DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4992
Title: A alfabetização e o letramento em tempos de política nacional de alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manaus
Other Titles: Literacy and literacy in times of the national literacy policy (PNA) in a municipal public school in Manaus
Authors: Bezerra, Larissa Tayná Gonzaga
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Maria Quitéria Afonso
Keywords: Alfabetização;Letramento;Política Nacional de Alfabetização;Ensino e Aprendizagem;Literacy;National Literacy Policy;Teaching and Learning
Issue Date: 28-Oct-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BEZERRA, Larissa Tayná Gonzaga. A alfabetização e o letramento em tempos de política nacional de alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manaus. 2022. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Ao longo dos anos em que estivemos no curso de Pedagogia, percebemos a relevância do papel do professor frente a atuação no processo de alfabetização e letramento dos alunos. Por essa razão optamos por realizar uma pesquisa que teve como objeto de estudo a alfabetização e o letramento em tempos de Política Nacional de Alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manaus. Para isso, tivemos como objetivo geral: compreender a relevância da alfabetização no processo de letramento dos alunos. E objetivos específicos: 1. Analisar à luz dos teóricos quais são os documentos norteadores acerca dessa temática; 2. Identificar as mudanças vividas no processo de alfabetizar ao longo dos anos; 3. Conhecer as práticas utilizadas, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educadores em sala de aula. O enfoque que será utilizado é o método dialético, que se trata de uma análise crítica do objeto a ser pesquisado, o que significa encontrar as determinações que o fazem ser o que é. Como coleta de dados utilizamos a observação participante, onde estivemos colhendo dados para descrição das atividades e comportamento dos alunos em uma escola municipal de Manaus. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos anotações descritivas das aulas, atividades e comportamento dos alunos, além de um questionário direcionado a professora e a pedagoga da escola onde a pesquisa ocorreu. Assim, trouxemos no estudo uma exposição sobre o histórico da educação no Brasil, as principais definições acerca da alfabetização, metodologias de pesquisa e as mudanças ocorridas ao longo dos anos com os seguintes teóricos como: Ferreiro (1999; 2011; 1986), Soares (2004; 2010), Cruz (2006), Francisco (2008), Gomes (2006), Mesquita (2010), Mortatti (2011), Morais (2019), Nascimento (2010), Oliveira (2018), Porrino (2017), Ribeiro (2011), Souza (2009), Minayo (1994), Wachowicz (2001), Francisca (2008), Morais (2019). Palavras-Chave: Alfabetização; Letramento; Política Nacional de Alfabetização; Ensino e Aprendizagem.
Abstract: Over the years we've been in the Pedagogy course, we've realized the the importance of the teacher's role in the process of literacy and literacy process. That's why we decided to carry out a research project that literacy and literacy in times of the National Literacy Policy (PNA). National Literacy Policy (PNA) in a municipal public school in Manaus. To this end, our general objective was to understand the relevance of literacy in the students' literacy process. And specific objectives: 1. To analyze the guiding documents on this subject in the light of theories; 2. 2. to identify the changes experienced in the literacy process over the years 3. to learn about the practices used and the difficulties faced by educators in the classroom. faced by educators in the classroom. The approach that will be used is the dialectical method, which is a critical analysis of the object to be researched. which means finding the determinations that make it what it is. é. For data collection we used participant observation, where we were collecting data to describe the activities and behavior of the students in a a municipal school in Manaus.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4992
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.