DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4983
Title: Atendimento educacional para estudantes com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa de estado da arte
Other Titles: Educational care for students with high abilities/gifted: a state-of-the-art survey
Authors: Silva, Samara Freitas da
metadata.dc.contributor.advisor1: Machado, Andrezza Belota Lopes
Keywords: Altas habilidades/superdotação;Prática pedagógica;Atendimento educacional;Estado da arte
Issue Date: 2-Jun-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Samara Freitas da. Atendimento educacional para estudantes com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa de estado da arte. 2022. 68 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como tema ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA PESQUISA DE ESTADO DA ARTE. O objetivo geral visa: Analisar os resultados dos estudos científicos publicados sobre o atendimento educacional aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial. Os objetivos específicos são: 1) Compreender com base na literatura científica quem são os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e quais as orientações para sua identificação e o atendimento educacional; 2) Mapear os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial sobre o atendimento educacional aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3) Divulgar os resultados dos estudos sobre como tem ocorrido o atendimento educacional dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com base nos artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio do método de Estado da Arte e teve como lócus da pesquisa o Repositório da Revista de Educação Especial da Universidade de Santa Maria, com o recorte temporal entre 2018 e 2021. A análise de artigos científicos publicados na Revista de Educação Especial de Santa Maria, nos últimos cinco anos, indicou uma escassez de artigos que abordem a temática sobre a prática pedagógica para o atendimento educacional de estudantes com AH/SD, fato esse evidenciado no rastreamento de apenas 6 publicações sobre o tema nos últimos cincos anos o que dá uma média de 1 artigo científico ao ano. Tal resultado se mostra insipiente do ponto de vista da necessidade de conhecimento científico que possa atualizar a prática docente para o atendimento educacional eficaz para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Prática Pedagógica. Atendimento Educacional. Estado da Arte.
Abstract: The study's theme EDUCATIONAL ASSISTANCE FOR STUDENTS WITH HIGH SKILLS/SUPERGUNDED: A STATE OF THE ART RESEARCH. The general objective is to understand the perception of public school teachers regarding the topic High Skills/Giftedness. The specific objectives are: a) To know the perception of public school educators about the concepts and characteristics of people with High Abilities/Giftedness; b) Identify the educators' perception about the processes of recognition, identification and educational assistance of people with indicators of High Abilities/Giftedness; c) To analyze the perception of educators about the importance of training (initial and continuing) of teachers for the recognition and educational assistance of students with AH/SD indicators at school. This is a qualitative research, through the State of the Art and had as research locus the Repository of the Magazine de Education Especial of University of Santa Maria, from 2018 to 2021. The systematic review of scientific articles in the Magazine de Education Especial of Santa Maria, in the last five years, indicated a shortage of articles that address the theme of pedagogical practice for the educational care of students with AH/SD, a fact that was evidenced in the tracking of only 6 publications on the subject in the last five years, which gives an average of 1 scientific article per year. This result is incipient from the point of view of the need for scientific knowledge that can update teaching practice for effective educational service for students with High Abilities/Giftedness. Keywords: High Abilities/Giftedness. Pedagogical Practice. State of art.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4983
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.