DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5009
Titel: (Des)construção de um devir pessoal e pedagógico antirracista: experiências narrativas de um percurso curricular formativo
Sonstige Titel: (De)construction of an anti-racist personal and pedagogical becoming: narrative experiences of a formative curricular journey
Autor(en): Vasconcelos, Fanuela de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Maria Edeluza Ferreira Pinto de
Stichwörter: Racismo estrutural;Narrativa;Antirracista;Formação curricular;Structural racism;Narrative;anti-racist;Curricular training
Erscheinungsdatum: 2-Jun-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: VASCONCELOS, Fanuela de Oliveira. (Des)construção de um devir pessoal e pedagógico antirracista: experiências narrativas de um percurso curricular formativo. 2022. 71 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é atravessado por uma importante questão social: o Racismo na Educação Brasileira. O texto é sustentado por uma narrativa autobiográfica através do qual busquei, enquanto objetivo geral compreender de que forma uma educação pautada no antirracismo pode ser essencial na construção e fortalecimento da identidade docente negra bem como na superação do racismo presente nas estruturas da sociedade brasileira. Optei por esta perspectiva, pois possibilita o registro dos impactos das minhas experiências de vida e da minha formação, tensionadas por um passado racista que ainda persiste. No aspecto da relevância política deste trabalho, tento me juntar aos brasileiros pretos e às brasileiras pretas na luta pelo reconhecimento da relevância da nossa cultura e ancestralidade e pela transformação da visão negativa que foi construída historicamente e intencionalmente perpetuada a respeito do povo africano e afrodescendente no nosso país. A maioria dos estudiosos e estudiosos, que fazem parte da fundamentação teórica desta narrativa são homens e mulheres negras. Em um texto que defende o valor e a história da negritude, considero justo e coerente mostrar a produção e o movimento da negritude intelectual no Brasil. Por último, teço algumas considerações que me fazem acreditar que “tudo pode ser de outra maneira” e que a formação docente pode contribuir sobremaneira na feitura das (des)construções de ideias fixas e cristalizadas que operam para fortalecer o véu do projeto da lógica racista. Palavras-chave: Racismo Estrutural; Narrativa; Antirracista; Formação Curricular.
Zusammenfassung: This work is crossed by an important social issue: Racism in Brazilian Education. The text is supported by an autobiographical narrative through which I sought, as a general objective, to understand how an education based on anti-racism can be essential in the construction and strengthening of the black teaching identity as well as in overcoming the racism present in the structures of Brazilian society. I opted for this perspective, as it makes it possible to record the impacts of my life experiences and my education, strained by a racist past that still persists. In terms of the political relevance of this work, I try to join black Brazilians and black Brazilian women in the struggle for the recognition of the relevance of our culture and ancestry and for the transformation of the negative view that was historically constructed and intentionally perpetuated about the African and Afro-descendant people in Brazil. our country. The majority of scholars and scholars, who are part of the theoretical foundation of this narrative are black men and women. In a text that defends the value and history of blackness, I consider it fair and coherent to show the production and movement of intellectual blackness in Brazil. Finally, I make some considerations that make me believe that “everything can be otherwise” and that teacher training can greatly contribute to the making of the (de)constructions of fixed and crystallized ideas that operate to strengthen the alienation of racism. Keywords: Structural Racism; Narrative; anti-racist; Curricular Training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5009
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.