DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Letícia de Souza Sansereth-
dc.date.available2023-08-17T16:03:06Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia de Souza Sansereth. O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manaus. 2022. 47 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4991-
dc.description.abstractThe present research aims to approach the work with Projects in Early Childhood Education,in order to understand how the teachers develop the work with Projects in a Municipal Centerfor Early Childhood Education in the West Zone of Manaus. After experiences in the classroom through the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation - PIBID, itwas noticed that most teachers used the methodology of projects on commemorative dates and this intrigued me a lot as a researcher and future teacher. To support this research, the following authors were sought as a theoretical basis: Barbosa (2008) Antunes (2012) Oliveira (2010) and Hérnandez (1998), and we also resorted to the following documents: Statute of Children and Adolescents - ECA (1990), the National Curricular Common Base -BNCC (2017) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education - DCNEI (2009). For the methodology, qualitative research was used, outlined by bibliographic research, documental research and field research. The results showed that theprojects are unlimited, collaborate for the development of children and make it possible to bring families to become active participants in the journey, which indicates that the projects are a way to transform the school environment into an open space for the construction of meaningful learning. for all who participate in them and constitute a methodological resignification for working with young children, considering that designing requires research, organization, planning and interaction. Keywords: Projects; Learning; Child education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleO trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manauspt_BR
dc.title.alternativeWorking with projects in early childhood education: perceptions of teachers at a Municipal Early Childhood Education Center in the West Zone of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T16:03:06Z-
dc.contributor.advisor1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Vanderlete Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541529698411066pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa abordar o trabalho com Projetos na Educação Infantil, a fim de compreender como as professoras desenvolvem o trabalho com Projetos em um Centro Municipal de Educação Infantil na Zona Oeste de Manaus. Após vivências em sala de aula através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, percebeu-se que a maioria dos professores utilizavam a metodologia de projetos em datas comemorativase isso me intrigou bastante enquanto pesquisadora e futura docente. Para fundamentar esta pesquisa, buscou-se como embasamento teórico os seguintes autores: Barbosa (2008) Antunes (2012) Oliveira (2010) e Hérnandez (1998), e também recorremos aos seguintes documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), a Base Nacional ComumCurricular - BNCC (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2009). Para a metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa, delineada pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados apontaram que os projetos são ilimitados, colaborampara o desenvolvimento das crianças e possibilitamtrazer as famílias para se tornarem participantes ativos do percurso, isso indica que os projetos são um caminho para transformar o ambiente escolar em um espaço aberto à construção de aprendizagens significativas para todos que deles participam e constituem umaressignificação metodológica para o trabalho com crianças pequenas, tendo em vista que projetar exige pesquisa, organização, planejamento e interação. Palavras-chave: Projetos; Aprendizagem; Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, C, Projetos e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. BARBOSA, M.; HORN, M. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2009. Fixa as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1,p. 18. FORMOSINHO, Júlia Oliveira; GAMBÔA, Rosário (Orgs.) O Trabalho de Projeto na Pedagogia – em – Participação. Coleção Infância: Porto Editora. 130p. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. – 6.Ed. – São Paulo: Atlas 2008 HERNANDES, F e VENTURA, M. A. Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas 2003. LEITE, Lucia Helena Alvarez. Pedagogia de Projetos: Intervenção no presente,Presença Pedagógica, Belo Horizonte, 1994. LIMA, José Milton de; MOREIRA, Tony Aparecido; LIMA, Marcia Regina Canhoto de. A Sociologia da Infância e a Educação Infantil: Outro olhar para as crianças e suas culturas. IN: Revista Contrapostos Eletrônica, VOL. 14, n. 1, p. 95-100, jan/abr. 2014. Disponível em: file: /// c: /users / chaves/ downloads / 5034-15795-1-PB% 20(1). Pdf. Acesso em : 20 jun. 2022 MOURA, D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para uma Educação Transformadora. 2010. Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogiadeprojetos/index.php?pagina=0 Acessoem: 04 abr. 2022. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na Educação Infantil: O quepropõem as novas diretrizes nacionais? Brasília: DF. 2010. Disponível em: http:// portal.mec.gov.br Acesso em: 04 abr. 2022. Movimento de Inovação na Educação: Centro Municipal de Educação Infantil Hermann Gmeiner https://movinovacaonaeducacao.org.br/iniciativas-inovadoras/centro-municipal-deeducacao-infantil-hermann-gmeiner/ Acesso em: 26 jun. 2022.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEducação infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.