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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Larissa Tayná Gonzaga-
dc.date.available2023-08-17T16:10:51Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Larissa Tayná Gonzaga. A alfabetização e o letramento em tempos de política nacional de alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manaus. 2022. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4992-
dc.description.abstractOver the years we've been in the Pedagogy course, we've realized the the importance of the teacher's role in the process of literacy and literacy process. That's why we decided to carry out a research project that literacy and literacy in times of the National Literacy Policy (PNA). National Literacy Policy (PNA) in a municipal public school in Manaus. To this end, our general objective was to understand the relevance of literacy in the students' literacy process. And specific objectives: 1. To analyze the guiding documents on this subject in the light of theories; 2. 2. to identify the changes experienced in the literacy process over the years 3. to learn about the practices used and the difficulties faced by educators in the classroom. faced by educators in the classroom. The approach that will be used is the dialectical method, which is a critical analysis of the object to be researched. which means finding the determinations that make it what it is. é. For data collection we used participant observation, where we were collecting data to describe the activities and behavior of the students in a a municipal school in Manaus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectNational Literacy Policypt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.titleA alfabetização e o letramento em tempos de política nacional de alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manauspt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and literacy in times of the national literacy policy (PNA) in a municipal public school in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:10:51Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Belém, Maria de Jesus de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5209162424763641pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos em que estivemos no curso de Pedagogia, percebemos a relevância do papel do professor frente a atuação no processo de alfabetização e letramento dos alunos. Por essa razão optamos por realizar uma pesquisa que teve como objeto de estudo a alfabetização e o letramento em tempos de Política Nacional de Alfabetização (PNA) numa escola pública municipal de Manaus. Para isso, tivemos como objetivo geral: compreender a relevância da alfabetização no processo de letramento dos alunos. E objetivos específicos: 1. Analisar à luz dos teóricos quais são os documentos norteadores acerca dessa temática; 2. Identificar as mudanças vividas no processo de alfabetizar ao longo dos anos; 3. Conhecer as práticas utilizadas, assim como as dificuldades enfrentadas pelos educadores em sala de aula. O enfoque que será utilizado é o método dialético, que se trata de uma análise crítica do objeto a ser pesquisado, o que significa encontrar as determinações que o fazem ser o que é. Como coleta de dados utilizamos a observação participante, onde estivemos colhendo dados para descrição das atividades e comportamento dos alunos em uma escola municipal de Manaus. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos anotações descritivas das aulas, atividades e comportamento dos alunos, além de um questionário direcionado a professora e a pedagoga da escola onde a pesquisa ocorreu. Assim, trouxemos no estudo uma exposição sobre o histórico da educação no Brasil, as principais definições acerca da alfabetização, metodologias de pesquisa e as mudanças ocorridas ao longo dos anos com os seguintes teóricos como: Ferreiro (1999; 2011; 1986), Soares (2004; 2010), Cruz (2006), Francisco (2008), Gomes (2006), Mesquita (2010), Mortatti (2011), Morais (2019), Nascimento (2010), Oliveira (2018), Porrino (2017), Ribeiro (2011), Souza (2009), Minayo (1994), Wachowicz (2001), Francisca (2008), Morais (2019). Palavras-Chave: Alfabetização; Letramento; Política Nacional de Alfabetização; Ensino e Aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA - Política Nacional de Alfabetização - Brasília : MEC, SEALF, 2019. BRASIL, Ministério da Educação. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e as Ações do Pacto. Portaria MEC Nº 867, de 4 de julho de 2012. BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CP 28/2001. Brasília, 02 de outubro de 2001. BRASIL, Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. CRUZ, Marta Vieira. Brasil Nacional-Desenvolvimentista (1946-1964). Unicamp, 2006. FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999. 102p v.2. FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. – 26. Ed. – São Paulo : Cortez, 2011. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986 FRANCISCO, Rita. Literacia. Trabalho da disciplina de Fontes de Informação Sociológica da Licenciatura em Sociologia. Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra, 2008. GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. – 1 ed. – São Paulo: Publisher Brasil, 2007. GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Vozes em Defesa da Ordem: O debate entre o público e o privado na educação. 91945-1968). Unicamp, 2006. MANAUS, Diário Oficial do Munícipio. Resolução N. 033/CME/2013. Normas para operacionalização do Bloco Pedagógico do Ensino Fundamental I. MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. Currículo Escolar Municipal. SEMED – MANAUS, 2021. SEMED. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal. Manaus, Am – 2016. MANZINI, Eduardo José. Entrevista Semi-estruturada: Análise de Objetivos e de Roteiros. USP, São Paulo, 2001. MESQUITA, Afonso Macunso de. Os conceitos de atividade e necessidade para a Escola Nova e suas implicações para a formação de professores. In Scielo Books. São Paulo: Editora UNESP, 2010. MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira; LIMA, Alzenir da Silva; OLIVEIRA, Valeska Cryslaine Machado de; TELLES, Cinthia Beatrice da Silva. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Artigo publicado no VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU de 15 a 17 de outubro de 2020 – Maceió – AL. MORTATTI, 2006 apud MOREIRA, Emilli Diogo; SILVA, Gorette Milena da. Letramento e Alfabetização: Uma prática pedagógica de qualidade. IN: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, Pontíficia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011. MORAIS, Artur Gomes de. Análise Crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. In: Revista Brasileira de Alfabetização – ABAIf. V. 1, n. 10 (Edição Especial) / p. 66-75. Belo Horizonte, 2019. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O Império e as primeiras tentativas de organização da Educação Nacional (1822-1889). In: HISTEDBR (1986-2006) – Faculdade de Educação – UNICAMP. OLIVEIRA, Amanda de Almeida. A Documentação Museológica como suporte para a comunicação com o público: A cadeirinha de Arruar do Museu de Arte da Bahia. Dissertação ao Programa de Pós-Graduação em Museologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, 2018. OLIVEIRA,, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração / Maxwell Ferreira de Oliveira. - Catalão: UFG, 2011. 72 p.: il. PORRINO, R.C.Z.; BARROS, F.C.O.M. Breve Histórico da Alfabetização no Brasil e as Contribuições de Célestin Freinet. In. Anais 2017 - Congresso de Iniciação Científica da UNIFIO. RIBEIRO, Maria Luisa Santos Ribeiro. História da educação brasileira: a organização escolar. 19° edição. Campinas: Autores Associados, 2011. SANTOS, Lourival da Silva; MEIRELES, Marta Martins; MEIRELES, Maximiano Martins. Contra o Desperdício da Prática e da Experiência: O Estágio Supervisionado como Espaço de Formação Docente. In: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". São Cristovão-SE/Brasil, 2012. SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. Artigo publicado pela revisa Pátio - Revista Pedagógica de 29 de fevereiro de 2004, Artmed Editora. SOARES, Magda. BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. SOUZA, Maria Ester do Prado. Família/Escola: A importância dessa relação no desempenho escolar. Artigo do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Santo Antônio de Platina – Paraná, 2009. SEDUC. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Básica. Alfabetização e Letramento. In: Gestão Escolar, dia a dia Paraná. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/programa_aceleraca o_estudos/alfabetizacao_letramento.pdf>. Acesso em 12/02/2022.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqLetramentopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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