DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Samara Freitas da-
dc.date.available2023-08-15T14:11:53Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Samara Freitas da. Atendimento educacional para estudantes com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa de estado da arte. 2022. 68 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4983-
dc.description.abstractThe study's theme EDUCATIONAL ASSISTANCE FOR STUDENTS WITH HIGH SKILLS/SUPERGUNDED: A STATE OF THE ART RESEARCH. The general objective is to understand the perception of public school teachers regarding the topic High Skills/Giftedness. The specific objectives are: a) To know the perception of public school educators about the concepts and characteristics of people with High Abilities/Giftedness; b) Identify the educators' perception about the processes of recognition, identification and educational assistance of people with indicators of High Abilities/Giftedness; c) To analyze the perception of educators about the importance of training (initial and continuing) of teachers for the recognition and educational assistance of students with AH/SD indicators at school. This is a qualitative research, through the State of the Art and had as research locus the Repository of the Magazine de Education Especial of University of Santa Maria, from 2018 to 2021. The systematic review of scientific articles in the Magazine de Education Especial of Santa Maria, in the last five years, indicated a shortage of articles that address the theme of pedagogical practice for the educational care of students with AH/SD, a fact that was evidenced in the tracking of only 6 publications on the subject in the last five years, which gives an average of 1 scientific article per year. This result is incipient from the point of view of the need for scientific knowledge that can update teaching practice for effective educational service for students with High Abilities/Giftedness. Keywords: High Abilities/Giftedness. Pedagogical Practice. State of art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAtendimento educacionalpt_BR
dc.subjectEstado da artept_BR
dc.titleAtendimento educacional para estudantes com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa de estado da artept_BR
dc.title.alternativeEducational care for students with high abilities/gifted: a state-of-the-art surveypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-15T14:11:53Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Osmarina Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como tema ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA PESQUISA DE ESTADO DA ARTE. O objetivo geral visa: Analisar os resultados dos estudos científicos publicados sobre o atendimento educacional aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial. Os objetivos específicos são: 1) Compreender com base na literatura científica quem são os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e quais as orientações para sua identificação e o atendimento educacional; 2) Mapear os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial sobre o atendimento educacional aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 3) Divulgar os resultados dos estudos sobre como tem ocorrido o atendimento educacional dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com base nos artigos científicos publicados nos últimos cinco anos na Revista de Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio do método de Estado da Arte e teve como lócus da pesquisa o Repositório da Revista de Educação Especial da Universidade de Santa Maria, com o recorte temporal entre 2018 e 2021. A análise de artigos científicos publicados na Revista de Educação Especial de Santa Maria, nos últimos cinco anos, indicou uma escassez de artigos que abordem a temática sobre a prática pedagógica para o atendimento educacional de estudantes com AH/SD, fato esse evidenciado no rastreamento de apenas 6 publicações sobre o tema nos últimos cincos anos o que dá uma média de 1 artigo científico ao ano. Tal resultado se mostra insipiente do ponto de vista da necessidade de conhecimento científico que possa atualizar a prática docente para o atendimento educacional eficaz para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Prática Pedagógica. Atendimento Educacional. Estado da Arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação: Clarificando Conceitos, Desfazendo ideias Errôneas. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: MEC/SEESP, 2007. OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de; GUIMARÃES, Tânia Gonzaga. Características Intelectuais, Emocionais e Sociais do Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: MEC/SEESP, 2007. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação à Distância,1999. PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera. Ser ou não ser, eis a questão: o processo de construção da identidade na pessoa com altas habilidades/superdotação. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2008. RENZULLI, Joseph. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma restrospectiva de vinte e cinco anos. In Stobäus, Claus Dieter. Educação Especial: Em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre, 2004. MACHADO, Andrezza Belota Lopes. Desenvolvimento dos talentos na infância: Discursos das crianças, das famílias e dos educadores. 2019. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação) – Universidade do Minho, Portugal, 2019. ANTIPOFF, Cecília; CAMPOS. Regina. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, vol. 14, nº 2, 302 – 309, 2010. AZEVEDO, S. M. L; METTRAU, M. B. Altas Habilidades/Superdotação: Mitos e Dilemas Docentes na Indicação para o Atendimento. Revista Psicologia, Ciência e Profissão, 30 (1), 32 – 45, 2010. ODENILDO, Sena. A engenharia do texto: Um caminho rumo a prática da boa redação. 4ª ed. Manaus: Editora Valer, 2011. 218 p. BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2000. S/p. COSTA, D.S; DINIZ. L. F. M; MIRANDA, D. M. Aprendizagem de A a Z. Minas Gerais, Editora Pearson, s/d. 15 p. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, SEESP/MEC, 2006. DELOU, Cristina M. C. Questões sociais e emocionais na superdotação/ dificuldades e ajustamento escolar/ família e escola: perspectivas na educação de alunos superdotados. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, SEESP/MEC, 2006. GUENTER, Zenita. Criatividade e inteligência. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, SEESP/MEC, 2006. REIS, Haydéa M. M.S. Educação Inclusiva é para todos? A falta de formação docente para Altas Habilidades/Superdotação no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Rio de janeiro. Rio de Janeiro, 2006. CARVALHO, Rosita E. Removendo barreiras na prática pedagógica em sala de aula. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, SEESP/MEC, 2006. PEREIRA, Vera L. P. Planos de trabalho. In: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão: Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília, SEESP/MEC, 2006. BRASIL. Lei Nº9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.mec.gov.br/legis/defaut.html> acesso em: 08 de março. 2022. SABATELLA, M. L; CUPERTINO, C. M. B. Práticas Educacionais de Atendimento ao Aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: MEC/SEESP, 2007. BRASIL, Decreto nº 7.611, de 17 de novembro 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 17 novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br> acesso em 09 de março. 2022 DELOU, Cristina. M. C. Educação do aluno Com Altas Habilidades/Superdotação: Legislação e Políticas Educacionais para a inclusão. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: MEC/SEESP, 2007. HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário HOUAISS da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2001. BRENNER, B; AMARAL, J. N; CALDAS, R. W. Políticas Públicas: conceitos e práticas. Minas Gerais. SEBRAE, 2008. Série Políticas Públicas, volume 7. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. DAVIDOFF, L. Introdução à psicologia. 3ª edição. São Paulo: editora Pearson, 2001. VIRGOLIM, A. Desenvolvimento do autoconceito. In: FLEITH, Denise de Souza. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação: Orientação a professores. Brasília: MEC/SEESP, 2007. SANTOS, Edson Manoel; MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes. Possibilidade de atuação entre saúde e educação para o desenvolvimento e aprendizagem de alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.32/2022. FONSECA, Fernanda Cardoso Fraga; ABUD, Maria José Milharezi. Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.32/2019. FRAGA, Amelia Barcelos; GOMES, Vitor. Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva da inclusão escolar: experiências fenomenológicas a partir da implementação de diretrizes municipais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32/2019. FERREIRA, Taís Crema Remoli; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Desenvolvendo a criatividade em alunos com e sem Altas Habilidades/Superdotação através de suplementação em língua inglesa. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32/2019.CAMPOS, Carolina Rosa; ZAIA, Priscila; OLIVEIRA, Karina Silva; NAKANO, Tatiana de Cássia. Avaliação Psicológica e intervenção: Um estudo de caso sobre altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.32/2019. OLIVEIRA, Christianne Rocio Storrer; MINETTO, Maria de Fátima Joaquim. O atendimento educacional especializado na constituição do autoconceito de pessoa superdotada. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.34/2021.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqPrática pedagógicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atendimento educacional para estudantes com altas habilidades-superdotação - uma pesquisa de estado da arte.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.