DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4973
Titel: A importância da poesia na formação do leitor crítico-reflexivo
Sonstige Titel: The importance of poetry in the formation of the critical-reflective reader
Autor(en): Souza, Mike Roberth Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Patricia Christina dos
Stichwörter: Importância da Poesia;Leitura;Crítico-Reflexivo
Erscheinungsdatum: 5-Apr-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SOUZA, Mike Roberth Oliveira de. A importância da poesia na formação do leitor crítico-reflexivo. 2023. 35-f. TCC (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins. 2023.
metadata.dc.description.resumo: trabalho tem como objetivo geral contribuir para os estudos que enfatizam a importância da poesia na formação do leitor crítico-reflexivo. Os principais teóricos utilizados para embasamento do estudo são: Leal (2014) e Brandão e Michelitti (1998). A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a qualitativa, por meio de pesquisas bibliográficas, atividade de intervenção, na qual, através de uma roda de conversa, puderam ser debatidas e analisadas temáticas de contextos sociais abordadas em poesias como por exemplo “O bicho” de Manuel Bandeira; um trecho da canção “13 de maio” da poetisa Josi de Paula; “Corrupção, sujeira da nação” de Paulo Ipse e “Um gigante chamado proletariado” de Rubens Vinicius da Silva. Como espaço para realização da oficina foi utilizado a Estação Cidadania, uma instituição municipal de Parintins e por meio da pesquisa foi possível considerar que a poesia tem importante influencia na formação de opinião do leitor, garantindo um conhecimento mais crítico-reflexivo.
Zusammenfassung: The general objective of this work is to contribute to studies that emphasize the importance of poetry in the formation of the critical-reflective reader. The main theorists used to support the study are: Leal (2014) and Brandão and Michelitti (1998). The methodology used for the development of the study was qualitative, through bibliographic research, intervention activity, in which, through a conversation circle, themes of social contexts addressed in poetry such as "O bicho" by Manuel Bandeira can be debated and analyzed; an excerpt from the song "13 de maio" by the poet Josi de Paula; "corruption, dirt of the nation" by Paulo Ipse and "A giant called proletariat" by Rubens Vinicius da Silva. As a space for the workshop was used the Citizenship Station, a municipal institution of Parintins and through the research it was possible to consider that poetry has an important influence on the formation of opinion of the reader, ensuring a more critical-reflective knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4973
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A importância da poesia na formação do leitor crítico-reflexivo.pdf1,19 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.