DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4991
Title: O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manaus
Other Titles: Working with projects in early childhood education: perceptions of teachers at a Municipal Early Childhood Education Center in the West Zone of Manaus
Authors: Santos, Letícia de Souza Sansereth
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Cristina Carvalho de
Keywords: Projetos;Aprendizagem;Educação infantil;Projects;Learning;Child education
Issue Date: 31-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SANTOS, Letícia de Souza Sansereth. O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manaus. 2022. 47 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa abordar o trabalho com Projetos na Educação Infantil, a fim de compreender como as professoras desenvolvem o trabalho com Projetos em um Centro Municipal de Educação Infantil na Zona Oeste de Manaus. Após vivências em sala de aula através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, percebeu-se que a maioria dos professores utilizavam a metodologia de projetos em datas comemorativase isso me intrigou bastante enquanto pesquisadora e futura docente. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se como embasamento teórico os seguintes autores: Barbosa (2008) Antunes (2012) Oliveira (2010) e Hérnandez (1998), e também recorremos aos seguintes documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), a Base Nacional ComumCurricular - BNCC (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2009). Para a metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa, delineada pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados apontaram que os projetos são ilimitados, colaborampara o desenvolvimento das crianças e possibilitamtrazer as famílias para se tornarem participantes ativos do percurso, isso indica que os projetos são um caminho para transformar o ambiente escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que deles participam e constituem umaressignificação metodológica para o trabalho com crianças pequenas, tendo em vista que projetar exige pesquisa, organização, planejamento e interação. Palavras-chave: Projetos; Aprendizagem; Educação Infantil.
Abstract: The present research aims to approach the work with Projects in Early Childhood Education,in order to understand how the teachers develop the work with Projects in a Municipal Centerfor Early Childhood Education in the West Zone of Manaus. After experiences in the classroom through the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID, itwas noticed that most teachers used the methodology of projects on commemorative dates and this intrigued me a lot as a researcher and future teacher. To support this research, the following authors were sought as a theoretical basis: Barbosa (2008) Antunes (2012) Oliveira (2010) and Hérnandez (1998), and we also resorted to the following documents: Statute of Children and Adolescents - ECA (1990), the National Curricular Common Base -BNCC (2017) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education - DCNEI (2009). For the methodology, qualitative research was used, outlined by bibliographic research, documental research and field research. The results showed that theprojects are unlimited, collaborate for the development of children and make it possible to bring families to become active participants in the journey, which indicates that the projects are a way to transform the school environment into an open space for the construction of meaningful learning. for all who participate in them and constitute a methodological resignification for working with young children, considering that designing requires research, organization, planning and interaction. Keywords: Projects; Learning; Child education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4991
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.