DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Nazaré de Almeida-
dc.date.available2023-07-31-
dc.date.available2023-08-07T15:50:04Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4962-
dc.description.abstractMapping in the scientific literature what has been produced about academic training focused on Primary Health Care in public universities in Brazil. Method: Study of the scope review type, to constitute it 4 sources were selected considering the gray literature through Google Scholar considered necessary by the JBI method. For sorting and analysis of the data, selection of evidence was carried out by reading the titles, evaluating the thematic content of the abstracts and keywords, reading in full and selecting comparing whether the studies corresponded to the objectives and question of this research. Results: 21 articles were included, which were expressed according to the characteristics of the selected bibliographic sample and individual characterizations of each article and thematic contributions. Such representations described the main evidence regarding the form and interpretations of the agents that are part of the teaching and learning process of the theme proposed in this study. Although all the universities cited in the studies deliver contributions regarding the teaching of PHC during graduation, much is limited in terms of other ways of approaching this topic that are not in specific disciplines or scenarios intended for the practice of this context of care. Conclusion: Evidences were found that repeat and/or complement each other, in the sense of describing the scenario of higher education regarding the theme of Primary Health Care. The literature demonstrates gaps regarding studies on curricular adaptations that correspond to the needs of the Unified Health Systempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleFormação acadêmica voltada à Atenção Primária à Saúde nas universidades públicas: uma revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeAcademic training focused on Primary Health Care in public universities: a scope reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:50:04Z-
dc.contributor.advisor1Portela, Ana Paula de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1157770342605532pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0241483422088491pt_BR
dc.description.resumoMapear na literatura científica o que foi produzido acerca da formação acadêmica voltada a Atenção Primária a Saúde nas universidades públicas do Brasil. Método: Estudo do tipo revisão de escopo, para constituí-lo 4 fontes foram selecionadas considerando a literatura cinzenta por meio do Google Acadêmico considerada necessária pelo método JBI. Para triagem e análise dos dados foi realizada seleção das evidências pela leitura dos títulos, avaliação do teor temático dos resumos e palavras-chaves, leitura na íntegra e seleção comparando se os estudos correspondiam aos objetivos e a pergunta desta pesquisa. Resultados: Foram incluídos 21 artigos que foram expressos conforme as características da amostra bibliográfica selecionada e caracterizações individuais de cada artigo e contribuições temáticas. Tais representações descreveram as principais evidências no que condiz a forma e interpretações dos agentes que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem do tema proposto neste estudo. Apesar de todas as universidades citadas nos estudos entregarem contribuições acerca do ensino da APS durante a graduação, muito se limita quanto outras formas de abordar este tema que não sejam em disciplinas especificas ou cenários destinados para a prática deste contexto de atenção. Conclusão: Foram encontradas evidências que se repetem e/ou se complementam, no sentido de descrever o cenário do ensino superior diante do tema Atenção Primária a Saúde. A literatura demonstra lacunas quanto a estudos sobre adequações curriculares que correspondam as necessidades do Sistema Único de Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.references1. Brasil. PORTARIA No 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 [Internet]. 2.436 Brasil; set 21, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html 2. 29a Conferência Sanitária Pan-Americana. Em: Estratégia de Recursos Humanos para o Acesso Universal à Saúde e Cobertura Universal de Saúde. Washington, D.C., EUA: Organização Pan-Americana da Saúde & Organização Mundial da Saúde; 2017. p. 1–28. 3. Feuerwerker LCM. Vista do Educação dos profissionais de Saúde hoje – problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Revista ABENO [Internet]. 2003 [citado 2022 jul 10];3(2):24–7. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1360/938 4. Rossoni E, Lampert J. Formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e as diretrizes curriculares. Boletim da Saúde [Internet]. 2004 [citado 2022 ago 19];18(1):87–98. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/boletim_saude_v18n1.pdf#page=86 5. BRASIL. Censo da Educação Superior - Notas Estatísticas [Internet]. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP). Brasília, DF; 2022 fev [citado 2022 jul 12]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf 6. BRASIL. Censo da Educação Superior [Internet]. (INEP): Microdados_censo_zip. Brasí-lia; 2020 fev. Disponível em: https://download.inep.gov.br/microdados/microdados_censo_da_educacao_superior_2020.zip 7. Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology: Theory & Practice . 2005;8(1):19–32. 8. Peters M, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Trico A, Khalil H. Chapter 11: Scoping Reviews. JBI Manual for Evidence Synthesis. 2020; 9. Mello GA, Fontanella BJB, Demarzo MMP. Atenção Básica e Atenção Primária à Saúde - Origens e diferenças conceituais. Revista de APS [Internet]. 2009 jun 15 [citado 2022 set 27];12(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/14247 10. Farace DJohn, Schöpfel J. Grey Literature Network Service [Internet]. Grey Literature. De Gruyter Saur; 2010 [citado 2022 out 19]. Disponível em: http://www.greynet.org/greynethome.html 27 11. Descritores em Ciências da Saúde: DeCS [Internet]. São Paulo (SP): BIREME / OPAS / OMS. . 2017 [citado 2022 out 19]. Disponível em: http://decs.bvsalud.org. 12. Lucietto DA. Percepções dos Docentes e Reflexões sobre o Processo de Formação dos Estudantes de Odontologia [Internet] [Dissertação (Mestrado em Saúde Pública)]. [Rio de Janeiro]: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2005 [citado 2022 ago 19]. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4891 13. Moretti-Pires RO. Complexidade em Saúde da Família e formação do futuro profissional de saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2009 [citado 2022 ago 19];13(30):153–66. Disponível em: http://www.scielo.br/j/icse/a/MKV6cDRLZf3SMMHgmPfm7kj/?lang=pt 14. Carácio FCC, Conterno L de O, Oliveira MA de C, Oliveira ACH de, Marin MJS, Braccialli LAD. A experiência de uma instituição pública na formação do profissional de saúde para atuação em atenção primária. Revista Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2006 [citado 2022 ago 19];15(6):473–85. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DTVfcYC9WdDZBYLsq4TY3DS/abstract/?lang=pt 15. Cavalcante JK, Soares FJP, Correia DS. Desenvolvimento discente no estágio em estratégia saúde da família. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2014 [citado 2022 ago 20];38(1):15–24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/WHP4YQrXyj9gxhkGScWvcLH/abstract/?lang=pt 16. Melo MMDC de;, Jamelli SR, Carvalho EJ de A;, Silva CHV da;, Goes PSA de ;, Souza FB de ;, et al. Os estágios curriculares em odontologia na atenção primária à saúde do recife, Pernambuco, Brasil. Em: Convención Internacional del Salud [Internet]. 2015 [citado 2022 ago 19]. p. 982–6. Disponível em: https://www.convencionsalud2015.sld.cu/index.php/convencionsalud/2015/paper/viewPDFInterstitial/1867/982 17. Santos AL, Rocha AC. O primeiro contato do estudante de medicina com a UBSF: um relato de experiência. Em: Congresso Internacional da Rede Unida [Internet]. 2016 [citado 2022 ago 19]. Disponível em: http://conferencia2016.redeunida.org.br/ocs/index.php/congresso/2016/paper/view/1980 18. Santos JA, Fonseca L de J, Pereira GS, Ribeiro JC, Silva EAL. Estágio Curricular em Enfermagem na Unidade de Saúde da Família Baiana: Relato de Experiência. Revista de Enfermagem UFPE online. 2016;10(5):1883. 19. Sena JS de, Alves SL, Santos MSA. Um relato de Experiência do estágio curricular supervisionado I realizado na estratégia de saúde da família (ESF). Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco [Internet]. 2016 [citado 2022 ago 20];6(10):147–58. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/57 28 20. Araújo GB, Alves Filho FWP, Santos R da S, Lira RCM. Territorialização em saúde como instrumento de formação para estudantes de medicina: relato de experiência. SANARE - Revista de Políticas Públicas. 2017;16(1). 21. Rocha NB da, Lenita A, Albiero M, Fagundes C, Satie S, Asanome S, et al. Disciplina de Atenção em saúde: aprendizado interprofissional e com o SUS. Journal of Management & Primary Health Care (JMPHC) [Internet]. 2017 [citado 2022 ago 19];8(3):24–5. Disponível em: http://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/637 22. Gomes TLC dos S, Higa E de FR, Passos AHR, Soares MOM, Otani MAP, Souto BGA. A visão de estudantes de medicina e enfermagem sobre a integralidade na Atenção Primária à Saúde. Psicologia, Diversidade e Saúde [Internet]. 2018 [citado 2022 ago 19];7(1):81–8. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1898 23. Leite ANDL, Casotti E, Gouvêa MVG. Análise da suficiência das disciplinas teóricas para a prática dos Estágios Supervisionados em Saúde Coletiva. Diversitates International Journal [Internet]. 2018 [citado 2022 ago 19];10(2):14–28. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/256 24. Schott M. Articulação ensino-serviço: estratégia para formação e educação permanente em saúde. Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social [Internet]. 2018 [citado 2022 ago 19];6(2):264–9. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4979/497955513017/497955513017.pdf 25. Checchi MHR de, Silva Júnior M, Tenani CF, Meneghim M de C. Percepção do graduando do último ano de odontologia em relação ao estágio extramuros. Revista FAIPE [Internet]. 2019 [citado 2022 jul 21];9(1):101–13. Disponível em: https://revistafaipe.com.br/index.php/RFAIPE/article/view/132/113 26. Costa TSMA, Fonsêca GS. Integração ensino-serviço-comunidade no curso de medicina: um relato de experiência. Saberes Plurais: Educação na Saúde [Internet]. 2019 [citado 2022 ago 19];3(1):15–26. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/saberesplurais/article/view/89786 27. Fonsêca GS, Lovatto LD. A formação médica na atenção primária: o olhar singular de um acadêmico. Saberes Plurais: Educação na Saúde [Internet]. 2019 [citado 2022 ago 19];3(2):22–35. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/saberesplurais/article/view/97229 28. Germani ACCG, Chagas KJG das, Lisboa G, Saraiva GSS, Gonçalves JE, Pina-Oliveira AA. Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação: possibilidades e desafios. Rev Med (Rio J) [Internet]. 2019 [citado 2022 ago 20];98(2). Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA593675916&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=16799836&p=AONE&sw=w 29 29. Luz AL. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: Avaliação da integração ensino serviço [Internet] [Dissertação de mestrado (Mestrado Profissional em Saúde da Família)]. [São Luiz - MA]: Universidade Federal do Maranhão; 2019 [citado 2022 ago 20]. Disponível em: https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/sites/default/files/dissertacao_aldicleya_lima_luz_pdf. 30. Costa JP dos R da, Cunha JEF, Bordallo LE dos S, Costa MAR da, Souza TRM de, Franco SC. Conhecimento dos estudantes de medicina de uma universidade pública sobre o programa consultório na rua. Revista Amazônia Science & Health [Internet]. 2020 [citado 2022 ago 20];8(1):95–106. Disponível em: http://ojs.unirg.edu.br/index.php/2/article/view/3108 31. Toassi RFC, Olsson TO, Lewgoy AMB, Bueno D, Peduzzi M. Ensino da graduação em cenários da atenção primária: espaço para aprendizagem interprofissional. Trabalho, Educação e Saúde [Internet]. 2020 [citado 2022 ago 19];18(2). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/QsJJqQrDcq5cvqtGz4vhgNb/abstract/?lang=pt 32. Sousa FS de, Tonello AS, Pinho JRO. Representação social sobre o aprendizado de estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão inseridos em Estágio Curricular na Atenção Primária à Saúde. Revista da ABENO [Internet]. 2021 [citado 2022 ago 19];21(1). Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1050 33. Lucena H, Gaudêncio M, Silva Z. Paper: Um instrumento pedagógico para prática acadêmica [Internet]. 2009 [citado 2022 out 19]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346005436_PAPER_UM_INSTRUMENTO_PEDAGOGICOPARA_PRATICA_ACADEMICA 34. Scherer MD dos A, Marino SRA, Ramos FRS. Rupturas e resoluções no modelo de atenção à saúde: reflexões sobre a estratégia saúde da família com base nas categorias kuhnianas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [Internet]. 2005 fev [citado 2022 out 6];9(16):53–66. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000100005&lng=pt&tlng=ptpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação acadêmica voltada à Atenção Primária à Saúde nas universidades públicas uma revisão de escopo.pdf383,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.