DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Daiane Rodrigues de-
dc.date.available2023-09-11T13:50:54Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daiane Rodrigues de. O professor de educação infantil e os desafios de ensinar. 2022. 27 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5028-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to understand the processes of teaching and learning with 5-year-olds in early childhood education. With this in mind, specific objectives were: a) to understand the relationship between teaching and b) to identify teaching practices that hinder the learning process learning process; c) to find out about early childhood education teachers' concepts of teaching and teaching and learning. To achieve these objectives, we carried out bibliographical research and field research during internship I. We researched in a 2nd period class, following the development of the pedagogical pedagogical practices carried out by the teacher in the classroom. Along the way, we adopted a qualitative approach and used the following as data collection tools observation, a field notebook and a semi-structured questionnaire. semi-structured questionnaire, applied to two early childhood education teachers in order to understand their conceptions of the processes of teaching and learning. In the analysis, it was possible to see a close relationship between the teaching and learning process. learning process. The teacher plays a fundamental role in this process, planning and organizing teaching and organizing teaching situations, with the aim of developing the children's learning. learning to be carried out by the children. Keywords: Teaching. Learning. Early childhood educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinarpt_BR
dc.subjectAprenderpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleO professor de educação infantil e os desafios de ensinarpt_BR
dc.title.alternativeThe early childhood teacher and the challenges of teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-11T13:50:54Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Kelly Christiane Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1196386667892565pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Nataliana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930869909835242pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Michelle Nunes da-
dc.description.resumoNo presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender os processos de ensinar e aprender com crianças de 5 anos na educação infantil. Diante disso, estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos dos professores da educação infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos realizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o estágio I. Pesquisamos em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Neste percurso, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário semiestruturado, aplicados a duas professoras da educação infantil visando compreender suas concepções sobre os processos de ensinar e aprender. Na análise de dados, foi possível perceber uma estreita relação entre o processo de ensino e aprendizagem. O professor possui um papel fundamental nesse processo, de planejar e organizar as situações de ensino, visando elaborar para a construção da aprendizagem, a ser realizada pelas crianças. Palavras-chave: Ensinar. Aprender. Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, R.P.W. Se essa escola fosse minha. A organização da educação infantil e o grupo de crianças em contexto escolar. 2009. Disponível em: http://www.sapientia.pucsp.br/tde busca/arquivo.Php?Cadarquivo=8582. Acesso em 11 de junho de 2011. ANGOTTI Maristela. O trabalho docente na pré- escola: revisitando teorias, descortinando práticas. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 2003. ARAÚJO, Tania Cristina Ferreira de; Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo um estudo sobre a possibilidade de intervenção. Rio de janeiro, 1989. AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas,2001. BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por força: rotinas da educação infantil Porto Alegre: Artmed, 2006. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional. Lei n.9.394/96. CASTANHO F. C. Aprender com a criança: experiência e conhecimento/livro do professor da educação infantil: creche e pré-escola: 0 a 5 anos. 1ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2018 DIAS, Elaine. Revista educação e Linguagem. Artigos ISSN1984-3437. Vol.7,n°1 (2013). FREIRE (1971). Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra. GHEDIN, E: ALMEIDA, M.I de; Leite, Y.U.F. Formação de professores. Caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Liber Livros, 2008. LIBANEO, José Carlos. Os métodos de Ensino. São Paulo. Cortez, 1994. LIVIA MATHIAS SIMAO; Maria Thereza Costa Coelho de Souza; Nelson Ernesto Coelho Junior. Noção de objeto, concepção de sujeito: Freud,Piaget e Boesch. Casa do Psicológo; 2002. MINAYO, Maria Cecília de (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21ª edição. Petropólis. Rio de janeiro : Vozes, 1994. NATEL, Maria Cristina et. Al. A Aprendizagem Humana: cada pessoa com seu estilo. Ver Psicologia. São Paulo 2013; 30(92): 142-8 Disponível em: http//pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S01038486201130002000 08. 25 OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 12ª edição. Petrópolis: Vozes, 2007. PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesus. Educação Infantil: resposta educativa a diversidade. Porto Alegre: Artmed. 2007. PIAGET, Jean William Fritz. O nascimento da inteligência na criança. 4ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. PIAGET, Jean William Fritz. Seis estudos de psicologia. 24ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 2ª edição. São Paulo. Cortez, 2017. SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o behaviorismo. São Paulo. Cultriz. 1974. VYGOTSSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª edição. São Paulo. WMFM. VYGOTSSKY, Lev Semenovich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria Pena Villalobos. 11ª edição. São Paulo. Ícone. 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O professor de educação infantil e os desafios de ensinar.pdf567,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.