DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHipólito, Jaqueline de Oliveira-
dc.date.available2023-08-24T13:39:07Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.citationHIPÓLITO, Jaqueline de Oliveira. O movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. 2016. 64 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5006-
dc.description.abstractThis paper presents a reflection about the movement and its methodological practices in early childhood education. Recognizes as the movement and its methodological practices are developed by teachers of early childhood education.Thus, establishing a correlation between the development: intellectual, emotional and motor. It describes how the body through movement, is treated in the educational action of the teacher in this school stage, which is the study of psychomotricity base. Compare also the various conceptions of the meaning and functions assigned to the body movement with the intellect, by the teachers, establish a link with the recommendations in the law to be applied in early childhood education. To achieve this goal, we adopted the research descriptive qualitative character. As a strategy, we adopted systematic observation and semistructured interviews as data collection instruments. This strategy allowed us to describe the actions practiced by teachers in early childhood education in the context of psychomotricity, before the movement and its practices. It was identified also important elements adopted by these education professionals, seeking the overall development of students. It was reflected in the end, about the importance of movement and methodological practices in early childhood education. Keywords: Early Childhood Education; Movement; Psychomotricity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.titleO movimento e suas práticas metodológicas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeMovement and its methodological practices in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-24T13:39:07Z-
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Rosa Maria-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdemir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5533408210488102pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma reflexão acerca do movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. Reconhece como o movimento e suas práticas metodológicas são desenvolvidas pelos professores da educação infantil. Desta forma, estabelece-se uma correlação entre os desenvolvimentos: intelectual, afetivo e motor. Com isso, descreve como o corpo, através do movimento, é tratado na ação educativa do professor nesta fase escolar, o que constitui a base de estudo da psicomotricidade. Compara ainda, as diversas concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento corporal com o intelecto, por parte das professoras, estabelecesse assim um vínculo com o preconizado em lei para ser aplicado na educação infantil. Para atingir esse objetivo, optou-se por a pesquisa de natureza descritiva de caráter qualitativo. Como estratégia, adotou-se a observação sistemática e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Tal estratégia, permitiu descrever as ações praticada pelos professores na educação infantil, no contexto da psicomotricidade, diante do movimento e suas práticas. Identificou-se ainda, elementos importantes adotados por parte desses profissionais da educação, em busca do desenvolvimento geral dos estudantes. Refletiu-se por fim, acerca da importância do movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil. Palavras chave: Educação Infantil; Movimento; Psicomotricidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAGOSTINHO, K. A. Creche e pré- In: FILHO, A. J. M. (Org.). Criança pede respeito: temas em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005, p. 63-75. AGUIAR, J.S. Jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus, 1998, p.33-40. ARMENTO, M.J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, V.M.R.; SARMENTO, M.J. (Org.). Infância (in)visível. Araraquara: J&M Martins, 2007. BARBOSA, M. C. S. Projeto Político Pedagógico para a educação infantil.In: REDIN, E.; MÜLLER, F.; REDIN, M. M. (Org.). Infâncias, cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007, p. 77-82. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre o Brinquedo, a Criança e a educação. São Paulo.: 34, 2002 BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol 1 e 2,1996. _______Referencial Curricular Para a Educação Infantil. V. 1, Brasília: Mec/Sef, 1998. CUNHA, Edivan Carlos da. A psicomotricidade na educação infantil:Ressignificação de práticas pedagógicas. 2016. Dissertação de Mestrado em Educação Escolar. Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Disponível em http://www.mepe.unir.br/downloads/5430_dissertacao_edivan_carlos_da_cunha.pdf. Acesso em 10 jul. 2016. DAVIS, F. A comunicação não-verbal. São Paulo, Summus, 1979. FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: PIAGET, VYGOTSKY, WALON. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 27-37. FILHO, Altino José. (et. al.). Infância Plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: 50FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993. _________ Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. _________Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2010. FREINET, C. Conselho aos pais. 2ª ed. Lisboa: Estampa, 1974. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GONÇALVES, Fátima. Do andar ao escrever: um caminho psicomotor.São Paulo: Cultural RBL, 2011. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed.LOPES, Antonia (et al.). Repensando a Didática. São Paulo: Papirus, 1991. MARTINS FILHO, Altino José. Crianças e adultos: marcas de uma relação. In: MARTINS Mediação, 2006, p. 13-37. MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. OSSONA, Paulina. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.. MONTESSORI, Maria. A Criança; p. 178; 1983, Editorial Nórdica Ltda; Brasil. MÜLLER, Verônica Regina. História de crianças e infâncias: registros, narrativas e vida privada. Petrópolis: Vozes, 2007. NEGRINE, Airton. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2002.OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. OLIVEIRA, Z. de M. R. Educação infantil: muitos olhares. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995. PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013. 51RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. São Paulo: Atlas, 2001. VERDERI, E.B. Dança na escola. 2 ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 2000pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicomotricidadept_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O movimento e suas práticas metodológicas na educação infantil.pdf6,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.