DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5006
Título: O movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Movement and its methodological practices in early childhood education
Autor(es): Hipólito, Jaqueline de Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Valdemir de
Palavras-chave: Educação infantil;Movimento;Psicomotricidade;Early childhood education;Movement;Psychomotricity
Data do documento: 12-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: HIPÓLITO, Jaqueline de Oliveira. O movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. 2016. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho traz uma reflexão acerca do movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. Reconhece como o movimento e suas práticas metodológicas são desenvolvidas pelos professores da educação infantil. Desta forma, estabelece-se uma correlação entre os desenvolvimentos: intelectual, afetivo e motor. Com isso, descreve como o corpo, através do movimento, é tratado na ação educativa do professor nesta fase escolar, o que constitui a base de estudo da psicomotricidade. Compara ainda, as diversas concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento corporal com o intelecto, por parte das professoras, estabelecesse assim um vínculo com o preconizado em lei para ser aplicado na educação infantil. Para atingir esse objetivo, optou-se por a pesquisa de natureza descritiva de caráter qualitativo. Como estratégia, adotou-se a observação sistemática e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Tal estratégia, permitiu descrever as ações praticada pelos professores na educação infantil, no contexto da psicomotricidade, diante do movimento e suas práticas. Identificou-se ainda, elementos importantes adotados por parte desses profissionais da educação, em busca do desenvolvimento geral dos estudantes. Refletiu-se por fim, acerca da importância do movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. Palavras chave: Educação Infantil; Movimento; Psicomotricidade
Abstract: This paper presents a reflection about the movement and its methodological practices in early childhood education. Recognizes as the movement and its methodological practices are developed by teachers of early childhood education.Thus, establishing a correlation between the development: intellectual, emotional and motor. It describes how the body through movement, is treated in the educational action of the teacher in this school stage, which is the study of psychomotricity base. Compare also the various conceptions of the meaning and functions assigned to the body movement with the intellect, by the teachers, establish a link with the recommendations in the law to be applied in early childhood education. To achieve this goal, we adopted the research descriptive qualitative character. As a strategy, we adopted systematic observation and semistructured interviews as data collection instruments. This strategy allowed us to describe the actions practiced by teachers in early childhood education in the context of psychomotricity, before the movement and its practices. It was identified also important elements adopted by these education professionals, seeking the overall development of students. It was reflected in the end, about the importance of movement and methodological practices in early childhood education. Keywords: Early Childhood Education; Movement; Psychomotricity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5006
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.