DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/499
Título: Ensino e Música: As toadas amazônicas como instrumentos didático-pedagógicos nas aulas de história
Título(s) alternativo(s): Teaching and Music: The Amazonian toads as didactic-pedagogical instruments in history classes
Autor(es): Almeida, Cristina Barbosa de
Palavras-chave: Toadas Amazônicas
Ensino de História
Música regionais - Amazonas
Boi-bumbá
Data do documento: 21-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: This monograph is entitled Teaching and Music: The Amazonian toadas as didactic-pedagogical instruments in History classes. The objective is to present the Amazonian toadas as didactic-pedagogical materials in the teaching of History, assisting the teacher according to the contents of this discipline. In view of the importance of the History discipline to develop students' critical thinking and contribute to the constitution of identity, it is necessary that the new languages ​​be used by the teacher as a means of collaboration for a better result in their classes, thinking about the taste of the new generation. In this sense, there is the desire to introduce music in the classroom, approaching the Amazonian toada as didactic material, valuing the art of the region, and privileging the teaching of History, building the students' thinking about this discipline and becoming a teacher, The most enjoyable. With this, it is intended to relate the toadas with the contents of History, to analyze the letters, and to make interpretations regarding the subjects of this discipline, in order to emphasize that this can converge with teaching and be useful for the teacher. Since, the song is composed by elements of the Amazon region. Based on the proposal, in making the relationship between music and teaching, it will be possible for History class to become more attractive, as well as to bring the student closer to his / her culture, and contribute to a more meaningful teaching. It is considered that the use of the Amazonian toads can be a viable didactic resource for both those who teach and those who learn History.
Descrição: Esta monografia tem como título Ensino e Música: As toadas Amazônicas como instrumentos didático-pedagógicos nas aulas de História. O objetivo é apresentar as toadas amazônicas como materiais didático-pedagógicos no ensino de História, auxiliando ao professor de acordo com os conteúdos desta disciplina. Tendo em vista, a importância da disciplina de História para desenvolver o pensamento crítico do aluno e contribuir para constituição da identidade, é necessário que as novas linguagens sejam utilizadas pelo professor como meio de colaboração para um melhor resultado em suas aulas, pensando no gosto da nova geração. Nesse sentido, que surge o desejo de introduzir a música na sala de aula, abordando a toada amazônica como material didático, valorizando a arte da região, e privilegiando o ensino de História, construindo o pensamento dos alunos com relação a essa disciplina e tornando-a mais agradável. Com isso, pretende-se relacionar as toadas com os conteúdos de História, analisar as letras, e fazer interpretações no tocante aos temas dessa disciplina, de modo a destacar que esta pode convergir com o ensino e ser útil para o professor. Uma vez que, a canção é composta por elementos da região Amazônica. Com base na proposta, ao fazer a relação da música com o ensino, será possível a aula de História se tornar mais atrativa, assim como aproximar o aluno de sua cultura, e contribuir para um ensino mais significante. Considera-se que o uso das toadas Amazônicas pode se constituir em um recurso didático viável tanto para quem ensina como para quem aprende História.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/499
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSINO E MÚSICA AS TOADAS AMAZÔNICAS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NAS AULAS DE HISTÓRIA.pdfArtigo 12740,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons