DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4974
Título: A contribuição da educação popular na formação do educador
Título(s) alternativo(s): The contribution of popular education to educator training
Autor(es): Araújo, Rayssa Fontenele de
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Educação popular;Formação de educadores;Prática pedagógica;Popular education;Educator training;Pedagogical practice
Data do documento: 27-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, Rayssa Fontenele de. A contribuição da educação popular na formação do educador. 2022. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Esta pesquisa intitulada: “A contribuição da Educação Popular na formação do educador”, tem como objetivo compreender os princípios da Educação Popular no processo de formação do educador, buscando levantar o referencial teórico desse movimento, identificando os princípios da educação popular para analisar a contribuição deles na formação e prática dos educadores. Para alcançar os objetivos propostos, optamos pela perspectiva dialética, pois busca compreender e interpretar a realidade em seu processo de constante transformação e por se tratar de um estudo que valoriza a relação humana e social, escolhermos a abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, pois o objetivo primordial era criar um espaço de diálogo, além dos registros do caderno de campo utilizado nas atividades em um dos Estágios Supervisionados. Os sujeitos da pesquisa foram a educadora acompanhada durante o estágio e a pedagoga da escola. A fundamentação teórica do estudo se deu, sobretudo, nas obras de educadores como Freire, Pimenta, Scocuglia, Costa, entre outros. Como resultados, destacamos o aporte teórico da Educação Popular, seus princípios e contribuições para a formação dos educadores e desenvolvimento de uma prática libertadora, capaz de formar educandos conscientes que lutem pela transformação crítica da sociedade. Palavras-chave: Educação Popular; Formação de educadores; Prática pedagógica.
Abstract: This research entitled: "The contribution of Popular Education in the formation of the educator", aims to understand the principles of Popular Education in the process of educating the educator, seeking to raise the theoretical framework of this movement, identifying the principles of popular education to analyze the contribution of them in the formation and pedagogical practice of teachers. In order to achieve the proposed objectives, we opted for the dialectical perspective, as it seeks to understand and interpret reality in its process of constant transformation, and because it is a study that values human and social relationships, we chose the qualitative approach. As data collection instruments, we used the semi-structured interview, as the primary objective was to create a space for dialogue, in addition to the records of the field notebook used in the activities in one of the Supervised Internships. The research subjects are the teacher who was accompanied during the internship and the school pedagogue. The theoretical foundation of the study was mainly based on studies by authors such as Freire, Pimenta, Scocuglia, Costa, among others. As a result, we highlight the theoretical contribution of Popular Education, its principles and contributions to the training of teachers and the construction of a liberating practice, capable of contributing to the formation of conscious students who fight for the critical transformation of society. Keywords: Popular Education; Educator training; Pedagogical practice.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4974
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A contribuição da educação popular na formação do educador.pdf540,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.