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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Rayssa Fontenele de-
dc.date.available2023-08-07T16:39:43Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rayssa Fontenele de. A contribuição da educação popular na formação do educador. 2022. 44 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4974-
dc.description.abstractThis research entitled: "The contribution of Popular Education in the formation of the educator", aims to understand the principles of Popular Education in the process of educating the educator, seeking to raise the theoretical framework of this movement, identifying the principles of popular education to analyze the contribution of them in the formation and pedagogical practice of teachers. In order to achieve the proposed objectives, we opted for the dialectical perspective, as it seeks to understand and interpret reality in its process of constant transformation, and because it is a study that values human and social relationships, we chose the qualitative approach. As data collection instruments, we used the semi-structured interview, as the primary objective was to create a space for dialogue, in addition to the records of the field notebook used in the activities in one of the Supervised Internships. The research subjects are the teacher who was accompanied during the internship and the school pedagogue. The theoretical foundation of the study was mainly based on studies by authors such as Freire, Pimenta, Scocuglia, Costa, among others. As a result, we highlight the theoretical contribution of Popular Education, its principles and contributions to the training of teachers and the construction of a liberating practice, capable of contributing to the formation of conscious students who fight for the critical transformation of society. Keywords: Popular Education; Educator training; Pedagogical practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFormação de educadorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectEducator trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleA contribuição da educação popular na formação do educadorpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of popular education to educator trainingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T16:39:43Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Leni Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8271320720687193pt_BR
dc.contributor.referee2Bruce, Maria Valcirlene de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5006848981446023pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa intitulada: “A contribuição da Educação Popular na formação do educador”, tem como objetivo compreender os princípios da Educação Popular no processo de formação do educador, buscando levantar o referencial teórico desse movimento, identificando os princípios da educação popular para analisar a contribuição deles na formação e prática dos educadores. Para alcançar os objetivos propostos, optamos pela perspectiva dialética, pois busca compreender e interpretar a realidade em seu processo de constante transformação e por se tratar de um estudo que valoriza a relação humana e social, escolhermos a abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, pois o objetivo primordial era criar um espaço de diálogo, além dos registros do caderno de campo utilizado nas atividades em um dos Estágios Supervisionados. Os sujeitos da pesquisa foram a educadora acompanhada durante o estágio e a pedagoga da escola. A fundamentação teórica do estudo se deu, sobretudo, nas obras de educadores como Freire, Pimenta, Scocuglia, Costa, entre outros. Como resultados, destacamos o aporte teórico da Educação Popular, seus princípios e contribuições para a formação dos educadores e desenvolvimento de uma prática libertadora, capaz de formar educandos conscientes que lutem pela transformação crítica da sociedade. Palavras-chave: Educação Popular; Formação de educadores; Prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqFormação de educadorespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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