DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4962
Título: Formação acadêmica voltada à Atenção Primária à Saúde nas universidades públicas: uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): Academic training focused on Primary Health Care in public universities: a scope review
Autor(es): Soares, Nazaré de Almeida
Orientador(es): Portela, Ana Paula de Carvalho
Palavras-chave: Formação acadêmica;Atenção Primária à Saúde;Ensino superior
Data do documento: 17-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Mapear na literatura científica o que foi produzido acerca da formação acadêmica voltada a Atenção Primária a Saúde nas universidades públicas do Brasil. Método: Estudo do tipo revisão de escopo, para constituí-lo 4 fontes foram selecionadas considerando a literatura cinzenta por meio do Google Acadêmico considerada necessária pelo método JBI. Para triagem e análise dos dados foi realizada seleção das evidências pela leitura dos títulos, avaliação do teor temático dos resumos e palavras-chaves, leitura na íntegra e seleção comparando se os estudos correspondiam aos objetivos e a pergunta desta pesquisa. Resultados: Foram incluídos 21 artigos que foram expressos conforme as características da amostra bibliográfica selecionada e caracterizações individuais de cada artigo e contribuições temáticas. Tais representações descreveram as principais evidências no que condiz a forma e interpretações dos agentes que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do tema proposto neste estudo. Apesar de todas as universidades citadas nos estudos entregarem contribuições acerca do ensino da APS durante a graduação, muito se limita quanto outras formas de abordar este tema que não sejam em disciplinas especificas ou cenários destinados para a prática deste contexto de atenção. Conclusão: Foram encontradas evidências que se repetem e/ou se complementam, no sentido de descrever o cenário do ensino superior diante do tema Atenção Primária a Saúde. A literatura demonstra lacunas quanto a estudos sobre adequações curriculares que correspondam as necessidades do Sistema Único de Saúde
Abstract: Mapping in the scientific literature what has been produced about academic training focused on Primary Health Care in public universities in Brazil. Method: Study of the scope review type, to constitute it 4 sources were selected considering the gray literature through Google Scholar considered necessary by the JBI method. For sorting and analysis of the data, selection of evidence was carried out by reading the titles, evaluating the thematic content of the abstracts and keywords, reading in full and selecting comparing whether the studies corresponded to the objectives and question of this research. Results: 21 articles were included, which were expressed according to the characteristics of the selected bibliographic sample and individual characterizations of each article and thematic contributions. Such representations described the main evidence regarding the form and interpretations of the agents that are part of the teaching and learning process of the theme proposed in this study. Although all the universities cited in the studies deliver contributions regarding the teaching of PHC during graduation, much is limited in terms of other ways of approaching this topic that are not in specific disciplines or scenarios intended for the practice of this context of care. Conclusion: Evidences were found that repeat and/or complement each other, in the sense of describing the scenario of higher education regarding the theme of Primary Health Care. The literature demonstrates gaps regarding studies on curricular adaptations that correspond to the needs of the Unified Health System
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4962
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação acadêmica voltada à Atenção Primária à Saúde nas universidades públicas uma revisão de escopo.pdf383,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.