da aprendizagem, a ser realizada pelas crianças. Palavras-chave: Ensinar. Aprender. Educação Infantil.
Abstract: The general objective of this study was to understand the processes of teaching and learning with 5-year-olds in early childhood education. With this in mind, specific objectives were: a) to understand the relationship between teaching and b) to identify teaching practices that hinder the learning process learning process; c) to find out about early childhood education teachers' concepts of teaching and teaching and learning. To achieve these objectives, we carried out bibliographical research and field research during internship I. We researched in a 2nd period class, following the development of the pedagogical pedagogical practices carried out by the teacher in the classroom. Along the way, we adopted a qualitative approach and used the following as data collection tools observation, a field notebook and a semi-structured questionnaire. semi-structured questionnaire, applied to two early childhood education teachers in order to understand their conceptions of the processes of teaching and learning. In the analysis, it was possible to see a close relationship between the teaching and learning process. learning process. The teacher plays a fundamental role in this process, planning and organizing teaching and organizing teaching situations, with the aim of developing the children's learning. learning to be carried out by the children. Keywords: Teaching. Learning. Early childhood education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5028
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O professor de educação infantil e os desafios de ensinar.pdf567,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.